rjbonifacio disse:
E alguem sabe onde isso esta escrito? :roll:
É algo que não compreendo, quem defende o xenon só o faz por motivos estéticos....no fundo é isso.
O xenon provoca encandeamento se não estiver regulado (ou auto-regulado).
É um problema de segurança na estrada....nem todos nós temos 20 anos, existe muita gente com 50, 60 que conduz com dificuldade sem ter de apanhar com centrais a encandear... antes do cruzamento e alguns segundos após o cruzamento.
Não compreendo quem defende algo que é perigoso... por motivos estéticos... e ilegal.
respondendo ao rjbonifacio
Está escrito na Directiva 97/24/EC of the European Parliament and of the Council of 17 June 1997 on certain components and characteristics of two or three-wheel motor vehicles.
Portanto: Se tens um carro com xenon homolgado após 1997, garantidamente não é de fabrica.
Adicionalmente:
Para quem tiver duvidas acerca do xenon:
1. A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
2. O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso serior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.
Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático