o link n funciona...
nos diesel não sei.. disso num entendo..
mas nos motores a queimar combustivel de esquentador, por vezes utiliza-se água destilada injectada em mistura com o ar na camara de combustão para reduzir a temperatura... numa baixissima relação, tipo 1 gota de 10 em 10 segundos (tem um conta-gotas no deposito da água para regular isso, da mesma forma que eu no meu carro tenho um deposito para um lubrificante extra que entra gota-a-gota, até se costuma utilizar outro deposito desses para a água)
depois que eu saiba, tenho 2 amigos que começaram a misturar ethanol na água destilada, para que ao mesmo tempo que arrefecem a camara de combustão retirarem algum rendimento.. mas lá está, não faço ideia da porpoção da mistura H2O-Ethanol nem faço ideia dos tempos de gotas para cada carro...
tambem não tenho noção dos ganhos reais em termos de rendimento, tipo, nenhum dos 2 amigos que tem isso nos carro os levou aos rolos para fazer a experiência...
o que eu sei ao certo é que a água, reduz a temperatura na camara de combustão, poupa as velas e baixa o consumo em média 5 a 10%.. a mistura com o eathanol dá uma melhoria de resposta do motor a todas as rotações...
contra: preço do litro de ethanol e do litro de agua destilada faz com que aumentem os gastos de €/100km
ambos deixaram de usar o ethanol no dia-a-dia, usam apenas em track day's, dia-a-dia só água destilada...