Turbo Partido :'(

Boas pessoal :)

Bem, não se pode dizer que seja um belo titulo para um tópico :'(

Ia eu hoje, todo "contente" para o trabalho, a fazer o meu caminho do costume, quando, ao acabar subir a estrada que vai de Almada para a ponte, o ultimo ponto de acesso á 25 de Abril, quando ouço um tubo a saltar, seguido de um belo silvo e tipo 5 metros á frente, puff.. começa-me a sair fumo branco ...

Como ia na faixa do BUS, foi só encostar e desligar o carro, tirar chave. Mas o que me preocupou foi que o motor continuou a trabalhar, a queimar o óleo, até que la foi baixando as rotações, até parar completamente.
Notei logo que o turbo tinha ido com as couves, mas o que me deixou bastante preocupado, foi mesmo a continuidade do motor a trabalhar e a queimar o óleo. Claro que nestas alturas uma pessoa pensa logo no pior possível. E como não estava meio a contar /saber lidar com uma situação dessas, fiquei num estado a tender para o catatónico :)

Lá depois de o motor parar, comecei a fazer uns contactos, a ver que repercurssões, poderia haver. Isto porque recentemente um 17vb numa AE, foi logo o 1ro que liguei.

O que me deixou preocupado, é que ele secou mesmo o óleo do motor. Ficou sequito, e isto faz-me pensar se o motor não "colou", por falta de lubrificante. Como nunca tinha passado por uma situação destas, não sei ainda muito bem o que pensar. O pior claro, é que além do turbo, terá de ser um motor, e isso queria evitar, porque este já é o 2ndo AHF que meto, já que o outro tive uma sorte danada de partir uma Touche ( ou touchét ou lá o termo franciu adequead:) ), que entrou um pedaço para um cilindro e destruiu aquilo tudo.

Sei que um turbo, lá vai ter de ser, já tive a investigar uns e nem é a coisa mais cara, agora ter de desembolsar por outro motor.. não calhava nada nos planos.

Não vi nada partido, peças de motor a voar, nada de nada, apenas uma imensidão de fumo branco, que parecia o fim do mundo (era uma daquelas cenas que devia entrar naquele filme, o 2012 lol..). Tenho de admitir uma coisa, o serviço de assistência da ponte, é impecável, sem dizer nada a ninguém, 5 minutos se tanto depois de ter parado o carro, já tinha um reboque á frente da ACP para me levar para o parque da GNR á entrada da ponte, até apareceu Bombeiros e Ambulância lol :) tal era o fumo :p

Apesar de tanto azar, um gajo tem de manter o mínimo de boa disposição :)

Alguém têm algum bitaite ou ideia?

PS: Procura-se vnt20 ou 22 bom e barato :p

Abraços a todos
 
boas amigo antes de mais nao desesperes,eu ja passei por isso na minha antiga 318 e tambem desliguei a chave como tu e a carrinha continuou a trabalhar e o que me ensinaram nao sei se é verdade ou nao mas que quando o turbo parte deve-se por uma 3ª ou 4ª para fazer com que o carro vá abaixo para nao lichar o motor ,mas alguem mais entedido viré aqui dar-te uma ajuda.

Feliz Natal
 
Disso de engatar, soube depois, através do homem do reboque :)

Conhecimento não ocupa lugar, mas ás vezes, aparece tarde demais :'(

Mas que é uma situação desesperante é..
 
B disse:
[r][n][o ]
Disso de engatar, soube depois, através do homem do reboque :)

Conhecimento não ocupa lugar, mas ás vezes, aparece tarde demais :'(

Mas que é uma situação desesperante é..


É correcto. Tem de se obrigar o motor a ir abaixo. Com o turbo partido, o oleo passa para a admissão e continua a trabalhar. É grave porque queima o oleo quase todo do motor, levando-o a arranhar segmentos e afins. Pior, será o facto de ter a chave desligada, que faz com que o sistema de arrefecimento não funcione correctamente e podendo levar o motor até temperaturas indesejaveis, e concequentemente gripar. Ésta situação é das piores... :S
 
O que aconteceu foi o que chamam "desalvorar",o motor comecou a auto-alimentar-se com o óleo neste caso proveniente do turbo,ao desligar a chave cortaste o fornecimento de gásoleo mas como ele se estava a alimentar com o oleo do motor continuou a trabalhar e o mal nestes casos é que as RPMs aumentam descontroladamente,até que se lhe acabou o oleo e acabou por parar,pode não ter acontecido nada de grave ao motor se as rotacões não subiram muito,mas o teu mecanico que analize pois já houve casos em que as rotações subiram de tal forma que partem ou derrentem pistons,bielas etc espero que não tenha sido esse o caso e já foi aqui dito e bem que nestas situaçoes o que há a fazer é engatar uma mudança alta 4 ou 5,por um pé no travão e obrigar o motor a ir abaixo isto se for manual,se for automático a unica hipotese era tirar o tubo de entrada do colector de admissão e tapá-lo com algo rijo tipo um sapato mas só o tempo que isso demoraria o motor partia-se todo
 
Não sabia..

De facto um gajo vai aprendendo com os erros, normalmente na primeira, caimos todos :)mpo

Não sei até que ponto terei piorado ou não com a remoção da chave, mas acho que foi daqueles gestos automáticos. Contudo, reparei que, pelos menos as ventoinhas continuaram a trabalhar já após o carro ter queimado o óleo, dando-me a entender que pelo menos iam fazendo o seu trabalho.

O que reparei , foi que, ele foi suavemente decrescendo as rotações, derivado claro ao fluxo cada vez mais reduzido de óleo, até parar normalmente, até diria que parou muito suavemente, não ouvi nem senti qualquer tido de fricção extra, arranhares, ou qualquer componente a partir, derivado da falta de lubrificante.

Mas lá está, por mais "sugar coat" que possamos meter, o mal já tá feito, o leite já foi derramado e limpo com a Vileda. Agora é esperar que na oficina me abram a cabeça do motor para me dar as noticias.
 
MASC disse:
O que aconteceu foi o que chamam "desalvorar",o motor comecou a auto-alimentar-se com o óleo neste caso proveniente do turbo,ao desligar a chave cortaste o fornecimento de gásoleo mas como ele se estava a alimentar com o oleo do motor continuou a trabalhar e o mal nestes casos é que as RPMs aumentam descontroladamente,até que se lhe acabou o oleo e acabou por parar,pode não ter acontecido nada de grave ao motor se as rotacões não subiram muito,mas o teu mecanico que analize pois já houve casos em que as rotações subiram de tal forma que partem ou derrentem pistons,bielas etc espero que não tenha sido esse o caso e já foi aqui dito e bem que nestas situaçoes o que há a fazer é engatar uma mudança alta 4 ou 5,por um pé no travão e obrigar o motor a ir abaixo isto se for manual,se for automático a unica hipotese era tirar o tubo de entrada do colector de admissão e tapá-lo com algo rijo tipo um sapato mas só o tempo que isso demoraria o motor partia-se todo

As rotações, subiram ao normal, a julgar pelo som, não creio que tenham subido no redline, de facto o carro tá muito mexido, isso nota-se logíco no funcionamento dia-a-dia do motor, mas pelo que ouvi, não creio que ele se tenha esticado nas rotações, e já andei com ele sem corte nas rotações, claro que passado uns dias, como segurança, voltei a meter o corte.
Mas é de facto uma situação chata, e preocupante. Se tivesse sabido na altura a cena do engatar a mudança... estaria mais em paz de espirito. Também devo admitir, que estou admirado que o turbo tenha durado tantos anos.. :)
 
Uma outra lição que tirei hoje, é que os tubos que tinham não aguentam com a pressão, tenho quase a certeza que o tubo que saltou antes do turbo kinar, foi o do IC..

Mas os tubos "á Homem" são tão caros lol :) Tenho de ver como vai ficar esta brincadeira.. se o motor tiver impecável, ai sim, vai aproveitar-se para meter o circuito bem vedado a aguentar pressões á homem.
 
A vida é mesmo assim e como ninguém nasce ensinado temos que aprender com os erros,depois diz cá ao pessoal a situação do teu bolide,ao mesmo tempo serve para o pessoal que não sabe assim como tu não sabias a estar mais preparado nestas situações pois o que te aconteceu a ti pode acontecer a qualquer um esteja reprogramado ou não
 
Deixo so aqui um aviso que ja fiz a muita gente... quando virem fumo branco nunca parem o carro normalmente , deixem ir na mudança que vai e travem ate parar e abafar o motor!

Se nao for o turbo nao é grave , se for evitam futuros problemas.

P.S. Seria possivel deixar esta mensagem em qualquer parte do forum para todos lerem? Poupavam algum material ;)

Edit: Eu vi que foi referido antes , mas era interessante que toda a gente tivesse noçao disto.
 
B disse:
[r][n][o ]

Mas os tubos "á Homem" são tão caros lol :) Tenho de ver como vai ficar esta brincadeira.. se o motor tiver impecável, ai sim, vai aproveitar-se para meter o circuito bem vedado a aguentar pressões á homem.


Amigo uma "Vara" de 3 metros de aluminio de 60mm nao custa mais de 50€/80€ dependendo da casa de materiais de construção... Depois é só comprares as ditas curvas de silicone cortares a "vara" com as medidas dos tubos de plastico e ficas com um trabalho excelente e que numa oficina qualquer levam uma roubalheira...

Abraço.
 
B disse:
[r][n][o ]
Uma outra lição que tirei hoje, é que os tubos que tinham não aguentam com a pressão, tenho quase a certeza que o tubo que saltou antes do turbo kinar, foi o do IC..

Mas os tubos "á Homem" são tão caros lol :) Tenho de ver como vai ficar esta brincadeira.. se o motor tiver impecável, ai sim, vai aproveitar-se para meter o circuito bem vedado a aguentar pressões á homem.


Provavelmente o turbo até partiu devido à fuga que teve por causa desse tubo.

As minhas tubagens do IC de origem assim que meti carga andavam sempre a romper, até que meti IC e tubagens como deve ser e a partir dai nunca mais tive uma fuga. O carro está com mais do dobro dos cv's de origem e as tubagens até agora aguentam a 100%.

Santinhos disse:
Amigo uma "Vara" de 3 metros de aluminio de 60mm nao custa mais de 50€/80€ dependendo da casa de materiais de construção... Depois é só comprares as ditas curvas de silicone cortares a "vara" com as medidas dos tubos de plastico e ficas com um trabalho excelente e que numa oficina qualquer levam uma roubalheira...

Abraço.

Se fizerem isso atenção as curvas em silicone que metem... Porque depois em vez de rasgarem as tubagens, rasgam as uniões lol

No meu caso paguei, não achei muito, e as minhas tubagens fazem curva, não levam uniões de silicone, apenas na saida do IC ...
 
Back
Top