Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Acho que em carro nenhum se deve puxar por ele até estar quente. Pelo menos sempre fiz isso nos meus :)

E achas muito bem :)

Enquanto o motor está frio, o atrito entre as peças é maior, e portanto o desgaste é maior.
Enquanto o óleo está frio, ainda está relativamente viscoso e como tal pode não conseguir chegar a certas partes do motor, e isto é principalmente importante em motores com turbo!! (Por isso recomendo sempre que ponham um óleo com baixa viscosidade quando está frio, 5W-40) E além disso, por o óleo estar muito viscoso, se se puxar pelo motor com o óleo frio, a pressão de óleo sobe para valores acima do recomendado, e depois alguém não vai aguentar essas pressões... Estamos a falar das juntas. E depois aparecem motores todos babados de óleo e o pessoal diz que isso é normal... (Acontece muito no pessoal dos Hondas, que gostam muito de levar o motor frio ao redline...)
E por fim, o motor quente tem melhor eficiência termodinâmica, pois existem menor transferências de calor para o bloco.

Espero ter ajudado alguém a compreender o quão importante é não apertar com o motor frio, caso queiram um motor saudável por muitos e muitos Kms ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Claro tens razao,mas só frizei isto porque pelo menos no meu,parece que existe uma espécie de protecção para quem puxa a frio (os entendidos que confirmem porque não tenho a certeza),e sei que oiço um barulho quando ainda está frio..

Acho que em carro nenhum se deve puxar por ele até estar quente. Pelo menos sempre fiz isso nos meus :)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Gosto da tua atitude, já te disseram que isso não é normal e continuas aí às voltas... Achas que terão todos paciência eterna para ti??

Estás esclarecido, ajudado e bem aconselhado, agora faz o que bem entenderes, mais do que isto ninguém pode fazer por ti...
Epa, de não ter paciência a tratar os outros mal vai um bom bocado. Mas se calhar sou só eu que sou muito bonzinho com toda a gente.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Homem, muda o termóstato... é barato, custa à volta de 10 euros.
E vais ver a diferença.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Claro tens razao,mas só frizei isto porque pelo menos no meu,parece que existe uma espécie de protecção para quem puxa a frio (os entendidos que confirmem porque não tenho a certeza),e sei que oiço um barulho quando ainda está frio..

Desconheço que os carros tenham uma protecção para impedir que se puxe por eles a frio, mas se não têm, deviam ter!

Quanto a esse barulho, vê lá se não é o motor que não está a ser correctamente lubrificado enquanto o óleo está frio...
Que óleo usas no teu maquinão?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Epa, de não ter paciência a tratar os outros mal vai um bom bocado. Mas se calhar sou só eu que sou muito bonzinho com toda a gente.

Nem és bom, nem mau...

A questão é simples estás feito teimoso e nem base cientifica tens para o fazeres simplesmente assumes algo e defendes a tua suposição...

A tua pergunta sobre o oleo e a sua temperatura é simples de responder, visto que o carro tem um radiador oleo/água, assim que o anticogelante atingir 80C o oleo fica a 80C. Com isto quero-te dizer que se tivesses o termostato bom e o carro andasse sempre a 90C a temperatura de oleo seria de 90C.

Tudo o que te digo é perfeitamente normal, aos olhos da transmissão de calor entre corpos....

Porque é que o óleo se fores a fundo passa dos 90 e o ponteiro do anticongelante não? Porque os radiadores têm dimensões diferentes, tal como as funções de ambos os fluidos....

Deixa de ser teimoso, eu já tive o meu carro como o teu, aliás, já tive 2 carros a gasoleo que faziam o que o teu faz e o 1.8T também, agora tenho outro a gasoleo a fazer o mesmo mas deixo andar... Deixar andar não quer dizer que assuma que está correcto.... Simplesmente não me apetece parar o carro e sujar as mãos para resolver o problema....

Repara que te perguntei se tinhas verificado a temperatura em algum dispositivo digital.... E porquê??

Porque os ponteiros da temperatura são "mentirosos"... Tu assumes 80 mas pode ser bem menos de 80, porque embora esteja lá 90 antes dos 90 reais já o ponteiro está nos 90... Tal como aos 100 o ponteiro ainda se encontra na zona dos 90... É assim, não só no audi mas em todos os fabricantes, não adianta teimares comigo, que não é, porque é perda de tempo para ti...

Por isso da próxima vez que fores ao mecânico, explica que a temperatura não se mantém nos 90C ou seja a meio como deveria de ser normal... Pois é este o funcionamento normal em todos os carros...

Há ainda outro conceito a reter, não é pelo termostato abrir aos 83 que o carro vai andar sempre a 83, porque a abertura é progressiva e portanto no inicio de abertura não tens caudal suficiente para fazer com que a temperatura do restante circuito fique a 83...

Não percas mais tempo com isto, até porque enquanto não andas com a temperatura a meio a ECU faz correcções de injecção para um motor que está em fase de aquecimento e andas a gastar gasolina sem necessidade.....

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Desconheço que os carros tenham uma protecção para impedir que se puxe por eles a frio, mas se não têm, deviam ter!

Quanto a esse barulho, vê lá se não é o motor que não está a ser correctamente lubrificado enquanto o óleo está frio...
Que óleo usas no teu maquinão?

O BMW E46 M3 por exemplo tem isso, por outro lado o mapa que limita a injecção de combustível a partir de 110/115C poderia ser usado para o fazer a frio, mas simplesmente as marcas não têm interesse nisso...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Nem és bom, nem mau...

A questão é simples estás feito teimoso e nem base cientifica tens para o fazeres simplesmente assumes algo e defendes a tua suposição...

A tua pergunta sobre o oleo e a sua temperatura é simples de responder, visto que o carro tem um radiador oleo/água, assim que o anticogelante atingir 80C o oleo fica a 80C. Com isto quero-te dizer que se tivesses o termostato bom e o carro andasse sempre a 90C a temperatura de oleo seria de 90C.

Tudo o que te digo é perfeitamente normal, aos olhos da transmissão de calor entre corpos....

Porque é que o óleo se fores a fundo passa dos 90 e o ponteiro do anticongelante não? Porque os radiadores têm dimensões diferentes, tal como as funções de ambos os fluidos....

Deixa de ser teimoso, eu já tive o meu carro como o teu, aliás, já tive 2 carros a gasoleo que faziam o que o teu faz e o 1.8T também, agora tenho outro a gasoleo a fazer o mesmo mas deixo andar... Deixar andar não quer dizer que assuma que está correcto.... Simplesmente não me apetece parar o carro e sujar as mãos para resolver o problema....

Repara que te perguntei se tinhas verificado a temperatura em algum dispositivo digital.... E porquê??

Porque os ponteiros da temperatura são "mentirosos"... Tu assumes 80 mas pode ser bem menos de 80, porque embora esteja lá 90 antes dos 90 reais já o ponteiro está nos 90... Tal como aos 100 o ponteiro ainda se encontra na zona dos 90... É assim, não só no audi mas em todos os fabricantes, não adianta teimares comigo, que não é, porque é perda de tempo para ti...

Por isso da próxima vez que fores ao mecânico, explica que a temperatura não se mantém nos 90C ou seja a meio como deveria de ser normal... Pois é este o funcionamento normal em todos os carros...

Há ainda outro conceito a reter, não é pelo termostato abrir aos 83 que o carro vai andar sempre a 83, porque a abertura é progressiva e portanto no inicio de abertura não tens caudal suficiente para fazer com que a temperatura do restante circuito fique a 83...

Não percas mais tempo com isto, até porque enquanto não andas com a temperatura a meio a ECU faz correcções de injecção para um motor que está em fase de aquecimento e andas a gastar gasolina sem necessidade.....

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O BMW E46 M3 por exemplo tem isso, por outro lado o mapa que limita a injecção de combustível a partir de 110/115C poderia ser usado para o fazer a frio, mas simplesmente as marcas não têm interesse nisso...
mas que grande paciencia tu tiveste :pray:
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Sempre a aprender.. ;)

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Sempre a aprender.. ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

PedroSousa, há alguma maneira através de vag-com de tirar estatísticas dos dados em tempo real?

E em relação à temperatura, eu sei bem como funciona um NTC.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

PedroSousa, há alguma maneira através de vag-com de tirar estatísticas dos dados em tempo real?

E em relação à temperatura, eu sei bem como funciona um NTC.
posso responder??
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

À vontade. Dirigi-me a ele mas não vejo porque não se possa falar à vontade.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

À vontade. Dirigi-me a ele mas não vejo porque não se possa falar à vontade.
entao é assim, ligando o carro ao VAG, ele vai-te dizer realmente a que temperatura esta o carro, imagina que o ponteiro marca 80º e no VAG 90º isto ja com o carro a trabalhr a 15 minutos, isso quer dizer que algo esta mal, mas nao te surpreendas se por exemplo o ponteiro estiver nos 90º, e no VAG marcar por exemplo 86º, ou 93º
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Fazes log, por isso te disse para veres isso, não vá ser o ponteiro a indicar incorrectamente... por problema de quadrante, mas verifica isso...

Se estás habituado a vag-com, vais a engine, measuring blocks e escolhes o bloco que tem a temp do liq refrigerante...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Se estás habituado a vag-com, vais a engine, measuring blocks e escolhes o bloco que tem a temp do liq refrigerante...

Como não estou habituado a fazer nada mais que scans a erros, corrigir falhas (fisicamente), voltar a fazer o scan e verificar que ficou bem e a fazer reset aos intervalos de revisão, era isto mesmo que queria.
Não tenho muito tempo para me dedicar ao programa, e não querendo fazer cagada, prefiro ler muito antes e só depois de ter a certeza, fazer.
 
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