1.8T - "The Topic"

Re: 1.8T - "The Topic"

Boas RicardoEV e Trevas, desde já obrigado pelas vossas respostas!
Em relação ao sensor de oxigénio eu tenho conhecimento de como funciona porque trabalho com equipamentos que também utilizam sensores de oxigénio e apesar de serem aplicações diferentes o funcionamento é semelhante. O sensor tem aquecimento interno e enquanto o carro tá frio e a sonda lambda ainda não chegou á temperatura ideal de funcionamento a centralina assume valores "default", certo ;)

Em relação ás velas, tenho estas NGK Iridium e tenho também umas NGK Platinum novas, as Iridium ainda estão boas e ainda não as substituí, apenas corrigi a folga que tinha uma diferença de 0,02mm.

A minha ideia de retirar os 2 catalizadores e a panela intermédia é a ver se o carro ganha mais qualquer coisa em baixa rotação. Relativamente á IPO não tem problema porque oriento-me pela porta do cavalo eheh! Acredito que também vá fazer mais barulho e isso pessoalmente também me agrada porque neste carro oiço pouco o motor e gostava de ouvir mais. Tive um Porshe Boxter e adorava o barulho do motor, é algo de que tenho saudades...

Ora bem, o Trevas falou em fazer um teste de estrada e registar os valores de massa de ar e de pressão de turbo, com o Vag-Com certo? Começo a fazer o log e depois faço uns quilómetros a puxar ou ponho-me na autoestrada e mantenho a velocidade? Isto é que era uma boa dica que me podiam dar!!
Já agora, o sensor MAF é o sensor de pressão de ar da admissão, ou por outras palavras, sensor de pressão do turbo, correcto?

Obrigado!!
Cumps

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Boas RicardoEV e Trevas, desde já obrigado pelas vossas respostas!
Em relação ao sensor de oxigénio eu tenho conhecimento de como funciona porque trabalho com equipamentos que também utilizam sensores de oxigénio e apesar de serem aplicações diferentes o funcionamento é semelhante. O sensor tem aquecimento interno e enquanto o carro tá frio e a sonda lambda ainda não chegou á temperatura ideal de funcionamento a centralina assume valores "default", certo ;)

Em relação ás velas, tenho estas NGK Iridium e tenho também umas NGK Platinum novas, as Iridium ainda estão boas e ainda não as substituí, apenas corrigi a folga que tinha uma diferença de 0,02mm.

A minha ideia de retirar os 2 catalizadores e a panela intermédia é a ver se o carro ganha mais qualquer coisa em baixa rotação. Relativamente á IPO não tem problema porque oriento-me pela porta do cavalo eheh! Acredito que também vá fazer mais barulho e isso pessoalmente também me agrada porque neste carro oiço pouco o motor e gostava de ouvir mais. Tive um Porshe Boxter e adorava o barulho do motor, é algo de que tenho saudades...

Ora bem, o Trevas falou em fazer um teste de estrada e registar os valores de massa de ar e de pressão de turbo, com o Vag-Com certo? Começo a fazer o log e depois faço uns quilómetros a puxar ou ponho-me na autoestrada e mantenho a velocidade? Isto é que era uma boa dica que me podiam dar!!
Já agora, o sensor MAF é o sensor de pressão de ar da admissão, ou por outras palavras, sensor de pressão do turbo, correcto?

Obrigado!!
Cumps
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Boas RicardoEV e Trevas, desde já obrigado pelas vossas respostas!
Em relação ao sensor de oxigénio eu tenho conhecimento de como funciona porque trabalho com equipamentos que também utilizam sensores de oxigénio e apesar de serem aplicações diferentes o funcionamento é semelhante. O sensor tem aquecimento interno e enquanto o carro tá frio e a sonda lambda ainda não chegou á temperatura ideal de funcionamento a centralina assume valores "default", certo ;)

Em relação ás velas, tenho estas NGK Iridium e tenho também umas NGK Platinum novas, as Iridium ainda estão boas e ainda não as substituí, apenas corrigi a folga que tinha uma diferença de 0,02mm.

A minha ideia de retirar os 2 catalizadores e a panela intermédia é a ver se o carro ganha mais qualquer coisa em baixa rotação. Relativamente á IPO não tem problema porque oriento-me pela porta do cavalo eheh! Acredito que também vá fazer mais barulho e isso pessoalmente também me agrada porque neste carro oiço pouco o motor e gostava de ouvir mais. Tive um Porshe Boxter e adorava o barulho do motor, é algo de que tenho saudades...

Ora bem, o Trevas falou em fazer um teste de estrada e registar os valores de massa de ar e de pressão de turbo, com o Vag-Com certo? Começo a fazer o log e depois faço uns quilómetros a puxar ou ponho-me na autoestrada e mantenho a velocidade? Isto é que era uma boa dica que me podiam dar!!
Já agora, o sensor MAF é o sensor de pressão de ar da admissão, ou por outras palavras, sensor de pressão do turbo, correcto?

Obrigado!!
Cumps

Boas djholtz,

para fazeres esse teste, basta encontrares um bocadinho de recta, escolhes uma mudança, digamos 3ª, e pisas a fundo até ao corte com o vag-com a registar os valores.

Estes valores deverão ser a rotação do motor, o valor do ar de admissão aspirado (MAF) e a pressão do turbo (MAP).
Se quiseres fazer uma diagnostico mais abrangente, podes incluir também o tempo de injecção, o valor da sonda lambda, "misfire detection", etc
Já agora mais uma coisa, no que toca à pressão do turbo, ele tem 2 valores, um deles é o esperado e o outro o real. Toma nota dos 2 para ver se há diferenças significativas.

E para esclarecer uma ultima coisa, o sensor MAF (mass air flow) mede a massa de ar aspirada pelo motor. O sensor MAP (manifold absolute pressure) é que é o sensor que mede a pressão do turbo.

Depois conta os resultados ;)

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Trevas penso que o 1.8t 225 não tem vvt, penso que os ganhos de potência não justificam, e segundo li em foruns existe muito debate á volta desse tema.

Lembras-te do tensor que eu mudei? O sistema de vvt usa esse tensor para fazer isso :)

Eu outro dia "tive" aqui à porta um TT de 225cv e esse tinha vvt.
Quando à cena da potencia, do meu conhecimento de mecânica de fluidos, o vvt pode não dar muita potencia mas ajuda a teres um binário muito linear ao longo de todo o regime de rotação.

Tomara eu conseguir por vvt no meu...
 
Dj neste momento tenho umas platinium no meu, até nem se portam mal :), mas tive de modificar o gap que elas vinham com 0.028, e stock convém ser 0.032, o teu se calhar já precisa dos 0.028.

Tenta fazer como diz o trevas ver se descobres alguma coisa :), não te esqueças dos fuel trims estes dão muita informação útil.

Trevas o vvt nos nossos motores é facil de aplicar, basta arranjares um tensor e um controlador para o mesmo, que é a parte mais difícil.

O 1.8t do dj não tem vvt e mesmo assim tem a mesma potência dos mais recentes, é como tu dizes, o vvt deve ajudar a manter um binário mais linear :)

Embora o 1.8t sem vtt já tenha uma faixa de binário impressionante!
 
Dj neste momento tenho umas platinium no meu, até nem se portam mal :), mas tive de modificar o gap que elas vinham com 0.028, e stock convém ser 0.032, o teu se calhar já precisa dos 0.028.

Tenta fazer como diz o trevas ver se descobres alguma coisa :), não te esqueças dos fuel trims estes dão muita informação útil.

Trevas o vvt nos nossos motores é facil de aplicar, basta arranjares um tensor e um controlador para o mesmo, que é a parte mais difícil.

O 1.8t do dj não tem vvt e mesmo assim tem a mesma potência dos mais recentes, é como tu dizes, o vvt deve ajudar a manter um binário mais linear :)

Embora o 1.8t sem vtt já tenha uma faixa de binário impressionante!

Ricardo, sejamos francos, todos os 1.8T são impressionantes! :green:

Pois, por a ECU a controlar o vvt é que seria um problema...
E francamente, neste momento só quero é o carro a andar, já deve estar parado quase há 1 mês. Tenho saudades... :'(
 
já n venho aqui á tanto tempo.. :p

só para dizer que o meu AEB vai nos 277500Km e continua tudo na boa..

só as transmissões estão cada vez piores.. agora já nem é preciso ir com o volante ao topo para ouvir uns estalos..
mas também, vão ficar até não dar mais.. :)


ahhh, parece que também ando a fazer um teste de longevidade do filtro de GPL :|
mudei-o aos 250Kkm... :assobio: já o devia ter trocado há uns meses...
 
Last edited:
já n venho aqui á tanto tempo.. :p

só para dizer que o meu AEB vai nos 277500Km e continua tudo na boa..

só as transmissões estão cada vez piores.. agora já nem é preciso ir com o volante ao topo para ouvir uns estalos..
mas também, vão ficar até não dar mais.. :)


ahhh, parece que também ando a fazer um teste de longevidade do filtro de GPL :|
mudei-o aos 250Kkm... :assobio: já o devia ter trocado há uns meses...

Ele vive! :)

Seja bem aparecido Sr AgA :)

O pior que pode acontecer em relação às transmissões é um dia ficares pelo caminho.

E o filtro do GPL, o FF vai-te dar na carola... :p

Então, está tudo bem contigo? :)
 
Desde que comprei o meu TT sempre fez um barulho ao virar a direcção, também!
Quando viro a direcção toda para um lado e depois para o outro ouvem-se uns valentes estalos, parece metal a bater! Já troquei os sinoblocos dos triângulos, topos dos amortecedores, ponteiras de direcção, tirantes da barra estabilizadora... Mas continua! Sinoblocos montei da Powerflex e o restante material da TRW. Recentemente os foles do lado de fora da transmissão também se rasgaram, tanto dum lado como do outro... Ainda não os troquei porque não tenho chave de caixa para desapertar a porta da transmissão que está no meio do disco de travão... No kit dos sinoblocos ainda tenho lá o sinobloco da caixa de direcção, onde está o veio dentado, mas não consigo dar com o raio do sinobloco para o mudar! :S
Alguém tem ideia de onde poderá vir este problema?

Obrigado pela vossa ajuda,
Cumps
 
Recentemente os foles do lado de fora da transmissão também se rasgaram, tanto dum lado como do outro... Ainda não os troquei

Acho que o problema vem precisamente daí.. cardans estourados...

Os foles já podiam estar rasgados antes, e não dar para ver.. entretanto abriram mais...

Não tens as jantes da frente cheias de nánha no interior?
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Boas Trevas!
Tens razão em relação á designação dos sensores eheh já não estava bem recordado :)
Vou fazer o teste de estrada e depois posto aqui o resultado, não posso é acelerar o carro até ao corte porque já não tem corte eheh! Mas suspeito que haja qualquer coisa no MAP...

Obrigado pela ajuda!
Cumps

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Boas Boost!
As jantes nem por isso mas a cava da roda e o veio da direcção e mais algumas cenas sim, tá cheio de massa nhanhosa que saiu do fole! Será melhor encomendar já umas transmissões novas?

Cumps
 
Quando essa massa começa a sair e já dá estalos com a direcção toda puxada para o lado a arrancar ou manobrar... é certinho.. cardans nas couves.
 
Dj,

não precisas comprar a transmissão toda, podes comprar só os cardans ;)

E o Ebay também é o meu sitio de eleição para comprar montes de coisas.
 
Epá mas também preciso dos foles... Cardans e foles, sobram-me só os veios!
Compro já tudo montado, assim é chegar e montar :)

Já agora alguém me sabe dizer o número da chave de caixa que desaperta a porca que está no meio do disco de travão??

Thanks!!
 
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