Só um pormenor, os Audi's têm tendência "sub-viradora" (aka fugir de frente) e não "sobre-viradora" (aka fugir de trás)
Bem sobre este tópico, que como o Boost já referiu tem mais de 5 anos... fui eu que o iniciei, tenho a dizer que quando fui ler o que escrevi à uns tempos atrás não sei se mantenho essa opinião
desde 2007 até agora, acho que a Audi tem vindo a acompanhar o que se faz na indústria, e a BMW tem sido mais inovadora e arrojada e os resultados estão à vista: a BMW declarou um aumento de 14% dos lucros no 3 trimestre (
Lucros da BMW superam estimativas- Empresas - Jornal de negócios online ) e é isto que as marcas pretendem atingir, o lucro para depois poderem investir em I&D.
Quanto à Audi, ok eles vão inovando em algumas coisas mas continua a existir a ideia de que os carros do grupo VAG são muito parecidos entre si... e é verdade, já viram o novo Leon e o novo A3? Para mim são quase desenhados a "papel-químico" um do outro! Daí se dizer que entre um VW e um Audi a diferença são os símbolos Isto para não falar do A4, A6, e A8 (mas principalmente o A4 e o A8 ) cujo design é quase o mesmo, só muda o tamanho! Mas pronto, infelizmente acho que é uma tendência instalada no grupo Volkswagen...
Quanto a problemas de mecânica etc, só posso falar da realidade que conheço que é a Audi através aqui do fórum... e de facto é inadmissível, por exemplo, os problemas dos motores 2.0 TDI (ainda que da minha parte não tenho até ao momento qualquer razão de queixa), mas claro todas as marcas têm os seus problemas. No caso do grupo VW, acho incrível criarem "entraves" à substituição de componentes que estão à partida identificados como problemas "crónicos"/defeitos de fabrico.
Na minha opinião, a marca que se têm vindo a destacar e a mostrar a sua verdadeira essência é a Mercedes. Desde em termos de design, com o novo classe A (para mim está brutal) como pela nova CLS Shooting Brake (que veio definir um novo nicho de mercado), como em termos de tecnologias e a sempre presente qualidade Mercedes. E acima de tudo, quando se está ao volante de um Mercedes sente-se a diferença face a qualquer outra marca, ao invés da Audi que experiência de condução é "quase idêntica" à de um VW.
E pronto é esta a minha opinião passados 5 anos