XENON e LAVA FAROIS - Amigos inseparáveis

Está difícil... não queiram usar a excepção para fazer uma regra.

Carros homolgados durante e após 1997 na europa...
Podes ter carros em stock (A8's) que são vendidos em 1998... digo eu.
 
paulo oliveira disse:
Está difícil... não queiram usar a excepção para fazer uma regra.

Carros homolgados durante e após 1997 na europa...
Podes ter carros em stock (A8's) que são vendidos em 1998... digo eu.

E alguem sabe onde isso esta escrito? :roll:
 
rjbonifacio disse:
E alguem sabe onde isso esta escrito? :roll:


É algo que não compreendo, quem defende o xenon só o faz por motivos estéticos....no fundo é isso.
O xenon provoca encandeamento se não estiver regulado (ou auto-regulado).
É um problema de segurança na estrada....nem todos nós temos 20 anos, existe muita gente com 50, 60 que conduz com dificuldade sem ter de apanhar com centrais a encandear... antes do cruzamento e alguns segundos após o cruzamento.
Não compreendo quem defende algo que é perigoso... por motivos estéticos... e ilegal.

respondendo ao rjbonifacio
Está escrito na Directiva 97/24/EC of the European Parliament and of the Council of 17 June 1997 on certain components and characteristics of two or three-wheel motor vehicles.
Portanto: Se tens um carro com xenon homolgado após 1997, garantidamente não é de fabrica.

Adicionalmente:
Para quem tiver duvidas acerca do xenon:
1. A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
2. O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso serior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.

O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.
Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático
 
paulo oliveira disse:
É algo que não compreendo, quem defende o xenon só o faz por motivos estéticos....no fundo é isso.
O xenon provoca encandeamento se não estiver regulado (ou auto-regulado).
É um problema de segurança na estrada....nem todos nós temos 20 anos, existe muita gente com 50, 60 que conduz com dificuldade sem ter de apanhar com centrais a encandear... antes do cruzamento e alguns segundos após o cruzamento.
Não compreendo quem defende algo que é perigoso... por motivos estéticos... e ilegal.

respondendo ao rjbonifacio
Está escrito na Directiva 97/24/EC of the European Parliament and of the Council of 17 June 1997 on certain components and characteristics of two or three-wheel motor vehicles.
Portanto: Se tens um carro com xenon homolgado após 1997, garantidamente não é de fabrica.

Adicionalmente:
Para quem tiver duvidas acerca do xenon:
1. A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
2. O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso serior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.

O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.
Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático

Eu não estou a defender o xenon nem muito menos a deixar de defender, não ando com nenhuma bandeira até porque não ganhava nada com isso.
O meu post não foi para defender nada, foi apenas para provar ao MADLIMA que estava errado, já que garantia a pés juntos que o meu carro nao poderia ter vindo com xenon sem lava farois.
Nao me interessa que seja a coisa mais perigosa do mundo, nem muito menos quero discutir se mata velhinhos nos cruzamentos, mas que é um facto que a Audi produziu e homologou carros desta maneira. O meu carro provavelmente hoje nao poderia ser tambem homologado, pois as normas anti poluição estão mais apertadas, assim como um fiat UNO jamais passaria um crash test hoje em dia, mas o que é um facto é que eles foram homologados e ainda hoje circulam. Num mundo perfeito obrigavamos todos a deitar os carros fora ao fim de 6 meses e a comprar carros novos bem mais seguros e menos poluentes.

E achas mesmo que alguem so compra um carro com xenon porque é mais bonito :o :o

PS: eu não tenho a minima duvida que um carro com auto nivelamento e lava farois é melhor e mais seguro, quer tenha ou nao xenon, e ainda bem que hoje em dia já quase todos trazem isso de serie.
 
Disse que o xenon instalado no carro não é de fábrica (de origem). Apenas isso.
Como já trabalhei em varios conssessionários, sei do que falo. Ponto. É a minha convicção.
Mas aceito a tua.
 
Quanto a história dos veículos em stock de 97 que saíram em 98, apenas há uma coisa a dizer.
Se foi matriculado após uma determinada lei/directiva, o fabricante tem de efectuar as respectivas
modificações para cumprir a lei antes de matricular o veículo.
Por acaso se muita gente soubesse de certas coisas que se fazem em oficinas autorizadas.
Mas não vou dar nomes, nem especificar nada por motivos óbvios.
 
MADLIMA disse:
Disse que o xenon instalado no carro não é de fábrica (de origem). Apenas isso.
Como já trabalhei em varios conssessionários, sei do que falo. Ponto. É a minha convicção.
Mas aceito a tua.

em que carro? no meu?
 
mustang disse:
em que carro? no meu?

eu diria que sim.. mas so falo com conhecimento do equipamento disponvel para esse carro..

se tiveres o VIN ai a mao, podes mandar por PM a ver se esta indicado o sistema de xenon..
 
RockyBoy disse:
eu diria que sim.. mas so falo com conhecimento do equipamento disponvel para esse carro..

se tiveres o VIN ai a mao, podes mandar por PM a ver se esta indicado o sistema de xenon..

Pergunto-me se eventualmente viram o PDF que está na página atrás :roll: Trata-se de um S8 que entre os extras, tem os códigos 8JG e 8X0..

Resumindo:

8JG - headlight with gas discharge lamp for driving on the right
8X0 - without headlight washer system
 
Ricardo M. disse:
Pergunto-me se eventualmente viram o PDF que está na página atrás :roll: Trata-se de um S8 que entre os extras, tem os códigos 8JG e 8X0..

Resumindo:

8JG - headlight with gas discharge lamp for driving on the right
8X0 - without headlight washer system

Mas não é um site da marca que publica isso... e o VIN está tapado, logo para ja não tira a duvido.. mas isto sou eu que digo..
 
mustang disse:
E achas mesmo que alguem so compra um carro com xenon porque é mais bonito :o :o

A questão não é quem compra um carro com xenon...
É quem altera um carro para o ter... e sim não tenho dúvidas nenhuma, só o fazem pelo "look" nocturno, garantidamente não é pela segurança, porque se o fosse não comprariam pneus usados baratos ...
 
paulo oliveira disse:
A questão não é quem compra um carro com xenon...
É quem altera um carro para o ter... e sim não tenho dúvidas nenhuma, só o fazem pelo "look" nocturno, garantidamente não é pela segurança, porque se o fosse não comprariam pneus usados baratos ...

eu pus xénon porque a luz é muito melhor que a de halogéneo. tanto é que continuo a optar pela temperatura original de 4300k que é a mais "amarelada" mas também a mais potente. ou achas que halogéneo tem a mesma potencia que xénon. achas à noite que tem alguma comparação?
 
nmb disse:
eu pus xénon porque a luz é muito melhor que a de halogéneo. tanto é que continuo a optar pela temperatura original de 4300k que é a mais "amarelada" mas também a mais potente. ou achas que halogéneo tem a mesma potencia que xénon. achas à noite que tem alguma comparação?

Respondendo directamente á tua questão: Não tem comparação

Da mesmo forma que as minhas palavras não devem ser generalizadas, também as tuas não devem ser.
A larga maioria das pessoa que coloca xenon, faz pelo "look" que supostamente fica, e como sabes bem... não colocam lâmpadas de 4300K.... exactamente por serem demasiado amarelas, mesmo sendo uma das melhores opções de luz.

Para comprovar isto... basta andar na estrada.
 
paulo oliveira disse:
Respondendo directamente á tua questão: Não tem comparação

Da mesmo forma que as minhas palavras não devem ser generalizadas, também as tuas não devem ser.
A larga maioria das pessoa que coloca xenon, faz pelo "look" que supostamente fica, e como sabes bem... não colocam lâmpadas de 4300K.... exactamente por serem demasiado amarelas, mesmo sendo uma das melhores opções de luz.

Para comprovar isto... basta andar na estrada.

sim acredito que muitos o fazem pelo look e basta ver que é raro o kit xenon aftermarket sem ser pelo menos 6000k. mas não são todos. espero... :roll:
 
Back
Top