Teste VCDS Velas

Boas.
Meti o carro na revisão e o mecânico diz que tenho uma vela queimada e tem que se trocar. Ainda são as velas de origem com 250 mil já.
Até aqui tudo bem. Apesar de (acho eu) não ter sentido nenhum sintoma,.sempre pegou bem à primeira.
A minha questão é não deveria acender a luz de motor ou resistêmcia no quadrante?
Outra coisa, ainda há poucos dias tinha feito o varrimento no VCDS e não deu qq erro. Onde se faz o teste específico às velas, pois sou leigo.
Grato desde já.
 
Se tiveres uma vela queimada ela vai acusar no VCDS (Normalmente), nos VAG tenho a ideia que não liga luz nenhuma quando elas queimam (Tanto que existem pessoas que andam com elas queimadas e nem sabem)
Não vais sentir grande diferença no arranque, pois elas só ligam abaixo dos 5°C, acima disso é só um “liga desliga” basicamente.

Pode ter queimado entretanto, nada é impossível.
e a trocar, troca as 4.
Das vezes que fui trocando uma a uma…era uma questão de tempo até queimar outra.
 
Boa pergunta, a ver se alguém sabe onde ver isso a nivel informático e que nos diga os passos, que o básico dá + trabalho de testar com multimetro. O meu sogro teve uma carrinha de 2015 e ai em 2023, alertou no visor a luz do motor, era uma vela pifada segundo os gajos da marca. E o meu A1 que é mais antigo, até uma mera luz de marcha atrás pifada alerta no visor e se for ao programa também lá está, não acredito que se pifar uma vela não alerte. Pois, é possivel ter-se queimado apos o teste diagnostico e antes da intervenção na oficina. Atenção que carros com FAP as velas incandescentes não são meramente decorativas, elas tem uma função importante, ligam para ajudar no aumento da temperatura nas regenerações.
 
Boa pergunta, a ver se alguém sabe onde ver isso a nivel informático e que nos diga os passos, que o básico dá + trabalho de testar com multimetro. O meu sogro teve uma carrinha de 2015 e ai em 2023, alertou no visor a luz do motor, era uma vela pifada segundo os gajos da marca. E o meu A1 que é mais antigo, até uma mera luz de marcha atrás pifada alerta no visor e se for ao programa também lá está, não acredito que se pifar uma vela não alerte. Pois, é possivel ter-se queimado apos o teste diagnostico e antes da intervenção na oficina. Atenção que carros com FAP as velas incandescentes não são meramente decorativas, elas tem uma função importante, ligam para ajudar no aumento da temperatura nas regenerações.
Também tenho essa ideia. Apesar de já ter lido o contrário aqui no fórum por pessoal entendido.
 
Boas.
Meti o carro na revisão e o mecânico diz que tenho uma vela queimada e tem que se trocar. Ainda são as velas de origem com 250 mil já.
Até aqui tudo bem. Apesar de (acho eu) não ter sentido nenhum sintoma,.sempre pegou bem à primeira.
A minha questão é não deveria acender a luz de motor ou resistêmcia no quadrante?
Outra coisa, ainda há poucos dias tinha feito o varrimento no VCDS e não deu qq erro. Onde se faz o teste específico às velas, pois sou leigo.
Grato desde já.
No vagcom acusa a vela queimada.
No quadrante, apenas avisa caso tenhas mais do que 1 vela avariada.
É parvo, mas é assim na maioria dos vag. Estúpido, porque quem tem FAP, casob haja uma vela queimada, não faz regeneração em 80% das vezes, pois não consegue reunir as condições de regeneração. Por isso, um scan de 4 em 4 meses é bom para saber o andamento da coisa.
 
No vagcom acusa a vela queimada.
No quadrante, apenas avisa caso tenhas mais do que 1 vela avariada.
É parvo, mas é assim na maioria dos vag. Estúpido, porque quem tem FAP, casob haja uma vela queimada, não faz regeneração em 80% das vezes, pois não consegue reunir as condições de regeneração. Por isso, um scan de 4 em 4 meses é bom para saber o andamento da coisa.
Pois, no quadrante não tinha aviso. Mas há teste específico para as velas no vag-com? Quais são os passos? É que o scan normal de erros não aparece nada, faço regularmente. É que eu já devo andar assim há uns tempos valentes até abri um tópico aqui a dizer que sentia o motor a trabalhar diferente e que as regenerações já não estavam normais.
Estará relacionado os sintomas que apresentei neste tópico:
 
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No vagcom acusa a vela queimada.
No quadrante, apenas avisa caso tenhas mais do que 1 vela avariada.
É parvo, mas é assim na maioria dos vag. Estúpido, porque quem tem FAP, casob haja uma vela queimada, não faz regeneração em 80% das vezes, pois não consegue reunir as condições de regeneração. Por isso, um scan de 4 em 4 meses é bom para saber o andamento da coisa.
Boa tarde,

sabes se o OBDeleven (https://obdeleven.com/) deteta falha em velas? Ando há algum tempo a pensar trocar. Estão com 120.000km, não sei se vale a pena. A4 B9 2.0 TDI
 
Deteta. Agora obd11???
Com tanta coisa boa e barata, andas num aplicativo a pagar?
Ok, obrigado.

... Quem não sabe é como quem não vê há um plano grátis, que só faz leitura de erros. Por acaso estou com o Pro (€49.90 anual se não me engano), dá para programar umas cenas e tal, mas para um leigo como eu acaba por ser estúpido sim.

O que recomendas? Para uso "básico" tipo apagar erros e eventualmente algumas alterações simples.
 
Bem, velas todas substituídas. O trabalhar do motor melhorou bastante e o consumo ao relanti também.
Foi feita limpeza à EGR e agora acendeu a luz do motor. Apaga-se mas volta a acender.
Te no os seguintes códigos de erro.
Algum contributo?

2 Faults Found:
7859 - Intake Manifold Flap Position Sensor (Bank 1)
P2015 00 [175] - Implausible Signal

5359 - Intake Manifold Flap Position Sensor (Bank 1)
P2016 00 [032] - Short to Ground


Mas acho que vou abrir tópico com isto.
 
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Cheira me à "régua" das borboletas de admissão. Não volta à posição correcta. Aconteceu na minha b8. Há uma espécie de batente que se coloca lá e resolve por pouco €€.
 
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