Temperatura Oleo Motor CAHA 2.0 TDI

Verdade.
Mas pensa numa coisa.
Vou dar exemplo 2.0 CR 140 se aumentares 190 não tens mudar nada porque motor é mesmo é periféricos iguais.
Meu 190 fiz algo muito soft.
Agora valor temperatura óleo nunca tive noção que valores devia andar e abrir este tópico.
Todos carros tens margem aumentar usando periféricos originais
E agora prova aqui que os perifericos são iguais.
Grande tanga.
Vai la pesquisar.
Ha diferenças sim.
Agora nao te digo, mas deixo o desafio para pesquisares.
So uma pista: ha pelo menos 2 diferenças no 190.
 
Sim ah turbo arrefecido água.controlador já não é vacuo
Injeção mesma
Caixa 190 só saiu automática.
Bloco é igual 140 170 177 190 200 e 250
Mudou local onde metes óleo.
Bomba água tem sistema eléctrico aquecer carro mais rápido.
Tens evolução periféricos externos.Injecao nada mudo.
 
3.0 TDI esse motor tem várias potências.
Usado porsche
Que mudo mapa injeção de resto motor são todos iguais.

Posso-te dizer, por exemplo que os injectores no motor de 140 cv, são diferentes dos de 190 cv. O turbo provavelmente será diferente também, mas não tou a ver assim de repente o que muda mais. As coisas não assim tão lineares.
O exemplo que te dei de upgrade é de um permutador arrefecido a água como o original.
 
Posso-te dizer, por exemplo que os injectores no motor de 140 cv, são diferentes dos de 190 cv. O turbo provavelmente será diferente também, mas não tou a ver assim de repente o que muda mais. As coisas não assim tão lineares.
O exemplo que te dei de upgrade é de um permutador arrefecido a água como o original.
Mas maior dimensão?
Vou validar isso.
Sempre bati tecla pudesse ser aqueles termostatos encravado fazia óleo aquecer muito.
Mas por várias pesquisas até carros originais chegam 120
 
Sim ah turbo arrefecido água.controlador já não é vacuo
Injeção mesma
Caixa 190 só saiu automática.
Bloco é igual 140 170 177 190 200 e 250
Mudou local onde metes óleo.
Bomba água tem sistema eléctrico aquecer carro mais rápido.
Tens evolução periféricos externos.Injecao nada mudo.
Ui, e nem acertaste nas 2 principais.
O resto são pinuts...
Mas olha como ja vira a conversa do "são iguais"
São como os pepinos.
Todos iguais.
Mas uns tem capota, outro cospem longe, outros tem tomates do aço, e outros não...

Mas avante, o meu com repro +35cv, de verão a esgaçar, chega aos 116. Nunca passou disso. Por isso os 120 que falas parece me razoavel.
 
Last edited:
@MiPorto a questão não está no facto dos motores serem ou não iguais. O bloco pode ser o mesmo mas os periféricos entre um 140 e um 190 são diferentes. Além disso existe sempre a possibilidade de capas de bielas, segmentos, entre outros, serem diferentes. Dou-lhe o exemplo do motor BMW N47 2.0 produzido de 2011 a 2014 que equipa o 116d e o 118d. O código de motor é o mesmo que o do 120d e do 125d. O que muitos não sabiam foi que a BMW fez um corte de custos nos segmentos do 116d e do 118d e como resultado a grande maioria chega aos 100.000kms e começa a gastar óleo sem de uma forma absurda. E quem vê por fora pensa que é tudo igual ao nível dos internos. É como o @Black Drako diz, a margem de segurança para aumentar a potência de um motor é cada vez menor dado que eles de fábrica já vêem bem “espremidos” para consumirem pouco, terem bom desempenho e durarem o tempo de vida útil de um carro.

Quanto ao aconselhado sobre colocar um radiador de óleo: sou completamente a favor pois permite uma boa margem de segurança e uma melhor eficiência do motor. Permutador de óleo já o carro tem de fábrica.
 
Sim ah turbo arrefecido água.controlador já não é vacuo
Injeção mesma
Caixa 190 só saiu automática.
Bloco é igual 140 170 177 190 200 e 250
Mudou local onde metes óleo.
Bomba água tem sistema eléctrico aquecer carro mais rápido.
Tens evolução periféricos externos.Injecao nada mudo.

Quem te enganou com essa conversa?
São totalmente diferentes! Se não acreditas vai ao ETKA e perde um bocado de tempo a ver os esquemas.

Se andasses por aqui a algum tempo e tivesses acompanhado algumas conversas, facilmente percebias por exemplo pelo topico do termostato, em que dependendo do motor, os circuitos e numeros de valvulas são diferentes. Coisas assim, tão simples.

Até o tamanho do prato de um 190 é diferente, dissipa melhor o calor e aquenta mais torque que os outros.

Existem algumas excepcoes, de alguns recentes, que são literalmente iguais (são apenas castrados por software para pagar menos imposto, e qd reprogramados, todos atingem os mesmos valores - mas isso são excepções e tb já foi abordado neste forum. pesquisa).


Se o teu está a aquecer demasiado, está mal programado.
Se já aquecia demasiado antes da repro, tens problema e deveria de estar resolvido antes da reprogramação.
 
Não disse meu estava aquecer demais,pelo vejo por vários utilizadores valores são iguais.
Queria era perceber qual valor devia achar preocupante.
Se vires meu 190cv e aquece igual outros não sabia dessas vantagens todas.
Tenho A7 BITDI e vinha castrado como dizes.
 
Foi uma vez aos 111° após uma subida de vários kms , mas rapidamente voltou para os 107/108°c
Audi A3 2.0TDI , com CC a 140, e a estrada tinha bastantes subidas
 

Anexos

  • IMG_2249.jpeg
    IMG_2249.jpeg
    275,2 KB · Visualizações: 11
Mas se fores mais 140 temperatura deve atingir valor mais altos
Nao. Nao tem a ver com velocidades.
Até porque a alta velocidade nao atinge temperaturas mais altas, mas sim depois de puxar e entrar nas localidades, ou com condução ultra agressiva em pequenas estradas e localidades.
 
Back
Top