Boas,
Hoje sou eu que aqui venho contar a minha história do Xénon na inspecção.
Passou-se hoje de manhã no centro de inspecções da Madeira.
Como já ia mais ou menos preparado e não me apeteceu mudar as lâmpadas, fiz a viagem até ao local de xenon ligado, para qd me pedissem para ligar não fizesse aquele tremer das lâmpadas xénon.
Assim que finalmente cheguei com o carro ao interior do centro, aproximou-se o inspector e começou logo a olhar para os faróis. Eu dentro do carro só me apetecia rir, e fui preparando o patuá para a argumentação (desde já mt obrigado aos users do fórum, que ajudaram imenso neste tópico).
O gajo insistia em olhar para os faróis. Ia fazendo as outras coisas, mas sempre que lá passava não resistia... :lol:
Tudo se desenrolou normalmente, e assim que saí com a carrinha para o parque dirigi-me para receber as notícias...
"Olhe, sabe... Você não pode andar com as lâmpadas que tem na carrinha..."
Ainda não tinha acabado de dar o raspanete... Disse-lhe logo "Podia mostrar-me o Decreto-lei que regulamenta a proibição da utilização de lâmpadas xénon no meu carro?"
Bem, o inspector ficou azul, roxo, amarelo. E disse "Sim, eu vou mostrar-lhe" Chegou com umas folhas rascunho, de um tal Jornal oficial, não sei quê.
Continuei a insistir "Desculpe mas se me vai passar carta vermelha, tem que me mostrar o documento oficial e não um apontamento"
Respondeu-me: "O que lhe posso fazer é indicar-lhe o meu chefe"
Lá fui eu falar com o chefe do centro.
A conversa repetiu-se, mantive sempre a minha opinião.
Ao final de algum tempo, o chefe admitiu que os meus faróis estão mais que preparados para receber xénon, mas que DEVIAM ter lava faróis e auto-nivelação.
Foi aí que lhe disse: "Daqui a dois anos, eu venho com as mesmas lâmpadas à inspecção"
Ao qual ele respondeu: "Venha falar comigo primeiro"
Pessoal da Madeira... Não hesitem em falar com o responsável do centro antes da inspecção no caso de terem xénon nos vossos carros.
Desculpem o testamento.
offtopic: Fiquei a saber de outra coisa: Mesmo que as jantes não estejam homologadas no livrete, nos centros de inspecção não pegam por isso, desde que não passem para fora da chapa do veículo.