Substituição Elevadores de vidros Audi A5

Dizem que este modelo costuma fazer uns bons 300.000km sem grandes stress's, mas não é o caso deste.
 
Dizem que este modelo costuma fazer uns bons 300.000km sem grandes stress's, mas não é o caso deste.
Eu não tenho razão de queixa do meu. Fiz 30mil desde que o comprei e é só meter gasóleo, mas também ainda tem poucos km na minha opinião, a ver se com 200mil se vai continuar a portar bem.
Quanto aos vidros, também tenho o mesmo problema, mas vou deixar andar visto que abro muito raras vezes os vidros de trás.
 
Assim espero, acho que é uma bela máquina.
No meu caso acho que se tivessem estado mais atentos não teria chegada às minhas mãos com tantos "pendentes".
Pelos registos das reparações a que tive acesso na Audi, andaram a trocar peças desnecessárias, pois os o diagnóstico da maior parte dos problemas falhou claramente.
O antigo dono não tinha motivos para se preocupar com a conta (€) mas eu tenho.
Ainda não falhei uma reparação pois têm sido certeiras, e acho que agora finalmente está no ponto de gozar.

Quanto aos vidros, tudo começou pelo ruído no empedrado, acabei por não resistir em resolver de vez.
 
Aproveito este tópico para perguntar se alguém sabe qual a marca dos elevadores que equipam os Audi.

Alguma dica?

A referência que tenho é esta: 8T8837461B
No Auto-doc https://www.auto-doc.pt/search?keyword=8T8837461B só aparecem marcas estranhas (a única conhecida é a VALEO que não tem o modulo confort).

LIF-TEK
ESEN
TOPRAN
VAN WEZEL
METZGER

Que marca é de qualidade?
 
E pronto, já sei a marca dos meus elevadores. São da BROSE.
Sinceramente, aquilo não me parece de "excelente" qualidade, não valendo os 200€ que pedem por eles.

Tirei-o, lubrifiquei com vaselina em pasta. Vamos lá ver quanto tempo aguentam a trabalhar bem.
Mas digo que não me parecem de excelente qualidade pois no local das calhas, onde o vidro é apertado, eles tem algum desgaste dos suportes de plástico. Não sei se é feitio ou se é defeito da série.

Contudo, com eles cá fora deu para tirar algumas conclusões. Se voltarem novamente a chiar, vou comprar uns da TOPRAN que são exactamente iguais e custam um quarto do valor. No limite, pode ficar para peças pois aquilo desmonta-se fácil e pode-se trocar só as peças de desgaste ou adaptar com algo de melhor qualidade.

IMG-1378.jpg
 
E pronto, já sei a marca dos meus elevadores. São da BROSE.
Sinceramente, aquilo não me parece de "excelente" qualidade, não valendo os 200€ que pedem por eles.

Tirei-o, lubrifiquei com vaselina em pasta. Vamos lá ver quanto tempo aguentam a trabalhar bem.
Mas digo que não me parecem de excelente qualidade pois no local das calhas, onde o vidro é apertado, eles tem algum desgaste dos suportes de plástico. Não sei se é feitio ou se é defeito da série.

Contudo, com eles cá fora deu para tirar algumas conclusões. Se voltarem novamente a chiar, vou comprar uns da TOPRAN que são exactamente iguais e custam um quarto do valor. No limite, pode ficar para peças pois aquilo desmonta-se fácil e pode-se trocar só as peças de desgaste ou adaptar com algo de melhor qualidade.

View attachment 70187
Com a vaselina, vai secar e ficar pior.
Deve-se usar massa grafitada.
 
Com a vaselina, vai secar e ficar pior.
Deve-se usar massa grafitada.

Nunca ouvi falar disso. Existe alguma particularidade nas massas grafitadas ou é tudo a mesma coisa, isto é, qualquer marca serve?
Não é o mesmo que massa consistente, certo?


E já agora, por curiosidade.
O que a Audi coloca nas dobradiças da porta, é isso? Massa "grafitada"? É uma massa quase que incolor e parece que está sempre húmida. Pensava que era vaselina mas às tantas é isso...
 
Last edited:
Nunca ouvi falar disso. Existe alguma particularidade nas massas grafitadas ou é tudo a mesma coisa, isto é, qualquer marca serve?
Não é o mesmo que massa consistente, certo?


E já agora, por curiosidade.
O que a Audi coloca nas dobradiças da porta, é isso? Massa "grafitada"? É uma massa quase que incolor e parece que está sempre húmida. Pensava que era vaselina mas às tantas é isso...
Massa grafitada pode ser amarelada, negra ou transparente. É basicamente massa consistente, mas não seca com facilidade ao longo do tempo. É usada em elevadores de vidro, manetes de velocidades, tectos de abrir, calhas e dobradiças, etc...
 
E já agora, por curiosidade.
O que a Audi coloca nas dobradiças da porta, é isso? Massa "grafitada"? É uma massa quase que incolor e parece que está sempre húmida. Pensava que era vaselina mas às tantas é isso...
Eu na marca vi há anos usarem a wurth-lubrificante seco ptfe. Passei a usar desde então em multiplas situações e sem rasão de queixa, teto correr, calhas bancos, portas e elevadores.
Pesquisa por wurth 0893-550
 
@blackibiza mais vale comprares isso usado pah :D

Neste caso prefiro comprar novo. É uma peça de desgaste e o mais certo seria comprar algo que voltaria a ter o mesmo problema precocemente.

Para já está a funcionar muito bem (a vaselina faz maravilhas :D). Quando voltar a ter o stress, volto a lubrificar com o que me recomendaram acima. Só depois é que avançarei para uma compra de um novo, mas mesmo assim a um quarto do valor do que me pedem na Audi (e neste caso prefiro dar 50€ por uma nova que ?30€? num sucateiro, lol).
 
Ultima update em relação ao ruido.
Tive a oportunidade de trocar o elevador para testar se o barulho viria realmente dali, confirmando-se que não.

Excluído o elevador, o proximo alvo seria a borracha que serve de guia ao vidro.

Como uma borracha destas original custa na ordem dos 140€ e não sabendo se iria realmente resolver, tive a sorte de encontrar uma usada de um A5 batido com poucos klm de 2015.
Por 10€ resolvi arriscar.

Tirei o vidro fora e limpei todos os resíduos das lubrificações a que tinha sido alvo e depois fiz a troca da borracha.
Problema totalmente resolvido a 100%.

Esta é a borracha que troquei e que resolveu o meu problema (foto ilustrativa).
1ec9ba9749e79fe37b4ef4b83d11


Fica a partilha para quem tiver a passar por situações semelhantes.
 
Last edited:
Back
Top