Olá apollo86.
Aqui no fórum devem existir pessoas melhor qualificadas para responder a isto uma vez que também sou um amador na utilização de caixas automáticas (apesar de já ter o carro à mais de 2 anos e com quase 70.000 km). Ainda assim, vou tentar ajudar e partilhar o que me parece ser mais ou menos certo:
Mas afinal qual é a diferença entre tiptronic,stronic e dsg? Porque é que a dsg é a melhor?
Abraço
A tiptronic é uma caixa automática "normal", ou seja, entre o motor e as rodas existe uma peça chamada volante de inércia que faz a interligação entre as duas. É mais confortável e fiável (menos complexa), mas gasta mais e as passagens de umas mudanças para as outras são mais lentas.
A Stronic e a DSG são a mesma caixa. Acho que na Audi chamam-lhe Stronic e na VW chamam DSG, mas a caixa é a mesma. Trata-se de uma caixa que se pode já chamar robotizada, ou seja, tem à mesma embraiagem como uma caixa manual normal mas na realidade é um "robot" que "carrega" no pedal da embraiagem... É uma explicação um pouco sumária, mas acho que dá para perceber. Estas caixas permitem um controlo muito mais exacto do que é pretendido, não têm escorregamento entre o motor e as rodas (são mais económicas), mas são muito mais complexas e por isso podem avariar mais facilmente. A Stronic ou DSG em particular têm duas embraiagens, uma para as mudanças pares e outra para as ímpares, permitindo mudanças de caixas muito rápidas (desde que no sentido que o robot preveja que vai mudar, ou seja, se fores a acelerar que nem um maluco nem sentes as mudanças a passar de umas para as outras, mas se travares de repente, como o robot não está "à espera" que precises de uma abaixo, demora ligeiramente mais tempo, mas estamos sempre a falar de frações de segundos.
Por exemplo para se mudar do D para o manual isso pode ser feito com o carro andar? e vice-versa a mesma coisa?
Abraço
A maneta de mudanças nas caixas automáticas é praticamente uma manete de "intenções", ou seja, a não ser na posição "P", as outras posições até podiam ser feitas com botões digitais (ou até uma manete digital como é feito em algumas versões da BMW). Nos Range Rover acho que, por exemplo, a comutação é feita com um botão rotativo.
Quer isto dizer que o passar de umas posições para as outras é um pouco indiferente sobre se o carro está parado ou em movimento, o que se passa é que a maior parte dos construtores limitam essas comutações a situações particulares para evitar que se mude de posição acidentalmente (por bater com a mão na manete ou algo do género. Na realidade mesmo que mudes de N para D ou para outra qualquer posição, a caixa analise se pode fazer o que lhe pedes sem por em causa o bom funcionamento do sistema (até mesmo com as mudanças manuais não consegues partir o motor caso queiras, pois mesmo que lhe peças as mudanças que queiras, o sistema só engrena aquilo que achar que pode engrenar).
Em resposta específica ao que perguntas, se estiveres a andar, na posição D (drive) podes passar para M (manual) e vice-versa. Nessa passagem apenas estás a dizer há caixa que a partir de agora não queres que seja ela a decidir automaticamente que mudança engrenar ou vice-versa. Vais em 3ª em D em andamento... passas para M e a partir daí podes acelerar ou travar que o carro vai-se manter na 3ª engrenagem enquanto as rotações o permitirem (se chegares ao red line ele começa a limitar combustível e não passa para 4ª, mas se travares ele reduz as mudanças e volta à 1ª quando estiveres parado). A qualquer momento podes passar também de manual para D e o carro verifica em que condições está a rolar e selecciona a mudança mais adequada.
Dá ainda para fazer uma outra brincadeira (e espero que este último comentário não te deixe mais baralhado): se tiveres comandos no volante, podes estar em automático e a qualquer momento podes pedir no volante uma mudança acima ou abaixo. O carro momentaneamente faz o que lhe pedes e mantem-se em modo manual durante algum tempo (até sentir que já não estás a meter mudanças) e nessa altura volta para automático de novo. Isto dá jeito para, por exemplo, quando estás a descer e queres travar com o motor... podes vir a andar (digamos em 5ª) e começa uma descida... o carro vai embalar... mas tu dás-lhe com uma abaixo no volante e ele para para 4ª e mantem-se em manual enquanto tu estás a descer sem carregar no acelerador... quando a descida acabar e o carro sentir que se mudaram as condições (começas a acelerar de novo, por exemplo), passa de novo para automático e volta a por a 5ª e por aí a fora...
O melhor é mesmo andares algum tempo com um carro automático para começares a sentir o funcionamento.
Se estás indeciso, recomendo vivamente a caixa automática. Eu também era daqueles que dizia que nunca ia querer uma caixa automática e que quero é ser eu a por as mudanças... mas a verdade é que consegues fazer o mesmo num carro automático e com muito mais controlo, muito mais depressa (especialmente numa STronic) e realmente é muito mais confortável e lógico o funcionamento do carro... Com o tempo começas a sentir tão bem como funciona que consegues evitar que ele mude de mudança ou mude logo só pela forma como tocas no acelerador.
Espero ter ajudado.
Já agora... em termos de aceleração dos 0-100 km/h, a Stronic é muito rápida a ir mudando de mudanças e por isso, hoje em dia, alguns carros são inclusivamente mais rápidos com a Stronic dos 0-100 km/h do que com a caixa manual.
A tiptronic é mais lenta mas o primeiro coice é mais forte. Isto está relacionado com o volante de inércia que tem um fenómeno em que, quando o carro está parado e começa a andar de repente, consegue aparentar ter mais binário do que tem. Se perceberes um bocadinho de física e perceberes o funcionamento do volante de inércia percebes porque é que isso acontece... Digamos que é uma sobrepressão que se forma dentro do volante que depois é expelida toda de uma vez... dá um coice do caraças mas a patir daí passa a ser normal e acaba por ser mais lenta até aos 100 km/h quando comparada com a Stronic... Normalmente as Tiptronic têm um programa de arranque (cujo nome agora não me lembro mas que implica travar e acelerar ao mesmo tempo) e as Stronic não têm esse programa, pois mal começas a acelerar o "robot" da caixa faz o ponto de embraiagem e se estiveres a travar para o carro não andar, estás só a queixar embraiagem...