O meu veículo não acusa a temperatura da água do motor, correctamente!
Já andei a pesquisar e não consigo encontrar resposta para o meu problema no carro.
Quando o ponteiro da temperatura deveria atingir os 90º, não atinge e só se mexe quando a temperatura exterior e o andamento no carro dão uma ajuda para aquecer o motor, p.e. nos dias de muito calor (30º) e a fazer Km's em AE o ponteiro lá se mexe até aos 60º/70º, mas abrandando o ritmo de aceleração do motor lá deixa de acusar a temperatura. O engraçado é que confirmando pelo CLIMATRONIC, mostra a mesma temperatura do quadrante, quando está superior a 60º. O mais estranho, mas faz sentido, ainda é que quando paro o carro o ponteiro atinge os 80/90º, e quando inicio a marcha lá desce novamente, de forma gradual, até aos 60º e depois posso confirmar pelo CLIMATRONIC a temperatura de 40º!
O que isto me dá a entender é que o sensor de temperatura está a funcionar correctamente, porque quando o carro está "frio" e a temperatura exterior são 20º ele acusa 20º pelo CLIMATRONIC. E como, quando o carro está parado após uma viagem, o calor do motor irradia para as tubagens onde se encontra o sensor ela atinge os 80/90º. Isto faz-me pensar que ele está bom.
Mas e o termostato? Isso é que eu penso que não deve estar a funcionar e deixou-me muito preocupado. Porque em Agosto fiz uma viagem pelo interior em AE sempre a subir até aos 1300m de altitude com uma temperatura exterior de 38ºC e a única forma de controlar a temperatura, felizmente, foi o meu carro ter a temperatura do óleo, que quando eu vi aquilo atingir os 100º abrandei o ritmo, mas podia ter queimado o motor como eu vi muito pessoal pela estrada! E quando parei para dar um descanso às pernas e ao carro o ventilador do motor não accionava, o que me deixou ainda mais preocupado!
O que me preocupa ainda mais é se o termostato está bom e o sensor também, o problema será da bomba de água?
Já andei a pesquisar e não consigo encontrar resposta para o meu problema no carro.
Quando o ponteiro da temperatura deveria atingir os 90º, não atinge e só se mexe quando a temperatura exterior e o andamento no carro dão uma ajuda para aquecer o motor, p.e. nos dias de muito calor (30º) e a fazer Km's em AE o ponteiro lá se mexe até aos 60º/70º, mas abrandando o ritmo de aceleração do motor lá deixa de acusar a temperatura. O engraçado é que confirmando pelo CLIMATRONIC, mostra a mesma temperatura do quadrante, quando está superior a 60º. O mais estranho, mas faz sentido, ainda é que quando paro o carro o ponteiro atinge os 80/90º, e quando inicio a marcha lá desce novamente, de forma gradual, até aos 60º e depois posso confirmar pelo CLIMATRONIC a temperatura de 40º!
O que isto me dá a entender é que o sensor de temperatura está a funcionar correctamente, porque quando o carro está "frio" e a temperatura exterior são 20º ele acusa 20º pelo CLIMATRONIC. E como, quando o carro está parado após uma viagem, o calor do motor irradia para as tubagens onde se encontra o sensor ela atinge os 80/90º. Isto faz-me pensar que ele está bom.
Mas e o termostato? Isso é que eu penso que não deve estar a funcionar e deixou-me muito preocupado. Porque em Agosto fiz uma viagem pelo interior em AE sempre a subir até aos 1300m de altitude com uma temperatura exterior de 38ºC e a única forma de controlar a temperatura, felizmente, foi o meu carro ter a temperatura do óleo, que quando eu vi aquilo atingir os 100º abrandei o ritmo, mas podia ter queimado o motor como eu vi muito pessoal pela estrada! E quando parei para dar um descanso às pernas e ao carro o ventilador do motor não accionava, o que me deixou ainda mais preocupado!
O que me preocupa ainda mais é se o termostato está bom e o sensor também, o problema será da bomba de água?