Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho
Bem, agora com mais tempo, vamos a isto, por fases, mas preparem-se para uma post enorme e umas más noticias com fartura:
A mod toda bonita e porreira que tinha para vos mostrar a semana passada era esta:
Pintura da tampa das valvulas + polidela dos ferros fixadores + polidela das porcas + verniz para proteger e dar brilho.
Ora, porque decidi fazer eu esta mod? Motores não são propriamente uma coisa que se ande a abrir sem experiência lá por casa. Fiz isso porque o motor iria ser aberto este fim de semana, portanto não haveria problema se ficasse mal montado ou etc, pois seria corrigido devidamente de seguida.
E perguntam vocês, "mas não tinhas dito que esse motor estava a morrer e que não gastavas mais dinheiro nele,e que ias fazer o swap para um 1.9?"
A resposta é "sim", de facto não ia mesmo mexer mais nele, mas fui "forçado" a isso, procurei motores em todo o lado, em toda a gente que conhecia e não só, tinha negócios todos combinados e todos se cancelaram ou deram problemas, e os restantes pedem balúrdios por motores com quilometragens que nem lembra a virgem. Como tal, fiz uma coisa que geralmente não faço nem gosto de fazer, fui contra a minha própria palavra e decidi investir no meu, diga-se que me arrependi bem :'( .
Ora, o que aconteceu então? Comprei uma junta de cabeça para o 1.9AAZ, que é basicamente a mesma coisa que a do 1.6TD, só que é de ferro, e consegue aguentar pressões de turbo bem mais altas sem ir á vida. Comprei de vez o termostato novo, e usei um kit de juntas que ja tinha cá em casa. A minha ideia era um "vai ou raxa"... Gastava o guito agora, mas depois o motor ia andar a levar pressão e débito forte o resto da sua curta vida, lool.
Lá foi o carro para o mecânico, no mesmo dia liga-me o mecânico a dar as primeiras más noticias. Desmontou a cabeça para mudar a junta e qual o veredicto:
Cabeça Escachada, junto a um pistão ("uma escachadela que era uma vergonha", nas palavras do mecânico) , e escalhada entre
todas as válvulas dos cilindros ... e também, os parafusos da cabeça estavam todos mordidos. Unica coisa que não tinha de mal, é que não estava empenada, tive o cuidado de nunca chegar a altas temperaturas já por isso, mas de pouco me valeu com a cabeça escachada
Perguntou-me o que queria eu fazer, o carro para mim é um bem essencial, preciso dele para ir trabalhar e não me posso dar ao luxo de o deixar parado enquanto procuro negócios por novas cabeças. Disse-lhe que a voltasse a montar, que se tinha andado ate hoje, teria de continuar.
No dia seguinte fui lá ver o estrago e o resto da montagem, não vi o estrago na cabeça pois ela ja estava no sitio, mas o mecânico mostrou-me fotos. Disse-me que tentaram reparar a escachadela, limparam tudo e encheram com metal liquido, e que com sorte ficaria bom.
Lá montamos o resto, termostato, correia de comando, etc e tal... custou imenso a pegar, descobrimos que a bomba já foi reparada internamente e mexeram nos pontos de afinação, pelo que a afinação não pode ser feita como no autodata e afins. Lá pegou, eu ja todo feliz, deixamos trabalhar.... Temperatura chegou aos 90 e não lhe apeteceu parar, foi aos 105 e so desceu quando as ventoinhas dispararam. Ou seja, nada a fazer, e nada do que fizeram conseguiu contrariar o que já está feito.
Unica solução para ele conseguir ficar pseudo-funcional foi retirar de novo o termostato, e lá continua ele.
O carro consegue manter estável a temperatura de 90º apenas em Ralenti, mal existe presença de acelerador e o turbo faz spool, a pressão entra na rachadela e impede a água de circular, o que faz a cabeça aquecer quase instantâneamente. Como é obvio, se a pressão consegue impedir a água de circular, consegue na mesma entrar no circuito de água, pelo que continua a ter um pouco de pressão nos tubos ao fim de algum tempo, mas bem menos do que antes de a mudar...
A pintura que aí vêem toda bonita, está neste momento arruinada, cheia de riscos e silicones, devido a problemas tanto com a afinação da bomba/correia de comando, (que tem de ser trancada na arvore de cames atrás e implica a remoção da tampa), bem como problemas com a nova junta da tampa das valvula que acabou por se desfazer e tivemos de reaproveitar a antiga
...
Por alguma razão que não faz nenhum sentido para mim, o carro mudou completamente de som de funcionamento, o motor ficou estupidamente mais seco, mais pesado e mais barulhento, quase parece um 2.5 sem os tubos de admissão, não sei se o carvão estava a tapar o som da admissão, mas agora está que mais parece um camião, e tudo está montado direito.
Ou seja, no meio de toda esta história, gastei uma pipa de massa e fiquei com ele igual ou pior, unica coisa positiva é que a bomba foi ajustada por quem percebe bastante de diesels e ele agora está ainda melhor afinado do que estava, lool :roll:
E no final do dia quando digo que sou azarado ninguem me acredita, looool
Abraços, vamos ver o que o futuro nos reserva
E tal como o nome indica, "o resistente" continua a levar-me todos os dias para onde tenho de ir, cabeça escachada ou não, ele não se importa ... E venham cá dizer que os motores antigos não prestam