Não é nada um poço de problemas. Não esqueças que no forum maioritariamente só postamos as avarias das nossas máquinas, o que está OK, não é referido ( é uma forma de pedir ajuda/opiniões). Mesmo com alguns problemas eu nem penso sequer em trocar de carro.
O custo da rectificação foi suportado pelo individuo que me vendeu o carro, não sei em quanto ficou, mas em conversa informal disse-me que é muito-muito mais barato que a nova. Agora se fosse eu a pagar prefiro a culaça nova, sem dúvida.
O diagnóstico que me deram, que não sei se é o correcto é o seguinte:
Na culaça/cabeça existe embutido um perno com rosca, onde trabalha um esticador com rolamento que tem acoplada uma correia ou corrente??
Este esticador quando o motor está a trabalhar está continuamente a rodar, provocando vibração no perno.
Ora o problema é que a tempra/metal da zona da culaça onde está o dito perno, é pouco resistente e com o passar do tempo, com a vibração e altas temperaturas faz com apareçam estaladelas na zona façiada da culaça.
A rectificação foi feita numa oficina na zona de Coimbra, mas de certeza que existem muitos bons profissionais noutros locais.
A vibração nos travões penso ser mesmo os discos empenados, mas como é material que custa alguns €€ é melhor teres a certeza.
Rolamento gripado, qualquer mecanico que levante o carro e rode a roda (redundancia) vê logo se está gripado ou não.
O meu mecânico fez isso em 2 minutos.