Sem Direcçao Assistida A3 8P - RESOLVIDO e EXPLICAÇAO!

Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Bom, isto nao esta facil...ja fiz de tudo...
Fiz o que me aconselharam vezes e vezes sem fim ontem e hoje.

No Vagcom os erros que tenho sao:

No modulo da direcçao (44-steering assist):

02546 - Steering Limit Stop
005 - No or Incorrect Basic Setting / Adaptation
Freeze Frame:
Mileage: 8600km
Temperature: 31.0ºC
Voltage: 14.10 V
Voltage: 13.90 V

00778 - Steering Angle Sensor (G85)
0000 - -
Freeze Frame.


No Sistema de ABS (03-ABS Brakes):

00778 - Steering Angle Sensor (G85)
005 - No or Incorrect Basic Setting / Adaptation - Intermitent
00287 - ABS Wheel Speed Sensor; Rear Right (G44)
008 - Implausible Signal - Intermitent.



Entretanto no Site da Ross Tech Wiki pesquizei os erros e soluçoes e fiz o que dizia la passo a passo e fiz varias vezes tal como eles dizem de ir aumentando o tempo entre as coisas que é isto:

Sensor for Steering Angle (G85)
Prerequisites:
Start the vehicle.
Turn the steering wheel one turn to the right and one turn to the left.
Drive in a short distance straight line on a level surface at a speed not higher than 20 km/h.
If the steering wheel is straight during the test drive then stop the vehicle with the wheels pointed straight.
Ensure that the steering wheel is not moved again.
Keep the engine running and do not switch off the ignition.
System voltage at least 12.0 V.

[Select]
[03 - Brake Electronics]
[Measuring Blocks - 08]
Group 004
[Go!]
Check field 1, the value has to be between -1.5 and +1.5 °.
[Done, Go Back]
[Coding-II - 11]
OR (if Coding-II is not available)
[Security Access - 16]
Enter 40168, to enable the basic setting.
[Do it!]
[Basic Settings - 04]
Group 060
[Go!]
After a successful basic setting, field 2 should say "OK".
[Done, Go Back]
[Close Controller, Go Back - 06]
Note: After successful basic setting, the Steering Limit Stop needs to be adapted too.



Steering Limit Stop Adaptation
(Engine still running)
Center steering wheel (±10°) and hold it centered for 5 seconds.
Turn steering wheel completely to the left and hold it there for 10 seconds.
Turn steering wheel completely to the right and hold it there for 10 seconds.
Center steering wheel (±10°).
Switch OFF engine and ignition.
Switch ON ignition.
Wait 5 seconds.
Steering Assist Warning Lamp should turn OFF. If it doesn't, perform a short test drive.
Notes:
If the 02546 - Steering Limit Stop 005 - No or Incorrect Basic Setting / Adaptation fault will not clear after driving the vehicle and completing the VW Golf (1K) Steering Assist procedure:
Increase the time in-between key cycles to 30 seconds or more.
Check all Adaptation values in the #44-Steering Assist controller.
Verify all of the WSS (Wheel Speed Sensor) values are plausible in the 03-ABS controller! We received feedback from both Mk70 equipped and MK60 ESP equipped (1K) Golf models with 02546 and 00778 DTCs that would not clear due to a faulty WSS. Even if a WSS DTC is not stored it would be advised to log or graph MVB 001 while driving.



Entretanto começei a pensar numa coisa, sei que este carro quando a bateria baixa do nivel aconselhado desliga estes sensores automaticamente que foi o que aconteceu.
Entretanto pus uma bateria nova mas nao pus igual ou com as mesmas potencias que a de origem, pus uma mais forte; a de origem era de 72ah 380A, e pus uma de 77ah 780A...será que pode ser este o problema e com força de bateria a mais possa desligar os componentes tal como quando faz quando tem força a menos?
 
Last edited:
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Boa noite caros.
Tenho andado fora do forúm mas estou de volta pois o meu carrito esta também ele com uns problemas.
Profect o que o teu carro tem o meu infelizmente anda assim mas como "faço a manha" de ficar com direção tenho deixado arrastar...:(
A bateria que metes te não faz essa diferença, isso que tens é apenas os parâmetros desalinhados(diferentes) do ESP/ABS dai entrar em conflito e não teres direção.
O rapaz aqui do forúm que na altura diagnosticou esse meu problema é o Pratinhol que na altura viu que tens de fazer esse esquema todo certo e virar a direção a 180º para cada lado.
Só assim isso ira ao sitio.:roll:

O meu dura algum tempo porque quando ligas o carro não tens direção, mas andando ai uns 8/9 kms se desligares a chave e ligares ele faz reset do painel e ficas com direção, só não sei depois do que fizeste se ira dar.


Cumps Peter A3
 
Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Olá, na altura que substitui o volante aconteceu me o mesmo problema, só tens que reconfigurar. Já não me lembro muito bem dos passos, mas como o Peter diz, tens que virar o volante todo acho que primeiro pra esquerda durante 5 seg senão me engano e depois todo pra direita durante o mesmo tempo. Depois centras novamente. Não me lembro se são 180 ou 90 graus. De qq maneira vou ver se te encontro os passos correctos.
 
Last edited:
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Bom vim agora do trabalho e pelo caminho tentei essa nova possivel soluçao de desligar e ligar o carro em andamento... ficou na mesma=(
Direcçao rija que nem cornos...grrr

VITORMCS penso que tenha sido o que escrevi uns posts atras da resolucao que dizem na Ross Tech Wiki, mas se nao for assim como eles têm la escrito optimo! Qualquer ajuda ou tecnica diferente é muito bem vinda!
Obrigado
 
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

E tens a certeza mais que absoluta que todos os fusíveis estão bons?
 
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Não será a coluna de direcção que esta a dar as ultimas ? De que ano é o teu carro ?
Tenho ideia que os 1º's modelos tiveram um problema na coluna de direcção !
 
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Não será a coluna de direcção que esta a dar as ultimas ? De que ano é o teu carro ?
Tenho ideia que os 1º's modelos tiveram um problema na coluna de direcção !

O meu é de 2005 motor BKD... só o que estranho é a coincidencia de dar as ultimas ao mesmo tempo que a bateria vai à vida, bom mas nunca se sabe...
Ainda nao chequei os fusiveis que ainda nao tive oportunidade. (Apenas os tinha checado quando tinha so as luzes do painel acesas, nao os revi depois de ficar sem direcçao assistida)
 
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Bom, o problema ainda nao esta resolvido mas ja vai dar um passo em frente (espero)...ja esta marcada a visita a uma oficina especialista em VW para terça feira. Falei com os dois socios da oficina (mecanicos da audi e vw por mais de 20 anos) e tal como aqui, é uma surpresa tambem para eles pois todas as soluçoes que me deram eu ja as tentei e em nada resultou...nesse caso vai la passar a terça feira para uma analize cuidada...

Bom, vamos a ver!


PS: Tentei ir à audi, mas SÓ para me ligarem o PC ao carro (coisa que ja fiz) cobravam-me 75libras (100eur) ficou fora de questao claro pois so depois disso davam um orçamento. grrr
 
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

Algo me diz que ao meteres a bateria nova, fez chispa e o módulo da coluna de direcção ( vulgo SMLS ) foi ao ar... se tiveres hipotese, testa um outro módulo.

A probabilidade é pequena ( ou não ) mas não perdes nada em tentar.. já não era o primeiro que apanha com esta avaria.
 
Re: Ajuda: Sem Direcçao Assistida A3 8P - Luzes ABS ESP e Direcçao acesas

boas, eu tb tive esse problema, troquei o sensor G85, fiz as calibrei os sensores como explica no manual Vag do bruno almeida e ficou impecável.
Cumps
 
Bom pessoal, problema FINALMENTE Resolvido e certamente é uma dica a quem eventualmente possa vir a ter o mesmo problema.

Um ROLAMENTO!


Mais detalhadamente...

Fiquei sem bateria varias vezes, nisto apareceram-me as luzes de ESP e Direcçao...com o passar dos dias sempre a ficar sem bateria e POR cuincidencia (nada mais que uma grande cuincidencia) apareceu-me tambem a luz do ABS.

O carro por esta altura deixou de ter o sensor G85 a funcionar ou seja quando largava o volante ele nao voltava à posiçao correcta.

Nisto atravez de VAG COM tentei resolver o problema e a resoluçao para isto é como alguns sabem e disseram aqui, é ligar o carro, endireitar a direcçao, rodar o volante para cada lado, endireitar novamente e andar em frente a uma VELOCIDADE CONSTANTE. Feito este teste perdi a direcçao de todo e ficou assistida a braços continuando com o sensor G85 sem funcionar.

Erros vag com eram os da direcçao e do ABS em que nao media a velocidade numa das rodas traseiras, mas o sensor de velocidade estava a funcionar bem pois o sinal dele era intermitente...
...ORA como disse anteriormente o teste tem de ser feito a uma VELOCIDADE CONSTANTE e uma das rodas nao medindo a velocidade o sistema ira entrar em conflito pois é como se o carro "estivesse em derrapagem".
Sensor de velocidade bom, so me resta o rolamento que é onde o sensor está metido...mandei vir dois rolamentos (um para cada lado, que ja que trocava um, tambem trocava o outro) e troquei-os hoje aqui em casa.

trocádos rolamentos, exprimento o carro e em DOIS minutos a direcçao assistida VOLTA e o Sensor G85 Fica a Funcionar!!! =D

SO HAPPY!!!! ja nem me lembrava de como era conduzir um carro com Direcçao Assistida!!!
 
Back
Top