gato_ke_mia disse:
neljoe disse:
Caro Gato Ke Mia:
Falando em LEIS.. e visto seres um "defensor" das mesma...
Nunca passaste dos 120 na AE
Para bom entendedor...
:roll:
Claro, nem eu disse para n meterem xénon.
Quanto a documentos, por ex:
http://www.td.gov.hk/FileManager/EN/Content_1178/hid_requirement.pdf
Nos últimos parágrafos, um automóvel para ser homolgado com xénon tem que respeitar a directiva europeia (ECE quarenta e oito) respeitante a faróis de descarga, que obriga à regulação automática dos faróis e da presença de lava-faróis.
Apesar do documento n ser europeu, a legislação aplicada para a europa é essa mesmo.
Prometo fazer a apresentação quando tirar fotos à minha carripana q esteve parada desde 2003...
Olha que bom o wochi vai ficar todo contente se isto for verdade entao o que e lei na europa e lei em Portugal???????
Entao quer dizer que vamos poder meter pelicula a vontade se e legal nos outros paises tambem passa a ser legal em portugal.
Amigo a lei para ser valida em Portugal tem de ser publicada em diario da republica e tem de ser apresentada por quem de direito, assembleia da republica, governo ou neste caso especifico pela DGV.
Ora em PORTUGAL nao existe nada, mas NADA sobre as luzes de xenon, por serem uma situaçao recente e em portugal somos sempre os ultimos a fazer alguma coisa e normalmente copiamos o que os outros fizeram.
Agora para te fundamentares vais buscar documentos dos estados unidos para figurarem como validos em Portugal???????????
ainda nao chegamos a esse ponto.
Fazes fe numa qualquer carta de um otario (so pode ser) em que manda realizar um teste expedito (por 2 camelos na mala do carro) para ver se existe um sistema de regulaçao automatica???
Mas o tipo esqueceu-se de recomendar o teste para oos lava-farois, deve mandar por um gajo com impermeavel e guarda-chuva a frente do carro a ver se ele mija.
Em Portugal nao existe legislaçao contra ou a favor dos farois de xenon, a lei é omissa as unicas coisa que refere e a cor (branca ou amarela) e que devem estar reguladas de forma a nao causar encandeamento, por isso nas IPO existe uma maquineta que tem de estar certificada para ver se o feixe das luzes esta ou nao correcto.
Nao e pegar em 2 murcões e manda-los subir para a traseira do veiculo.
Isto e um assunto que ja começa a ser batidinho no forum e inclusive ja se tinha visto a 1ª carta que mostras-te o que so vem demonstrar a validade dela, a 2ª a legislaçao americana nao se aplica em Portugal.