Virtudes e Defeitos do Audi S3

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Pronto ... aqui fica ...

Em vez de se estar com oftopic no outro lado ...

Sempre quero ver o que praki se escreve...
 
e preciso ek venham ca falar kem os tem ou tenham tido... pra n falar nos consumos diria k um defeito talvez sejam as suspensoes...e virtude digo o comportamento a curvar...
 
mesmo a calhar, já estava a sentir-me mal por estar a responder no sitio errado.
uma pergunta, o teu S3 tem Esp?
dissestes que tinha um fiquei na ideia que era igual ao do meu primo de 99 e sem Esp.
 
Ca esta o topico correcto para esta discussao ;)!

Falando por experiencia propria.. todos os carros fogem, seja de traseira, frente ou as quatro ;)..
Ja andei num S3 alguns "bons" km e ate gostei bastante da conduçao.. porque é um carro que perdoa muito os erros do condutor, mas como o Boost falou, requer aprendizagem passar de um FWD ou RWD para um AWD.. mas pela impressao que fiquei é que é muito mais facil de corrigir que no FWD, basta um ligeiro aliviar do pedal e o carro insere-se perfeitamente na curva :) gostei..!
Mas causa um pouco de sobressalto ;) sobretudo nas primeiras ultrapassagens que fiz com o carro, parecia que o carro saía lateralmente :)..

De qq forma, acho-o bastante preciso, e mantem muito melhor a trajectoria que o A3, sobretudo em curvas mais fechadas!

Quanto ao ESP, nao muda em nada a conduçao do carro!
Apenas corrige os erros do condutor.. e em casos mais extremos salva-nos o carro ;)
Mas nao muda em nada a sensaçao da conduçao!
 
Eu aprendi que dos 3 tipos de tracção, há 3 tipos de condução.
tracção dianteira, entrada lenta em curvas e saidas rapidas, a traseira segue sempre a frente (desde de que com potencia, acelerador)
tracção traseira, entrada rapida em curva e saidas lentas, a traseira não segue a frente
tracção as 4, entrada em curva como carro tracção dianteira e saida como carro tracção traseira.

(todos) saidas de frente obrigam a jogo acelerador e/ou travão.
fonte: video escola de rally de Mark higgins

Minha opinião (não proprietario de S3)
Defeito do S3 8L I : consumo, peso (para algumas coisas), alguns extras esquecidos como manometros turbo, pressao oleo (k acho indispensavel em qualquer carro desportivo)
Virtude do S3 8L I : Quattro, potencia, peso (para outras),
 
tudo muito bonito ... aqui é que te espalhaste...

auditurbo disse:
fonte: video escola de rally de Mark higgins

por mais videos que vejas ... pode sempre dar-se o caso de .... embora os profissionais dizerem"A", tu sentires-te mais confortável com "B" ...

Daí que por exemplo ... com o S3 (para n dizer 4WD) em vez de entrar lentamente nas curvas, eu sinto-me mto mais confortável a fazer a curva de pé quase a fundo entrando na curva já com uma mudança que me permita acelerar até baixo mesmo antes do meio da curva chegar.

O carro permite .. só isso... ;)
 
defeitos de um S3 :o

esta gente anda doida?!?!?
eu já test-drive a: leon cupra r, astra opc, megane rc e golf 30 edition e o S3 é superior a todos eles!
tem uma habitabilidade excepcional!
e para 4x3 mexe-se muito melhor que os fwd que experimentei!

os unicos defeitos são o preço da gasolina! nem sequer são os consumos! porque quando se anda de pé leve o S3 faz medias inferiores ao megane rc e ao astra opc!

a curvar.... um S3 quando se quer a curvar no limite quer-se sempre em acelaração!
é um carro que apesar de facil condução quando se quer ir ao limite é preciso ter kit d'unhas!

quanto ao preço:
nem o considero caro! qualidade/prestações/exclusividade têm de ser pagar! porque senão daqui a uns anos seria mais um cup/106 gti/ vti

para a proxima vez que comprar um 8P arranjem-me lá os 10 mil eurazios a mais para ir ir buscar um S3! :P
 
o s3 tem muitas parecenças com o meu aviaozinho
motor, tracção e potência...
contudo, dá-me a ideia que a distribuição do peso é muito diferente e claro o s3 tem uma natureza desportiva muito mais assumida

eu pessoalmente adoro o carro e quanto às curvas, antes de comprar o aviaozinho, andei sempre em RWD e ainda para mais jipes. foi nisso tipo de carro que aprendi, seriamente, a guiar. apesar de já guiar desde muito novo. mas lá está, sozinho e a andar todos os dias muitos kms é que se aprende verdadeiramente. mas adiante, com a tracção quattro é totalmente diferente.

concordo perfeitamente com o boost na questão das curvas. o ponto forte da tracção quattro são as curvas e o mau tempo. em três anos de condução e quase mais de 80.000 kms feitos tive um susto uma vez. em função da minha experiência com RWD pesados como sao os jipes tive uma situação, num nó de entrada para AE com cerca 270º e mau piso em que o ESP detectou antes de eu sentir que a traseira estava a sair para fora e a luzinha do ESP piscou e sei que "as ajudas" entraram em funcionamento e o carro comportou diferente do que eu estava a fazer por breves instantes e senti ele alinhar para me devolver imediatamente o controlo. foi coisa de 1~2 segundos, mesmo rápido mas deu para sentir.

o engraçado foi que funcionou antes de perceber a necessidade de corrigir. o que fazia frequentemente, quer no bj40 quer no pajero.

por isso curvas fechadas são muito mais seguras, o que ganha particular importancia em mau tempo. e quanto a curvas abertas... lol lembro-m de há uns tempos um fumarento que se colou na traseira, vinha um na A1 pro porto e vinha a fazer uns 200, 200 e qq coisa. e lá vinha ele todo contente no "cone" eh eh nao digo q nao tivesse força para m ultrapassar, nao sei, era reprogramado seguramente, por isso, pode sair de lá qualquer coisa, mas ele nao se atreveu a ficar no cone quando comecei a fazer um slalom a essa velocidade na AE.

questão: é burrice fazer slalom na AE a essa velocidade? sim lol
se eu fazia num RWD? neps. se senti perigo ou descontrolo ao fazer isso? nope! o gajo lá sacudiu e ficou para trás.

o quattro, é mais do q um lettering na traseira. a minha experiência de quattro limta-se ao haldex. apesar de já ter guiado uma rs6 que tem o sistema torsen, nao posso dizer q diferenças há pois apenas a guiei por um pouco e fiquei literalmente sem folego com a orquestra q ela tem e sobretudo, SOBRETUDO, com a travagem dela. minha nossa, já andei em aviões com abrandadores mais foleiros!!!

;)
 
boost disse:
tudo muito bonito ... aqui é que te espalhaste...

por mais videos que vejas ... pode sempre dar-se o caso de .... embora os profissionais dizerem"A", tu sentires-te mais confortável com "B" ...

Daí que por exemplo ... com o S3 (para n dizer 4WD) em vez de entrar lentamente nas curvas, eu sinto-me mto mais confortável a fazer a curva de pé quase a fundo entrando na curva já com uma mudança que me permita acelerar até baixo mesmo antes do meio da curva chegar.

O carro permite .. só isso... ;)
pus videos porque senão iam pensar que andei la e não ia haver discusão,
tambem vejo videos meus e quê? Para aprender a ser eu? Achas que é por ai que vou?
Os profissionais são profissionais, não sou eu que vou dizer ao mark Higgins olha eu sinto-me melhor em B. ele pensaria logo "mas quem é este gajo?"
Coloquei esta informação de alguem que deve saber o que é lume, porque mencionaram que todos os carros fogem que é verdade, e isto é uma certa informação para conhecimento geral.
quem se espalhou fostes de certo tu porque quando um piloto de rally diz entrar devagar, o seu entrar devagar de certeza que é menos devagar que tu ou eu, não achas?
Já vistes alguma vez por ex o Carlos Sainz a brincar com um rs em asfalto? e tambem um tracçao 4. e a ver se não sai disparado ao curvar, logico o dominio e experiencia é outra.
Eu no meu carro se andar a 130 e entrar numa curva e reduzir para 3ª faço bem a curva e a certo momento acelerador a fundo, mas se reduzir 3ª e logo 2ª e acelerar a fundo de certeza que começa logo a sair adrenalina sobretudo se a velocidade andar por 80/90.

Referente a defeitos e virtudes de S3, tambem poderia-mos falar aqui entre o S3 8l e o S3 8p, de certeza que a muitas coisas para melhor no 8p, porque alterariam se estava tudo perfeito no 8l?
 
tiaguinho disse:
fdx so rir... video do n sei ktos... vale tudo tou a ver... agr ja se aprende a conduzir com videos... ai o caraiiiii
enganei-me não é video era dvd. :green:
quem falou em aprender a conduzir com videos? que eu saiba eu mencionei uma fonte de informação!


outra fonte de informação:
http://au.answers.yahoo.com/answers2/frontend.php/question?qid=20080211230722AAdnFdM
E agora não me digam que alguem disse que se aprende a conduzir na internet, navegar talvez :green: :green:
 
continuando com a historia S3 foge de frente, encontrei mais informação que me pode dar certa razão. (falo do 8L não do 8P, aviso para não haver confusão)
"Although dubbed Quattro, the S3 uses a different four-wheel drive system. The Haldex coupling adjusts the bias from the front to rear axle as grip changes - most of the time it operates as a front-wheel drive.
fonte: http://www.answers.com/topic/audi-s3

Disadvantages of the Haldex system include: the vehicle has inherent front-wheel drive handling characteristics (as when engine-braking, load is only applied on the front wheels, and due to the reactive nature of the Haldex system and slight lag time in the redistribution of engine power).
Fonte: http://www.answers.com/topic/quattro-all-wheel-drive-system

Normally front wheel drive vehicle. In normal driving conditions near 100% of torque transferred to front axle. When slipping occurs, Haldex multiplate clutch locks and up to near 100% of torque is automatically transferred to rear axle. Haldex clutch offers instant activation – it locks as soon as one driveshaft travels just 1/8 of a turn further than the other. Front wheels do just 1/4 of a turn before AWD is activated. Accompanied by EDL on front wheels, in on-road conditions the car will not move if both front and one rear wheels lose traction.
Again, due to limitations of Electronic Differential Lock (see quattro IV description above), in off-road conditions it is enough for one front and one rear wheel to lose traction and the car will not move.
The Haldex system is more reactive than preventative; the Torsen's even power split under non-slipping conditions makes slipping less likely to start, while the Haldex's greater torque split under slipping conditions is helpful for recovery.
Haldex Electronic Control Unit disengages the clutch as soon as brakes are applied to allow ABS work properly; it also disengages the clutch when handbrake is pulled to allow “handbrake turns”. When performing tight low-speed turns (e.g. parking) the clutch is disengaged by Electronic Control Unit to avoid wind-up in transmission.
fonte: http://www.answers.com/topic/quattro-all-wheel-drive-system

Pelo que entendo em certas ocasiões o S3 responde como o meu fwd, então pode fugir de frente?
E com esta historia da discução de foge de frente ou não acabei de colocar mais informação interessante sobre o S3.
 
para mim, falar do meu carro é quase igual a falar do s3 atenta as semelhanças entre ambos, com excepção da repartição do peso. o que, pode ter alguma influência sensível. na minha experiência, o meu carro nunca me fugiu de frente. aliás, se eu tentar colocá-lo numa situação intencional de perda de controlo, entenda-se, travão de mão em gravilha, ele nao faz o peão. se eu sacar do travão e continuar com a direcção guinada para atirar o peso dele para fora e tentar força-lo a fazer o peão, a tracção é distribuida automaticamente para controlar o carro e contrariar o deslizar.

agora, nao digo que o carro seja impossível de fugir de frente. creio que se guinares instantaneamente e meteres o pé a fundo no travão e embraiagem, assumo que, em condições climatéricas adversas, NENHUM carro não tenderá a fugir de frente... nem que seja um pouco. pois dessa forma estarás a desperdiçar a força do motor e a preciosa ajuda do mesmo no controlo do carro. como eu aprendi a guiar em carros pesados, entenda-se jipes, era impensável conduzi-los sem o controlo e a ajuda da caixa. eu aplico o mesmo princípio por defeito no meu carro.

razões e experiências q m levam às conclusões que apresento em cima. de qualquer forma, a tracção quattro é apenas uma das características do s3. a meu, como é evidente, não foi razão nenhuma que a marca equipou aquele carro e motor, com a tracção quattro. de reparar que, o critério da audi na aplicação do sistema quattro na modalidade de haldex ou torsen, prende-se com as condições e características físicas de peso, chassis e motorização. como o tt e o s3 partilham a mesma estrutura base, receberam o sistema haldex, enquanto que os RS por ex, vêm com o sistema torsen, atentas as particularidades de chassis, peso e motorização.

quanto à citação que fazes do sistema haldex ser mais reactivo do que preventivo, a minha percepção disso é que acaba por ser muito teórico. eu ja tive uma ocasião em que se nitidamente as ajudas e a tracção quattro a funcionar em simultaneo, retirando-me o controlo sobre o motor e travão instantaneamente. como falei, isso aconteceu antes de eu pressentir a necessidade de efectuar qualquer reacção ou reajustamente na trajectória real do carro em face da que seria a ideal para a estrada.

em conclusão, é um sistema muito eficiente a meu ver. muito mesmo.
 
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