O problema do teu RNS-E não funcionar correctamente é devido à configuração dos cabos, mas leia-se cabos "do carro", não aqueles que certamente compraste mais tarde. A informação de ligar/desligar o rádio e a info das luzes é transmitida de uma maneira no RNS-D e de outra completamente diferente no RNS-E. Essa info é mandada pelo quadrante. No caso do RNS-D, o quadrante manda essa info para uma unidade chamada TMC e só dps é que vai para o RNS-D. No RNS-E, a unidade TMC está incorporada no próprio rádio e as infos são dirigidas directamente do quadrante para o RNS-E. Esses sínais são mandados através da linguagem CAN (CAN H e CAN L), ou seja, 2 fios. A maior parte do pessoal que tem B6 não tem esse problema porque tinham antes o rádio CONCERT II, e esse rádio já usa o mesmo sistema que o RNS-E (Quadrante <-> rádio).
Após esta pequena introdução, passemos ao trabalho... é mais fácil do que parece, só tens de ter uma tarde livre e ferramenta à mão. (Ou levares o carro a um electricista :lol: )
A solução é contornar a dita unidade TMC que o RNS-D usava. Podes deixá-la estar no carro, ou tiras fora e vendes no conjunto, porém não sei onde está localizada.
Vais precisar de 2 fios electricos de cobre com 1m de comprimento (de cores diferentes se possível) e basicamente o que vais ter de fazer é levar os tais sinais CAN-L e CAN-H directamente ao rádio. O problema é que o sítio onde vais buscar esses sinais é ao quadrante... :roll:
Ou seja, tiras o quadrante fora e vais ver 3 fichas (Verde, azul e cinza), abres a ficha cinzenta e vais notar que há uma numeração ao longo da mesma. O que vais ter de fazer é ligar uma ponta de fio à posição 5 (CAN-H) e outra ponta de fio à posição 6 (CAN-L) (2 fios diferentes). Já lá vais encontrar fios nessa posição (os que ligam à unidade TMC do RNS-D), retira-os da melhor maneira.
Para o próximo passo vais precisar de ver uma imagem, faz o download deste ficheiro (
http://www.nsxjr.com/docs/RNS.pdf) e vê com atenção a página 10 ou 7, segundo a numeração do pdf ou a numeração do autor.
Aí verás uma imagem de uma ficha do rádio, só tens uma daquelas no carro por isso não há que enganar.
Com as pontas dos fios já ligadas ao quadrante, passas o resto deles por dentro da consola até as fichas do rádio. Agora vais ligar o fio da posição 5 do quadrante (CAN-H) à posição 8 da ficha do rádio, e o fio da posição 6 do quadrante à posição 12 da ficha do rádio. Certamente vais ter já uns fios ligados nessa posição, são os tais que vinham da unidade TMC do RNS-D, ou unes os novos fios a esses, ou retiras os antigos dessas posições.
Admito que pode parecer complicado, no entanto não tem nada que saber e por fim o teu RNS-E irá funcionar correctamente, com luzes, ON/OFF, infos no quadrante, etc... sem problemas! :wink:
Ufffaaaa...