Eu posso dar a minha opinião que é baseada na experiência que tenho com o meu leon (futuramente será com a a4) que será a mesma coisa que com uma audi...
Em primeiro lugar, independentemente da marca ou do tipo de gasóleo existe uma coisa que é bastante importante... abastecer sempre em postos de abastecimento que tenham um grande volume de vendas, o que faz com que os combustíveis não permaneçam muito tempo nos seus depósitos de armazenamento evitando assim exposições ao "ar" ou sujidades, ou quaisquer tipos de infiltrações... Quaisquer destes agentes externos tiram qualidade aos combustíveis o que consequentemente não será benéfico para o motor...
Quanto à marca, eu por norma meto sempre galp (ou repsol na CREL)... Não há nenhuma razão em particular, apenas uma questão de conveniência... Só um avez tive problemas com gasóleo da BP, mas pk era de uma bomba de uma terra pequena e sempre que metia gasóleo lá o carro falhava...
Relativamente à diferença entre gasóleo normal e o dito gasóleo "especial" eu penso que para quem faz uma utilização normal do carro o gasóleo normal chega e sobra... O ideal sería de X em X depósitos, meter 2 ou 3 depósitos do gasóleo "especial", pois este tem características que "limpam" melhor certos pontos do motor...
Porém, se tiverem o carro com muitas alterações a nível da injecção (bicos, injectores, cames) aí recomendo sem dúvida o gasóleo "especial" pois a quantidade de gasóleo que é injectada é muito superior à de origem e como tal quanto melhor for o gasóleo melhor para a saúde do motor...
Eu com o gasóleo "especial" faço consumos melhores, porém como o preço dele é superior ao normal acaba por ir dar à mesma coisa... A nível de rendimento tem uma diferença mínima, assim como a nível de emissão de gases de escape...
PS - Desculpem o testamento :roll: