Aproveito este tópico para por umas questões a ver se alguem me consegue elucidar.
Ando de olho num A3 1.8T 150CV de 2000,tem xenon bancos sport e livro de revisoes e o resto o normal.Depois de ter um ibiza 6L pd130 e agora um 6k2 110cv com uns pós queria algo 5 lugares e "stock",algo que não é para andar nas corridas mas que se mexa.
Agora a minha primeira questão é o carro em questão tem 200 mil km,acham muito pouco?Eu tenho a ideia que são motores fiaveis desde que bem tratados,mas percebo é de diesel.
Eu andei a ponderar a troca por um 8l pd130 a questão é que são muito mais caros e com mais kms que este ou igual e não tem xenon normalmente embora seja algo que viva bem sem ele.
E dado que eu faço poucos kms,até a faculdade são 7km e depois umas voltas não ando muito de carro equaciono então o 1.8T mas nunca andeiem nenhum nem conduzi.
Tenho a sensação que vou achar o carro "morto" pelas opinioes que fui pesquisando secalhar até não,ultimamente tenho andado com um 1.6 da vag e só o facto de ter mais conforto e não tar preocupado com as autoridades satifaz me,mas falta genica é um motor para andar não mata o bicho nem que seja de vez em quando uma "palhaçada".
Segunda questão estes motores eu sei que dão para mexer,cá em portugal vesse pouco que eu tenha conhecimento a não ser S3 e companhia e mesmo esses são poucos.
Queria saber o que posso esperar deste motor para uma cv a volta dos 225cv,em termos de gastos orçamento para as tais mods e o que teria que alterar bem como os consumos do carro depois. E como acham que ficaria o carro em andamento?Não sou fã de fazer ponta,gosto é de uma boa resposta.
E já agora repro nestes carros onde recomendam?Eu pessoalmente gosto da Mb Power em diesel.
E já agora que preço acham justo por um carro destes nos dias que correm?É que é muito mais barato que um pd130 até tenho medo que tenha alguma marosca ou algo estragado e destes motores não entendo muito.
Já agora se o motor por alguma coisa morrer dá para meter o do s3?É facil adpatar ou tenho um grande pincel nas mãos?
Obrigado desde já,e peço desculpa pelo testamento.
Tentando responder a todas as tuas perguntas:
Se tens um Vag, tens de ter um vag-com, é muito importante para manteres o carro mas também para quando o fores comprar, para ver se tens erros, os kms reais, etc...
O 1.8T é de facto muito fiável, desde que lhe dês todos os óleos que cumpram a norma do fabricante.
O meu só tem 195000km, mas há aqui pessoal que chegou perto dos 280000km e o motor ainda respira saúde.
É um motor de origem que já anda bem, mas não esperes que ele te cole ao banco estando de origem.
Se queres 225cv, à partida terás de meter injectores, turbo, alargar o compartimento da MAF e claro, a repro.
Se "aceitares" ficar pelos 200cv +/-, à partida só a repro chega, se for bem feita.
O motor do S3 em principio encaixa aí sem problemas, mas acredito (não tenho a certeza, a minha onda é A4)que tenhas de mudar a cablagem do motor e respectiva centralina.
Quanto ao sítio para fazer a repro, eu não te sei dizer. Eu não confio em ninguém e nem estava para gastar uma fortuna com isso, então decidi fazê-la eu. É um projecto que já dura há algum tempo, mas tem avançado bem. Acredita que o 1.8T com repro fica outra coisa...