Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff
E achas muito bem
Enquanto o motor está frio, o atrito entre as peças é maior, e portanto o desgaste é maior.
Enquanto o óleo está frio, ainda está relativamente viscoso e como tal pode não conseguir chegar a certas partes do motor, e isto é principalmente importante em motores com turbo!! (Por isso recomendo sempre que ponham um óleo com baixa viscosidade quando está frio, 5W-40) E além disso, por o óleo estar muito viscoso, se se puxar pelo motor com o óleo frio, a pressão de óleo sobe para valores acima do recomendado, e depois alguém não vai aguentar essas pressões... Estamos a falar das juntas. E depois aparecem motores todos babados de óleo e o pessoal diz que isso é normal... (Acontece muito no pessoal dos Hondas, que gostam muito de levar o motor frio ao redline...)
E por fim, o motor quente tem melhor eficiência termodinâmica, pois existem menor transferências de calor para o bloco.
Espero ter ajudado alguém a compreender o quão importante é não apertar com o motor frio, caso queiram um motor saudável por muitos e muitos Kms
Acho que em carro nenhum se deve puxar por ele até estar quente. Pelo menos sempre fiz isso nos meus
E achas muito bem
Enquanto o motor está frio, o atrito entre as peças é maior, e portanto o desgaste é maior.
Enquanto o óleo está frio, ainda está relativamente viscoso e como tal pode não conseguir chegar a certas partes do motor, e isto é principalmente importante em motores com turbo!! (Por isso recomendo sempre que ponham um óleo com baixa viscosidade quando está frio, 5W-40) E além disso, por o óleo estar muito viscoso, se se puxar pelo motor com o óleo frio, a pressão de óleo sobe para valores acima do recomendado, e depois alguém não vai aguentar essas pressões... Estamos a falar das juntas. E depois aparecem motores todos babados de óleo e o pessoal diz que isso é normal... (Acontece muito no pessoal dos Hondas, que gostam muito de levar o motor frio ao redline...)
E por fim, o motor quente tem melhor eficiência termodinâmica, pois existem menor transferências de calor para o bloco.
Espero ter ajudado alguém a compreender o quão importante é não apertar com o motor frio, caso queiram um motor saudável por muitos e muitos Kms