Sera obrigatorio por lei?

Então será que com ópticas xenon e lava faróis, é suficiente para passar numa inspecção?

Amigo esse assunto já está bastante podre só de ter sido tao debatido. Depende sempre do inspector pode eu nao deixar passar ate podes nao ter lava farois e passares
 
é preciso sorte..se for so por causa da ipo...

sinceramente, se n te quiseres "chatear", e se te é indispensável o xénon, metes as lâmpadas de halogéneo e siga..

caso contrario, vais la.. se chumbar, metes as lâmpadas de halogéneo e voltas la!


em relação as operações stop, se fosse a ligar a isso tudo, n tinha a minha mota cheia de extras que aos olhos da lei n são as mais correctas.

é ate ao dia!
 
Quando um agente da autoridade me mandar parar e disser que eu tenho xenon, eu vou-lhe perguntar logo se ele é electricista ou perito em iluminação automovel!

E a a seguir pergunto-lhe qual é a diferença entre lampadas de xenon e de halogeneo e como consegue distinguir umas das outras.

Se me mandar fazer uma IP tipo B, de certeza que chega lá com luzes de halogeneo e depois quero ver quem vai pagá-la.

LOL.
 
Quando um agente da autoridade me mandar parar e disser que eu tenho xenon, eu vou-lhe perguntar logo se ele é electricista ou perito em iluminação automovel!

E a a seguir pergunto-lhe qual é a diferença entre lampadas de xenon e de halogeneo e como consegue distinguir umas das outras.

Se me mandar fazer uma IP tipo B, de certeza que chega lá com luzes de halogeneo e depois quero ver quem vai pagá-la.

LOL.

Boas.

Isso se a viatura em causa não ficar logo apreendida...:assobio:

Nem tudo são rosas.

Cumps
 
Quando um agente da autoridade me mandar parar e disser que eu tenho xenon, eu vou-lhe perguntar logo se ele é electricista ou perito em iluminação automovel!

E a a seguir pergunto-lhe qual é a diferença entre lampadas de xenon e de halogeneo e como consegue distinguir umas das outras.

Se me mandar fazer uma IP tipo B, de certeza que chega lá com luzes de halogeneo e depois quero ver quem vai pagá-la.

LOL.

pois o pior é que nao so vais para a ipo b como ficas com os documentos apreendidos
 
Boas, já tinha lido este tópico, mas hoje em conversa com dois amigos da policia, conversamos um pouco isso.
O que temos de ter é as tais ópticas, auto-niveladores e os lava faróis, isso já sabemos.
Com isto, não nos livramos de eles nos passarem uma obrigação de ir visitar a inspecção B (e pagar os 99€), claro que depois passa, se tiver-mos tudinho correcto, mas se eles quiserem implicar, temos de ir fazer essa inspecção e claro se passar com distinção ;) podemos reclamar o valor da inspec mas é uma complicação do car@£§£§.
As nossas leis permitem de tudo...:(
(ainda fiquei a saber umas outras informações bastante úteis :))
 
Last edited:
alguem me mostra onde diz isso no codigo da estrada? ou em que decreto lei?
Resposta da policia: "alteração de características da viatura" - consequência = apreensão de documentos da viatura e se o condutor for o proprietário da viatura carta apreendida.
Se me mandar fazer uma IP tipo B, de certeza que chega lá com luzes de halogeneo e depois quero ver quem vai pagá-la.
Paga-a o proprietário da biatura.
 
Eu gostava se saber de alguem que foi multado por ter xenon...
Nao amigos ou conhecidos, alguem que pessoalmente foi multado por ter xenon
Se eles nao fazem nada aos C@broes que andam ai sp de c@rn@s no ar a alumiar tudo que lhes aparece a frente quanto mais a alguem que tenha olho de boi....
 
xiiii carta apreendida por alteração de veiculo?

depende das alterações e se o material é homologado ou não.. no caso dos carros, nunca andei a infringir nada de especial (só jantes maiores e pneus mais largos)
sei que nas motas, desde que o material seja homologado n te apreendem o veiculo, mt menos a carta de condução.
por exemplo, eu ando sem espelhos, é uma alteração, certo? são 60€ do esquerdo pq o direito n é obrigatório por lei (lacunas da nossa lei)

voltando ao topico.. qql dia a minha mota tmb leva xenon com balastros slim (tenho lampadas de xenon), pois tenho mts amigos e colegas motards que tem e os srs agentes ate já disseram que são mt fixes!!! eheehee
 
pois o pior é que nao so vais para a ipo b como ficas com os documentos apreendidos

Exactamente. Já contava com isso. Que eu saiba sempre que existe uma alteração ao veiculo, os documentos são logo apreendidos mas o carro não.

Eles para me aprenderem os documentos da viatura tinham que alegar que o carro foi alterado, certo?

Como é que os agentes conseguem provar que foi alterado? É essa a minha dúvida? O que é que foi alterado?
O que é que os agentes percebem de lampadas para afirmarem tal coisa.
Deixa-me adivinhar. Tinhamos dois agentes a dizer que os farois ligavam muito rápido e que a côr da luz era muito branca. LOL. Como se não existissem lampadas de halogeneo com o mesmo tom de luz.

E se eu decidisse contestar a alegação dos agentes. Sim, porque podemos fazê-lo.

Com um bocado de sorte tinham de pagar a Ip extraordinária e os prejuizos que tive por ter a viatura aprendida.

Esta é uma das razões porque os agentes não costumam implicar com esta situação.

Na minha opinião quem poderá implicar será nas insp. periódicas e esses sim têm conhecimentos para distinguir uma iluminação de xenon e halogeneo.
 
Passar de xenon para halogeneo demoro cerca de 10 min. A instalação original está lá. Basta tirar umas lampadas e meter outras.
E é claro que na IPO ia com lampadas de halogeneo. E chegava lá e dizia ao inspector. Os agentes estavam a teimar comigo que eu tinha xenon. Nunca teve. LOL.
 
Por acaso tenho muitos amigos da brigada, e todos dizem que só podem aprrender documentos ou a viatura com luzes azuis ou de outra cor, que não o branco e amarelo.
Na inspecção, vão logo ver se tens xenon e se tens xenon, onde andas o lava faróis?
Mas agora pergunto, como eles farão para ver se tens os niveladores, sendo que estes estão espalhados nos quatro cantos da viatura, portanto não se preocupem pois não vão atrás disso. Com Xenon oem, lava faróis, podem ir tranquilos a inspecção...
 
Por acaso tenho muitos amigos da brigada, e todos dizem que só podem aprrender documentos ou a viatura com luzes azuis ou de outra cor, que não o branco e amarelo.
Na inspecção, vão logo ver se tens xenon e se tens xenon, onde andas o lava faróis?
Mas agora pergunto, como eles farão para ver se tens os niveladores, sendo que estes estão espalhados nos quatro cantos da viatura, portanto não se preocupem pois não vão atrás disso. Com Xenon oem, lava faróis, podem ir tranquilos a inspecção...

basicamente o sor agente quer e passar multa e so mandam para ipo b carros que tenham um xenon superior a 6000k e que pronto mostre muita bandeira, ate porque muito dos agentes nem devem saber a lei do xenon ao certo e a ipo b e para carros mais mexidos e que eles queiram mt embirrar.

O que pode acontecer para a ipo b e que o capo do carro pode levar um selo para n abrir ate ir a ipo para nao se puder retirar as alteracoes.
 
Back
Top