Tentar ajudar a maria - problemas no trabalho!!

Boas meu povo...
Pois é.. isto nao serve so para meter aqui umas mods!! tambem serve para nos tentarmos ajudar uns aos outros!!
Venho vos contar o que se esta neste momento a passar ca minha namorada e quem sabe obter alguma ajuda em como a poder ajudar!!

ORA:
Ela é da Figueira da Foz e à 5 anos (faz 6anos em Julho) que trabalha em Coimbra!! Num Gabinete de consultores de projectos, etc etc etc... Ela é secretaria de projecto e encontra se efectiva!!

Tudo sempre correu pelo melhor!! para vos dar um exemplo.. à uns 4 anos atras, o boss dela pagou a todos os funcionarios e acompanhantes, uma viagem aos Açores!! la fui eu AH MOI!!!

O que acontece é que à uns meses para ca, tudo se complica!!! Continuam com bastante trabalho, mas nao lhes pagam!!!
Quando isso acontece, começa a ser complicado de pagar aos funcionarios!! MAS ate agora, com atraso de alguns dias, mas tem recebido sempre!!

À 2 meses, o Boss reuniu se com os funcionarios a dizer que as coisas tavam incomportáveis e teria de dispensar 70% dos funcionarios para salvar a empresa!! Pediu a compreensão de todos e que alguns se oferecessem para "sair"!! La ouve algumas pessoas que o fizeram...

No mes passado, decidiu que conseguia manter toda a gente na empresa...

Entretanto a minha maria recebe uma carta em casa da empresa onde dizia que lhe iam cortar a isençao de horario (ainda sao 140€)..

Para ajudar a festa a maria esta a fazer uma disciplina na U.Aveiro para completar a Licenciatura!! para isso pediu o estatuto de trabalhadora-estudante!! O boss aceitou mas com a condiçao de ela compensar as horas que iria faltar para assim nao perder o premio de assiduidade! (mais 100€).. AXO ISTO RIDICULO...

Agora o homem faz a vida negra a toda a gente na empresa!!

Mas enquanto a uns os empurra (fazendo pressao a toda a hora para se demitirem e assim nao ter que pagar a indemnização)... a outros, ate oferece aumentos para se manterem na empresa!!

Ora visto estes problemas, juntando o facto da moça estar a gastar cerca de 230€ de gasol por mes...
Ela começou a fazer contas a vida e viu que ia começar a trabalhar para aquecer!!!

Entao pensou ir esta segunda falar com o chefe, e pedir para a mandar po fundo d desemprego (aproveitando assim para nestes proximos 2 meses tratar da tal disciplina, casa que iremos fazer, e casamento)... depois de Agosto la iria voltar a começar a procurar um trabalho!!

Ora, ao contrario do que o boss inicialmente dizia e apelava para que se oferecessem para sair, desta vez, deu lhe um redondo NAO!! Justificaçao: nao posso mandar embora mais ninguem para nao perder os Fundos do QREN!! a rapariga implurou lhe por tudo para o fazer!!! i nada... chegou ao ponto de abdicar da indemnização!! e nada...

Haverá alguma coisa que ela possa fazer para tentar resolver isto?! terá ela que ficar ali i gastar mais do que ganha so para o senhor nao perder os fundos do QREN??

I será que ela se deve calar em relaçao a historia do trabalhador-estudante.. ou entao de ter declarado que recebeu um premio de produtividade de mais de 1000€ quando nao o viu e se for preciso nem o vai ver?!?!?


PEÇO DESCULPA PELO TESTAMENTO TALVEZ CONFUSO!! MAS EU GOSTAVA MESMO DE SABER COMO A PODER AJUDAR!!!! ..... mas nao sei!!
 
Não sou a pessoa ideal para ajudar!!!
Mas ela já tentou ir a inspeção do trabalho?Acho que é o primeiro local onde ela deve ir!
 
Boas ela que se dirija ao ACT- Coimbra, na AV. Fernão de Magalhães e que se informe com eles.
Há cerca de dois anos a minha mãe começou a ter problemas com os patrões (maus tratos psicológicos, ameaças de despedimento sem indemnização nem fundo de desemprego), meti-os a par da situação e em conjunto com o meu advogado tudo se resolveu.

Esta é a minha opinião mas de certeza que há por ai pessoal com mais certezas do que fazer.
 
Manda uma carta registada a empresa a despedir-se, oferece o tempo legal para sair e vem embora com os seus direitos legais. O patrao nao consegue obrigar a ficar.
 
A questão é complicada.

A empresa tem obrigatoriamente de manter o posto de trabalho se este teve financiamento pelo qren.

Naturalmente a empresa não vai despedir sem justa causa porque não teria justificação para apresentar ao qren. Logo a questão da empresa despedir parece-me fora de hipótese.

A melhor solução que vejo será a possibilidade de arranjar já alguém para o lugar e a substituir e assim manter o posto de trabalho na empresa. Mas sairá sem subsídio.

A não ser que exista uma justa causa não vejo hipótese de sair com subsídio.
 
Amigos...
Obrigado pelos comments!!

Sim... tambem ja outras pessoas me disseram pa ir ao ACT de Coimbra!!

Aquilo continua em grande!! o homem ja deu a entender que a esta a tentar vencer pelo cansaço!! e assim ela despedir-se!!
Mas será que ele pode fazer isto assim de qualquer forma?!?! tirar lhe as "condiçoes" de trabalho?!?
É que daqui a nada ela esta apenas com o ordenado base e subsidio de alimentaçao!!
 
Amigos...
Obrigado pelos comments!!

Sim... tambem ja outras pessoas me disseram pa ir ao ACT de Coimbra!!

Aquilo continua em grande!! o homem ja deu a entender que a esta a tentar vencer pelo cansaço!! e assim ela despedir-se!!
Mas será que ele pode fazer isto assim de qualquer forma?!?! tirar lhe as "condiçoes" de trabalho?!?
É que daqui a nada ela esta apenas com o ordenado base e subsidio de alimentaçao!!

Está aí um caso bicudo...
 
Sem duvida, 1º ir logo ao ACT.
Eu acho que ele pode cortar a isenção e o subsidio se assiduidade, tenho assistido a isso muito por aí.
Quanto ao despedimento, já torna dificil se ele tiver a "mamar" pelo qren!
Deve ser o que dizes, está a ver se a vence plo cansaço:( infelizmente!
 
não sei , mas gastar 230 euros por combustível acho que valia mais alugar um quarto ou casa com uma colega .. tenho um primo na mesma situação e tb em Coimbra e diz que foi a melhor opção que fez para manter o trabalho .


no outro ponto se for ela a despedir-se não tem direito ou fundo, se for por justa causa tb a menos que haja acordo com a entidade patronal .
e depois de ela ter ido pedir essa situação então vai fazer-lhe a vida negra, ke se resolva a bem .

mas tem a solução de se despedir e trazer os direito dela 6 anos já deve dar uma pequena ajuda e passarem pelo http://www.directorio.iol.pt/igt-inspeccao-geral-do-trabalho--196153.htm
abraço
 
Last edited:
Amigos...
Obrigado pelos comments!!

Sim... tambem ja outras pessoas me disseram pa ir ao ACT de Coimbra!!

Aquilo continua em grande!! o homem ja deu a entender que a esta a tentar vencer pelo cansaço!! e assim ela despedir-se!!
Mas será que ele pode fazer isto assim de qualquer forma?!?! tirar lhe as "condiçoes" de trabalho?!?
É que daqui a nada ela esta apenas com o ordenado base e subsidio de alimentaçao!!

Repara que ele não a pode despedir por causa do qren.

Se as coisas já não andavam bem e se ela foi falar em sair é natural que as coisas tenham piorado.

Não a pode despedir mas pode chatear. O melhor será levar as coisas com diálogo para arranjar uma saída airosa.

A única solução para sair por vontade própria e conseguir o subsídio é só por justa causa.
 
Boas

Direito do Trabalho não é a minha área mas posso dar algumas dicas.

1º O que ela terá a fazer é meter uma cartinha de demisão e seguir a vida dela, pois está mais que visto com que tipo de pessoas está a lidar

2º O estatuto de Trabalhador Estudante, é omisso em muita coisa sendo passivel de várias interpretações, pelo que não e ilegal solicitar que compense as horas perdidas, ilegal não é, mas dubio sim.

3º Quem declarou esses tais 1000€? isso está declarado onde? recibo de vencimento? ela assinou esse recibo? é pertinente saber estes promenores pois provavelmente isto terá outro tipo de implicações e objectivos

4º Pode sempre apresentar queixa contra a entidade empregadora no tribunal de trabalho, no entanto e para já sem mais dados não me pareçe que haja matéria para essa queixa ser legalmente fundamentada.


Isto é uma opiniao por fora com base no que escreves-te e tendo apenas conhecimento dos factos de uma das partes, antes de mais acho que deves consultar um colega na area do direito do trabalho.
 
Li com atenção a situação e pareceu-me que, tirando alguma deterioração do ambiente de trabalho, a unica coisa que afectou o trabalho da tua namorada foi o aviso de que lhe vão deixar de pagar a isenção de horário (naturalmente o patrão também deixará de poder exigir horários de grande flexibilidade). Numa altura em que o desemprego está a 16% e nos jovens é superior a 30% tenho muitas dificuldades em perceber a motivação para pedir para se ser enviado para o desemprego !!! Sinceramente se fosse uma filha minha dificilmente a apoiava para ficar com uma situação precária (subsidio de desemprego) por 4 ou 5 meses e depois de mão a abanar num Paìs em que o emprego é raro.
Não posso ajudar concretamente a atingires os objectivos que indicaste mas talvez possa ajudar aconselhando-te a que analises o caso em todas as suas vertentes. Boa sorte.
 
Back
Top