Vv EGR

Pq dizem k é melhor fecharem válvula EGR???desculpem a minha ignorançia mas quem não sabe pergunta...
Há alguma melhoria significativa???consumos,performances??
 
sim.. é meramente por motivos ambientais. Podes bloqueá-la 100 com uma junta cega ou "parcialmente" com o vag com. Procura aqui no forum que há alguns posts sobre isso :wink:
 
Só tens que ter em conta que com a junta fechada / cega, os valores das emissões de gases sobem, e no IPO podes ter problemas com isso.
 
Boas!

A minha carrinha veio hoje da revisão e mandei fazer uma lipeza da MAF e do valvula EGR!!
Nota-se uma diferença nao muito significativa (tambem nao deu para testar bem), mas notei principalmente a baixa velocidade!!!
Quando fores à revisão com o teu carro, manda fazer uma limpeza, ou entao temos uns DYs a explicar como se faz!!!
 
Mas nao e so a valvula EGR que faz criar a sugidade na admissão...

A valvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) serve para fazer a recirculação de gases de escape, isto para respeitar as normas ambientais Europeias de emissoes de gases para a atmosfera, o que a valvula EGR faz ao certo e fazer com que uma certa percentagem dos gases de escape passem para a admissao e sejam queimados outra vez, estes gases fazem com que o ar que entra na admissao nao seja tao fresco (como devia) e 100% oxigenio que faz melhor combustao que o dioxido de carbono.

Outra das coisas que faz com que a admissao e as tubagens do Intercooler fiquem sujas e com grandes camadas de "massa/pasta" e os vapores de oleo que saiem da tampa das valvulas o CCV (Crank Case Ventilation) tambem e um sistema anti-poluição, foi dos primeiros a ser criado e aparecer nos carros, e consiste num tubo ligado a tampa das valvulas e que vai ligar ao tubo que sai do filtro do ar e vai para o turbo, fazendo com que se acumule oleo nas tubagens do Intercooler e na admissao, estes vapores de oleo e o outro factor que faz com que a entrada de ar para a admissao nao seja 100% oxigenio e fresco.

A combinação destas duas coisas e que faz criar a dita "massa/pasta" preta no colector de admisao e nas tubagens do Intercooler. Ambas as coisas prejudicao o rendimento do carro, primeiro porque o ar que entra na admissao e mais quente, segundo porque o ar nao e tao "puro" e em terceiro porque a "massa/pasta" que se vai acumulando nas tubagens faz obstrução ao ar que entra na admissao.

A solução para isto sao:

Eliminar a EGR fisicamente

A "eleminação" da EGR pelo Vag-Com apenas a restringe em 97% no maximo, o que significa que continua a existir passagem de gases de escape para admissao por pouco que sejam.

Para eleminar a EGR, ou se coloca uma junta sega no sitio onde liga o flexivel que vem do colector de escape e uma junta sega no colector de escape, e coloca-se um parafuso ou algo que tape os dois tubos de vaco que ligam a EGR para que fique totalmente anulado e a borboleta que esta la dentro fique sempre aberta para receber o ar que vem do turbo.

A segunda opção para eleminar a EGR, para mim esta e a melhor, é retirar a EGR e colocar um tubo a direiro no sitio da EGR e colocar uma junta sega no colector de escape no sitio onde ligava o flexivel que ia para a EGR, esta opcao para mim e melhor pelo simples motivo que como nao tem nada la dentro faz menos obstrucao ao ar que entra na admissao.


Fazer um CCV-Bypass

A opcao mais simples e mais eficaz, é retirar o tubo que vem da tampa das valvulas e liga ao tubo que vem do filtro de ar.

Em seguida coloca-se algo, por exemplo um pe de cadeira daqueles de plastico, a tapas o buraco do tubo que vem do filtro de ar, para nao haver perdas de succao de ar do filtro de ar.

Depois e colocar uma mangueira ligada na tampa das valvulas onde ligava o tubo que ia ter ao tubo que vem do filtro de ar, e mandar essa mangueira para o chão.


A outra hipotese e arranjar ou fazer um oil-catch-tank e ligar uma mangueira a tampa das valvulas onde estava ligado o tal tubo que ia directo para o tubo que vem do filtro de ar e ligar essa mangueira ao oil-catch-tank, depois liga-se outra mangueira do oil-catch-tank ao tubo que vem do filtro de ar, desta forma os restos de oleo que vem nesses vapores que saiem da tampa das valvulas fica retido no oil-ctach-tank e nao vai para a admissao.

O problema desta ultima hipotese e que nao elemina totalmente esses vapores que vem da tampa das valvulas e vao sempre alguns vapores para a admissao na mesma e com eles pequenas particulas de oleo que criam a tal "massa/pasta" no colector de admissao e tubagens do Intercooler, mas ja evita grande quantidade de vapores que entravam anteriormente.


Ainda este fim-de-semana estive a fazer a revisão ao meu carro, e claro aos 113.000Km sem nunca ter sido limpa a admissao, o colector de admissao do carro tinha cerca de 0.5cm de "massa/pasta" agarrada as paredes do colector de admissao. A EGR coitada nem sei como e que a borboleta ainda mexia, o tubo que vem do filtro de ar esse tirei-o e quando o virei era so oleo a sair de la.
 
p disse:
[m ]
Mas nao e so a valvula EGR que faz criar a sugidade na admissão...

A valvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) serve para fazer a recirculação de gases de escape, isto para respeitar as normas ambientais Europeias de emissoes de gases para a atmosfera, o que a valvula EGR faz ao certo e fazer com que uma certa percentagem dos gases de escape passem para a admissao e sejam queimados outra vez, estes gases fazem com que o ar que entra na admissao nao seja tao fresco (como devia) e 100% oxigenio que faz melhor combustao que o dioxido de carbono.

Outra das coisas que faz com que a admissao e as tubagens do Intercooler fiquem sujas e com grandes camadas de "massa/pasta" e os vapores de oleo que saiem da tampa das valvulas o CCV (Crank Case Ventilation) tambem e um sistema anti-poluição, foi dos primeiros a ser criado e aparecer nos carros, e consiste num tubo ligado a tampa das valvulas e que vai ligar ao tubo que sai do filtro do ar e vai para o turbo, fazendo com que se acumule oleo nas tubagens do Intercooler e na admissao, estes vapores de oleo e o outro factor que faz com que a entrada de ar para a admissao nao seja 100% oxigenio e fresco.

A combinação destas duas coisas e que faz criar a dita "massa/pasta" preta no colector de admisao e nas tubagens do Intercooler. Ambas as coisas prejudicao o rendimento do carro, primeiro porque o ar que entra na admissao e mais quente, segundo porque o ar nao e tao "puro" e em terceiro porque a "massa/pasta" que se vai acumulando nas tubagens faz obstrução ao ar que entra na admissao.

A solução para isto sao:

Eliminar a EGR fisicamente

A "eleminação" da EGR pelo Vag-Com apenas a restringe em 97% no maximo, o que significa que continua a existir passagem de gases de escape para admissao por pouco que sejam.

Para eleminar a EGR, ou se coloca uma junta sega no sitio onde liga o flexivel que vem do colector de escape e uma junta sega no colector de escape, e coloca-se um parafuso ou algo que tape os dois tubos de vaco que ligam a EGR para que fique totalmente anulado e a borboleta que esta la dentro fique sempre aberta para receber o ar que vem do turbo.

A segunda opção para eleminar a EGR, para mim esta e a melhor, é retirar a EGR e colocar um tubo a direiro no sitio da EGR e colocar uma junta sega no colector de escape no sitio onde ligava o flexivel que ia para a EGR, esta opcao para mim e melhor pelo simples motivo que como nao tem nada la dentro faz menos obstrucao ao ar que entra na admissao.


Fazer um CCV-Bypass

A opcao mais simples e mais eficaz, é retirar o tubo que vem da tampa das valvulas e liga ao tubo que vem do filtro de ar.

Em seguida coloca-se algo, por exemplo um pe de cadeira daqueles de plastico, a tapas o buraco do tubo que vem do filtro de ar, para nao haver perdas de succao de ar do filtro de ar.

Depois e colocar uma mangueira ligada na tampa das valvulas onde ligava o tubo que ia ter ao tubo que vem do filtro de ar, e mandar essa mangueira para o chão.


A outra hipotese e arranjar ou fazer um oil-catch-tank e ligar uma mangueira a tampa das valvulas onde estava ligado o tal tubo que ia directo para o tubo que vem do filtro de ar e ligar essa mangueira ao oil-catch-tank, depois liga-se outra mangueira do oil-catch-tank ao tubo que vem do filtro de ar, desta forma os restos de oleo que vem nesses vapores que saiem da tampa das valvulas fica retido no oil-ctach-tank e nao vai para a admissao.

O problema desta ultima hipotese e que nao elemina totalmente esses vapores que vem da tampa das valvulas e vao sempre alguns vapores para a admissao na mesma e com eles pequenas particulas de oleo que criam a tal "massa/pasta" no colector de admissao e tubagens do Intercooler, mas ja evita grande quantidade de vapores que entravam anteriormente.


Ainda este fim-de-semana estive a fazer a revisão ao meu carro, e claro aos 113.000Km sem nunca ter sido limpa a admissao, o colector de admissao do carro tinha cerca de 0.5cm de "massa/pasta" agarrada as paredes do colector de admissao. A EGR coitada nem sei como e que a borboleta ainda mexia, o tubo que vem do filtro de ar esse tirei-o e quando o virei era so oleo a sair de la.

Granda post... PARABENS!! ;)
 
Nao tem de agradecer tamos ca e para nos ajudarmos uns aos outros, hoje fui eu amanha quem sabe nao sao voces que me dao uma ajuda... ;)

Ainda bem que consegui transmitir a informação, tava com receio que tivesse algo confuso ou assim... ;D

Este fim de semana estive a fazer essas duas MODs no meu carrito... Posso dizer que nota-se ligeiras melhoras, e se vissem o fumo que sai da mangueira, percebiam logo o porque das tubagens do IC e do colector de admissao ficarem pretos e com aquela "pasta/massa" toda...

Agora admissao esta a 100%... ;D
 
scarz disse:
Eu apenas coloquei uma junta cega na zona do flexivel de forma a tamponar a passagem dos gases...

Tambem e uma hipotese, mas convem sempre limpar tudo antes de fazer isso, para nao continuar a porcaria toda la a obstruir a passagem de ar. Mas se reparares no interior da EGR e mais estreito que a entrada do colector de admissao, e com a borboleta e o veio que estao la dentro, tudo isso faz obstrucao a passagem do ar. mas da maneira que fizeste e o suficiente para anular a sugidade que faz a EGR na Admissao do carro. ;)
 
vou por uma questao ate pode ser estupida mas.....ca vai, se anularmos a valvula EGR e o tubo que vem da tampa de válvulas, certíssimo que há menos óleo na admissão mas esse óleo não fará bem ao motor visto que vai lubrificar o cilindro? Não seria melhor deixar tudo como está e ir limpando periodicamente?

aguardo a resposta
abraço
 
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