Antes de começar, devo dizer que apenas falei nisso devido ao problema que o FAP costuma ter nos PD170.
OK
O Grupo VW utiliza FAP em muitos carros, e poucos TDI's conheço com problemas devido ao FAP.
OK
Os PD170 não é só injectores... FAP também é muito comum acontecer. E achas que a mecânica utilizada nos carros dessas provas é a mesma utilizada em carros de estrada? Não me parece.
(anteriormente dizes que conhecias poucos tdi's com problemas devido ao FAP... agora já é comum acontecer?)
Hoje em dia há muita gente que faz esse trabalho incluíndo "reprogramar" como dizes. E não é necessário dar cavalos ao carro para se fazer essa "reprogramação" (que não tem nada a ver com repros mesmo, é só apagar o erro). Mas também já há quem elimine o FAP deixando os sensores na mesma, pah é ires perguntar como é a quem faz esse tipo de trabalhos
(não preciso de ir perguntar, porque não pretendo efectuar essa alteração...)
Achas mesmo que os problemas de poluição são extremamente agravadas com a poluição dos carros? Não conheço nenhum carro com FAP que nas emissões de CO2 tenha registo 0. Até tu próprio emites CO2, sabias? (olha por acaso não sabia...fiquei muito mais sabedor, obrigado por partilhares
)
Não é por retirares o FAP que o teu carro vai poluír mais o ambiente, polui igual. O que não polui durante 10.000 km vai poluír quando fizer a regeneração (digo eu pela lógica da batata, quanto a isto até posso estar errado).
(este argumento já foi refutado... procura no youtube, filmes sobre o funcionamento do FAP e dos catalisadores para perceberes o trabalho dos mesmos... se fosse igualmente poluente, para que é que as marcas iam equipar os carros com o filtro?)
E eu nem falei de performances... e tu falaste logo em limitação de performance... mas aqui nem comento que já vi que és um "Super d'Origem"
(basta procures aqui pelo fórum que algumas pessoas retiraram o FAP pelo facto de quererem reprogramar os carros e de facto nesses casos acredito que o filtro tenha muito mais trabalho... Quanto ao filme, é uma pena esse super-herói nao existir mesmo porque existem casos de autênticas aberrações estéticas etc... agora eu tb tenho a flexibilidade de gostar de ver a forma de como alguns carros estão alterados mecânicamente, basta ver as alterações em TDI's do Pollini, AM Motorsport etc etc... têm todos o seu valor pelo que fizeram, agora para mim é irracional ter um tdi com 300cv, para isso compro um carro de origem com essa potência e, se calhar no total até gasto menos em reparações, etc...)
Só espero que um dia não me venhas dizer que tiveste problemas com o FAP e tiveste que o trocar. Não sou contra os FAP's... tenho cá um carro com FAP e não o retiro
mas tenho outro que já retirei...
(a ti não te irei concerteza dizer, a não ser que me queiras oferecer um FAP ahahahahah)