Que tens montado, ainda o OEM?
Acho que com uns discos Brembo (dos bons) e calços Ferodo DS já melhoras bastante. Uns 10 a 15%. Foi o que tive. Mas queremos sempre mais. Que jante tens, 17? E atenção ao ET, isto no caso de partires para discos/pinças maiores....
Uma coisa simples e que melhora e muito a travagem a quente são os tubos em malha de aço. Os de borracha com o óleo quente e força no pedal alargam, os de malha mantêm-se estáveis e o fluxo/pressão vai todo para a pinça.
Tenho jantes 17, et43. São mais saídas e a face da carroçaria do que as que tinha antes. Tenho tudo OEM. Tenho uma pequena questão no pedal (um pouco mole, mas segundo o black drako, tenho a partida algum ar no circuito. Mas pretendo ir a Bosch ou J.Alves trocar o fluido e resolver isso. Os discos maiores, seria mais por aquilo que os users já fizeram, e segundo dizem, melhora um pouco. Nada de extraordinário, mas melhor. Os tubos com malha de aço, tenho receio, pois já vi não 1 mas vários casos em que os mesmos rebentam. Não me inspiram confiança. Não sei se há material efetivamente bom nesse aspeto.
Mas o que sinto, é excesso de aquecimento e só no pico de verão. Com discos maiores, contava melhorar ligeiramente a travagem e evitar o aquecimento.
Depois, confesso que olhando para muitos outros carros, BMW, mercs, e inclusive marcas como Ford, Honda, Toyota, sinto estúpido o tamanho dos meus discos, que parecem de brincar. Não que não cumpram bem a sua função, mas falta ali algo. Desde que comprei o carro em novo, fiz a repro de 105 para 140cv. Mas nunca me debruçei sobre a travagem. Talvez a do 2.0tdi 170cv seja maior e superior???
Quanto a pastilhas, já usei inúmeras marcas, desde brembo, Bosch (uma bosta), TRW normais e de cerâmica, etc... Acabei por ficar fã das pastilhas ATE OEM. Para mim estás ATE são as melhores na travagem sem dúvida alguma. Os discos que tenho neste momento são Brembo, nem são mais, bem fantásticos. São jeitosos, vá. As pinças, quem me conhece e/ou viu o meu projeto, sabe que mantenho num estado de perfeição, limpeza, lubrificação, manutenção e pintura.
Em suma, equacionava colocar os discos maiores pelos motivos acima.
1-mais um pouco de travagem.
2-menos aquecimento.
3-estetica (apesar de ser um pouco fútil para os meus parâmetros)
No que diz respeito a discos ranhurados e perfurados, seria das últimas coisas que faria. Ranhurados talvez, mas só pela estética. Já assim tive discos no passado, e a parte o maior ruído de travagem, não senti vantagens absolutamente nenhumas.
Não quero travagem de competição, longe disso, mas mais vincada.