80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

ja k estas ai podes dizer mais alguma
coisa
o k é que aconteceu?
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Por enquanto ainda estou no trabalho... Quando tiver mais um tempo disponivel faço um post mais elaborado ... Apenas digo, que "dores de cabeça" ... :evil:
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

ok. eu tb estou no trb:D
espero k não seja o motor
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Bem, agora com mais tempo, vamos a isto, por fases, mas preparem-se para uma post enorme e umas más noticias com fartura:

A mod toda bonita e porreira que tinha para vos mostrar a semana passada era esta:

foto0186m.jpg

foto0178ct.jpg

foto0179g.jpg

foto0188l.jpg

foto0180f.jpg

foto0192zv.jpg

foto0189n.jpg



Pintura da tampa das valvulas + polidela dos ferros fixadores + polidela das porcas + verniz para proteger e dar brilho.

Ora, porque decidi fazer eu esta mod? Motores não são propriamente uma coisa que se ande a abrir sem experiência lá por casa. Fiz isso porque o motor iria ser aberto este fim de semana, portanto não haveria problema se ficasse mal montado ou etc, pois seria corrigido devidamente de seguida.

E perguntam vocês, "mas não tinhas dito que esse motor estava a morrer e que não gastavas mais dinheiro nele,e que ias fazer o swap para um 1.9?"
A resposta é "sim", de facto não ia mesmo mexer mais nele, mas fui "forçado" a isso, procurei motores em todo o lado, em toda a gente que conhecia e não só, tinha negócios todos combinados e todos se cancelaram ou deram problemas, e os restantes pedem balúrdios por motores com quilometragens que nem lembra a virgem. Como tal, fiz uma coisa que geralmente não faço nem gosto de fazer, fui contra a minha própria palavra e decidi investir no meu, diga-se que me arrependi bem :'( .

Ora, o que aconteceu então? Comprei uma junta de cabeça para o 1.9AAZ, que é basicamente a mesma coisa que a do 1.6TD, só que é de ferro, e consegue aguentar pressões de turbo bem mais altas sem ir á vida. Comprei de vez o termostato novo, e usei um kit de juntas que ja tinha cá em casa. A minha ideia era um "vai ou raxa"... Gastava o guito agora, mas depois o motor ia andar a levar pressão e débito forte o resto da sua curta vida, lool.

foto0201f.jpg


Lá foi o carro para o mecânico, no mesmo dia liga-me o mecânico a dar as primeiras más noticias. Desmontou a cabeça para mudar a junta e qual o veredicto: Cabeça Escachada, junto a um pistão ("uma escachadela que era uma vergonha", nas palavras do mecânico) , e escalhada entre todas as válvulas dos cilindros ... e também, os parafusos da cabeça estavam todos mordidos. Unica coisa que não tinha de mal, é que não estava empenada, tive o cuidado de nunca chegar a altas temperaturas já por isso, mas de pouco me valeu com a cabeça escachada :(
Perguntou-me o que queria eu fazer, o carro para mim é um bem essencial, preciso dele para ir trabalhar e não me posso dar ao luxo de o deixar parado enquanto procuro negócios por novas cabeças. Disse-lhe que a voltasse a montar, que se tinha andado ate hoje, teria de continuar.

No dia seguinte fui lá ver o estrago e o resto da montagem, não vi o estrago na cabeça pois ela ja estava no sitio, mas o mecânico mostrou-me fotos. Disse-me que tentaram reparar a escachadela, limparam tudo e encheram com metal liquido, e que com sorte ficaria bom.
Lá montamos o resto, termostato, correia de comando, etc e tal... custou imenso a pegar, descobrimos que a bomba já foi reparada internamente e mexeram nos pontos de afinação, pelo que a afinação não pode ser feita como no autodata e afins. Lá pegou, eu ja todo feliz, deixamos trabalhar.... Temperatura chegou aos 90 e não lhe apeteceu parar, foi aos 105 e so desceu quando as ventoinhas dispararam. Ou seja, nada a fazer, e nada do que fizeram conseguiu contrariar o que já está feito.
Unica solução para ele conseguir ficar pseudo-funcional foi retirar de novo o termostato, e lá continua ele.

O carro consegue manter estável a temperatura de 90º apenas em Ralenti, mal existe presença de acelerador e o turbo faz spool, a pressão entra na rachadela e impede a água de circular, o que faz a cabeça aquecer quase instantâneamente. Como é obvio, se a pressão consegue impedir a água de circular, consegue na mesma entrar no circuito de água, pelo que continua a ter um pouco de pressão nos tubos ao fim de algum tempo, mas bem menos do que antes de a mudar...

A pintura que aí vêem toda bonita, está neste momento arruinada, cheia de riscos e silicones, devido a problemas tanto com a afinação da bomba/correia de comando, (que tem de ser trancada na arvore de cames atrás e implica a remoção da tampa), bem como problemas com a nova junta da tampa das valvula que acabou por se desfazer e tivemos de reaproveitar a antiga :mad:...

Por alguma razão que não faz nenhum sentido para mim, o carro mudou completamente de som de funcionamento, o motor ficou estupidamente mais seco, mais pesado e mais barulhento, quase parece um 2.5 sem os tubos de admissão, não sei se o carvão estava a tapar o som da admissão, mas agora está que mais parece um camião, e tudo está montado direito.
Ou seja, no meio de toda esta história, gastei uma pipa de massa e fiquei com ele igual ou pior, unica coisa positiva é que a bomba foi ajustada por quem percebe bastante de diesels e ele agora está ainda melhor afinado do que estava, lool :roll:

E no final do dia quando digo que sou azarado ninguem me acredita, looool


Abraços, vamos ver o que o futuro nos reserva

E tal como o nome indica, "o resistente" continua a levar-me todos os dias para onde tenho de ir, cabeça escachada ou não, ele não se importa ... E venham cá dizer que os motores antigos não prestam :p
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

tenha pena k isso ja esteja assim
A unica coisa k eu posso fazer para te ajudar é se quiseres uma cabeça
do tdi eu dou te a minha k tenho em casa
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

Não serve lá ... Nem a do 1.9TD tenho certezas de dar, penso que tambem não
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

Boas, tenho pena que isso já esteja em estado avançado.
Se quiseres posso procurar cá no continente por uma cabeça em condições.
Os motores antigos são de guerra, que ele te possa levar e trazer muitas vezes do trabalho
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

È pena rapaz! depois de tanto trabalho.... :/
mas espero que dure mais uns tempos :)
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

Que dor de cabeça que arranjaste :(, é preciso ter azar, boa sorte com isso, vais ver que vais ter a máquina andar e vai ficar 5* :)
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

Diabos de vocês que andam sempre a falar de problemas de arranque a frio ... Agora isso também se alastrou ao meu, pelo primeira vez em 5 anos que o tenho, custou a pegar de manhã (primeira manhã fria desde a intervenção no motor).

Das 2 uma, ou a compressão foi demasiado afectada com os trabalhos na cabeça, ou a bomba não ficou bem ajustada como eu pensava, apesar de ate parecer puxar u pouco melhor em baixas e ter reduzido o fumo ...

Tenho de ver o progresso da coisa ...

Abraços
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

temos k ser solidários uns com os outros :D
tou a brincar :lol:
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... puff, cabeça escachada ...**

Colega, tenho um passat 1.6td que queimou a junta da cabeça, e levou junta e cabeça do 1.9td é só chegar e montar. Arranjei uma cabeça completa por 75 euros. Se procurares encontras facilmente negócios assim.
 
Back
Top