A3HUC disse:
boas: ouvi dizer que a quem instala um kit xenon no seu carro, não deve nunca acender os médios sem ter o carro a trabalhar: isto porque? descarrega logo de imediato a bateria ou aínda poderá danificar mais algum componente do veiculo? agradeço resposta. obrigado
Isto é meia verdade.....
Vou passar a explicar, deve-se acender sempre as luzes, so depois de ter o carro a trabalhar, isto pk? pk quando pomos o carro a trabalhar ele vai ter uma oscilaçao na tensao da bateria, ou seja quando se da á chave, o motor de arranque rouba muita energia á bateria, e esta por sua vez, se houver condensadores e outros circuitos electricos vai pedir alguma "emprestada".Claro que estamos a falar de uma oscilaçao nao muito alta, mas que se nota bem nao fosse tudo o resto dar sinal!
Ora claro que na bateria, nota-se um pouco, mas nao imaginam voces a perda que vai ter o xenon quando damos á chave..
estado normal:
- mantem-se nos 14volts +/- que temos na bateria correspondem atraves do transformador elevador a 25000volts
quando se da á chave:
- no momento em que se dá os 14volts passam a 10-11v e o secundario do xenon passa de 25000volts para 15000 volts (grande variaçao) e claro que o xenon sofre com estas variaçoes.
Lembrem-se que 1 volt na bateria vai baixar muita coisa nos terminais da lampada xenon.
Quanto á parte de descarregar de imediato a bateria,é mentira.
Descarrega mais depressa as lampadas convencionais de halogeneo do que as de xenon.As de xenon gastam menos, logo vais ter mais tempo com as de xenon ligadas do que com as antiga halogeneas.
Espero que tenham percebido