Termostato VS sensor de temperatura VS outro problema maluco qualquer???

O meu veículo não acusa a temperatura da água do motor, correctamente!

Já andei a pesquisar e não consigo encontrar resposta para o meu problema no carro.

Quando o ponteiro da temperatura deveria atingir os 90º, não atinge e só se mexe quando a temperatura exterior e o andamento no carro dão uma ajuda para aquecer o motor, p.e. nos dias de muito calor (30º) e a fazer Km's em AE o ponteiro lá se mexe até aos 60º/70º, mas abrandando o ritmo de aceleração do motor lá deixa de acusar a temperatura. O engraçado é que confirmando pelo CLIMATRONIC, mostra a mesma temperatura do quadrante, quando está superior a 60º. O mais estranho, mas faz sentido, ainda é que quando paro o carro o ponteiro atinge os 80/90º, e quando inicio a marcha lá desce novamente, de forma gradual, até aos 60º e depois posso confirmar pelo CLIMATRONIC a temperatura de 40º!

O que isto me dá a entender é que o sensor de temperatura está a funcionar correctamente, porque quando o carro está "frio" e a temperatura exterior são 20º ele acusa 20º pelo CLIMATRONIC. E como, quando o carro está parado após uma viagem, o calor do motor irradia para as tubagens onde se encontra o sensor ela atinge os 80/90º. Isto faz-me pensar que ele está bom.

Mas e o termostato? Isso é que eu penso que não deve estar a funcionar e deixou-me muito preocupado. Porque em Agosto fiz uma viagem pelo interior em AE sempre a subir até aos 1300m de altitude com uma temperatura exterior de 38ºC e a única forma de controlar a temperatura, felizmente, foi o meu carro ter a temperatura do óleo, que quando eu vi aquilo atingir os 100º abrandei o ritmo, mas podia ter queimado o motor como eu vi muito pessoal pela estrada! E quando parei para dar um descanso às pernas e ao carro o ventilador do motor não accionava, o que me deixou ainda mais preocupado!

O que me preocupa ainda mais é se o termostato está bom e o sensor também, o problema será da bomba de água?
 
tive o mesmo problema na minha b6, a temperatura não passava dos 70ºC independente do tempo ,e com mais velocidade descia mais..Mudei o sensor de temperatura e ficou na mesma, depois mudei o termostato e resolveu-se o problema.

Tive a ver o termostato avariado, tinha encravado na posição máxima ou seja sempre aberto...

Espero ter ajudado,
Abraço
 
tive o mesmo caso na minha A6 C5 1.9
e mudei tb o sensor e continuava igual, mudei o termostato (tava completamente aberto-avariado) e ja funcionava ;)
 
Boas amigo,

O problema ai quase de certeza que é o sensor G42, comigo aconteceu-me o mesmo. ;) deves ter tambem a luz do motor acesa correcto? nos classificados arranjas o sensor por 20 e poucos €... ;)
 
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Obrigado a todos pela colaboração!

Não dá erros, nem luzes de aviso no CB e quadrante. Eu penso que o sensor deve estar a funcionar bem, por causa da explicação que já dei lá em cima. O que me preocupa mesmo é porque quando um motor aquece, são sempre accionadas as ventoinhas da ventilação do motor o que não está a acontecer e isso faz-me pensar que o problema será do termostato! Que é para isso que eles servem, para accionar alguma coisa.
 
Obrigado a todos pela colaboração!

Não dá erros, nem luzes de aviso no CB e quadrante. Eu penso que o sensor deve estar a funcionar bem, por causa da explicação que já dei lá em cima. O que me preocupa mesmo é porque quando um motor aquece, são sempre accionadas as ventoinhas da ventilação do motor o que não está a acontecer e isso faz-me pensar que o problema será do termostato! Que é para isso que eles servem, para accionar alguma coisa.

Boas, o que faz accionar as ventoinhas é sensor de temperatura, o termostato abre ou feche o circuito de água. Como te expliquei, no meu caso, tinha o sempre aberto, daí a agua não subia até 90ºC.

Agora isso das ventoinhas, também tive um stress com elas. Uma vez de manha, ligo o carro e reparo que tenho logo as ventoinhas a trabalhar.. :confused::confused:

Conclusão, tinha e tenho a ficha do sensor de temperatura partido, e simplesmente o cabo desencaixou-se. Pus no sitio e voila - problema resolvido :D

Abraço.
 
Vais ter mesmo de mudar as peças para ter a certeza. Mas parece me ser termostato.

Quanto a "queimares" o motor , se estas a usar um oleo bom e pelo menos 50% de G12 podes rodar com a agua a 115º e oleo a 125º que o motor nao se pode queixar.
Os VPs podem fazer 105º de agua (atençao que o que o carro lé é a saida da cabeça) a entrada da cabeça sem problema algum , e oleo se for bom ate 120º graus nao perde muita qualidade.

Cumps
 
termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato termostato ... quase de certeza está aberto, já me aconteceu o mesmo, exactamente o que descreves.

Isso é barato e mudam-te a peça num instante, até no stationmarche.
 
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