A4 Avant (B5) motor AFN Fumaçada Branca Video:)

Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

Boas gotcha, não é o caso, mas de qualquer forma agradeço a observação.

Cumps
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

Boas @ires, Avançar a bomba é = aumentar o débito de gasóleo, já foi testado tb não resolveu, na ultima vez que mudei o óleo castrol 10w40 ficou um pouco acima do nivel maximo (pela dobra da vareta) e agora passado 5mil km este está ligeiramente abaixo do meio da marca da vareta, falei com o mecânico e este respondeu-me que este consumo de oleo é normal, será mesmo?

Cumprimentos


Não sou mecânico amigo, mas a minha com 270k, nem ao fim de 15,000 gasta tanto oleo (5w40)!
Abc, ;)
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

a minha b5 com motor afn tambem faz um fumo eskesito em fria e cheira a gasoleo e nao sei o ke possa ser,vamos ver se alguem resolve isto
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

Boas @ires, Avançar a bomba é = aumentar o débito de gasóleo, já foi testado tb não resolveu, na ultima vez que mudei o óleo castrol 10w40 ficou um pouco acima do nivel maximo (pela dobra da vareta) e agora passado 5mil km este está ligeiramente abaixo do meio da marca da vareta, falei com o mecânico e este respondeu-me que este consumo de oleo é normal, será mesmo?

Cumprimentos

A bomba foi avançada ate o carro pegar mal a frio?
O consumo de oleo para 10w40 parece me elevado. Quando reconstrui o meu motor uma guia de valvulas foi mal montada e tinha fumo branco vindo de oleo que passava por ai e eu usava 5w40 e gastava +- o que esse gasta cm 10w40.
Se andares a puxar pelo carro algum tempo logo a seguir ainda faz?

Sinceramente nao vejo grande complicaçao, quando é gasoleo é facil de ver pois o som do motor mudar quando faz fumo branco , quando é do motor oleo a passar o cheiro é outro e o som do motor nao muda.
No meu caso da guia de valvulas foi simples , tirou se o turbo fora e uma das saidas de escape nao estava seca.

Se os mecanicos nao resolvem problemas nestes motores acho melhor nem tocarem nos novos CR...
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

Boas Art, em relação à tua 1ª pergunta, na oficina disse-lhes o que já me tinhas dito anteriormente para eles efectuarem, quando fui buscar o carro notei que ele puxava melhor mas pegou sempre bem a frio.
O carro só faz o fumo quando esta frio e numa rotação constante entre as 2500 às 3000rpm em segunda ou terceira desde que o carro não vá em "esforço" isto é vais numa recta e basta teres uma pequena descida e não levantares o pé começa a fumar bastante e não altera o barulho do motor, só notas o carro a prender ligeiramente, se for muito acentuada a descida e se engrenares uma terceira e tiras o pé também fuma.
Em relação ao óleo eu também acho que o consumo é elevado pois a mesma quantidade gastava o motor antigo com 281mil km, na 1ª vez que mudei o óleo após a troca com cerca de 4500km não tinha havido grande consumo pois também não tinha puxado por ela, o que não aconteceu nestes últimos 2000km, dai talvez o consumo maior.
Hoje levei o carro para oficina e vão retirar o motor e manda-lo para a fábrica que o reconstruio pois já não sabem o que lhe fazer.
Se quiseres manda-me o teu mail por mensagem privada que eu envio-te um mini filme da "bicha a fumar" para teres uma ideia.
Cumps
 
Last edited:
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

Boas,
Não querendo tomar o topico de assalto, mas parecendo-me bastante interessante, gostaria de retomar a discussão sobre o avanço da bomba.

Se a bomba estiver mecanicamente muito avançada, o carro pega melhor a frio, mas fica mais ruidoso. E o fumo? Ficará mais branco? Mais preto?

Sempre tive a ideia que a bomba atrasada contribuía mais para o fumo preto e se estiver muito avançada, contribuiria mais para o fumo branco.

Claro, descartando quaisquer problemas de consumo de oleo.

Art, um mapa de "timing/avanço" de origem não deveria contribuír em nada para a existência de fumo branco, certo? Se sim, como corrigi-lo?
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

HF1600ie: A bomba para evitar este fumo deve estar avançada de forma em que a frio trancada no max nao consiga fazer injecçao ATDC. O fumo vem da injecçao demasiado ATDC.

No meu caso resolvi a 100% o problema , lembro me do ano passado na serra da estrela ver carros stock a fazer fumo a pegar de manha a frio e a minha nada... hehe
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

Boas, quero agradecer desde já aos USER's desta comunidade que têm contribuido para a resolução do meu problema, ontem fui buscar o carro à oficina porque consegui com que me trocassem o motor (Turbo, Bomba e Injecção) e o problema .....................
continua :), disseram-me que o problema agora só pode ser Electrónica apesar de terem testado duas centralinas iguais á minha e terem revisto toda a cabelagem e sensores de temperatura etc. e nada.
só me falta realmente fazer uma repro como disse o USER ART, mas gastar mais 300€ sem saber realmente se resolve!!!, pedia era a algum USER de preferencia da zona do Algarve que tivesse repro a gentilesa de me emprestar a centralina Refª 028 906 021 GN para testar.
 
Last edited:
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumçada Branca

Boas, quero agradecer desde já aos USER's desta comunidade que têm contribuido para a resolução do meu problema, ontem fui buscar o carro à oficina porque consegui com que me trocassem o motor (Turbo, Bomba e Injecção) e o problema .....................
continua :), disseram-me que o problema agora só pode ser Electrónica apesar de terem testado duas centralinas iguais á minha e terem revisto toda a cabelagem e sensores de temperatura etc. e nada.
só me falta realmente fazer uma repro como disse o USER ART, mas gastar mais 300€ sem saber realmente se resolve!!!, pedia era a algum USER de preferencia da zona do Algarve que tivesse repro a gentilesa de me emprestar a centralina Refª 028 906 021 GN para testar.

Se meteres uma centralina emprestada com repro não vai dar no teu devido ao imobilizador a não ser que esteja desbloqueada, o que são situações raras. Aproveito o topico para perguntar sobre o avanço da bomba já que está aqui a falar, pois não encontrei nenhum topico apesar que deve de haver sobre quais os valores originais do avanço e do que chamam ter um bom avanço, como se ve, e como se faz (afn)?
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumaçada Branca :)

Boas
em relação a centralina é só dessoldar o chip do imobilizador de uma e soldar na outra.
Em relação aos valores de origem do avanço da bomba não sei, o que encontrei a pouco tempo (ainda não pude experimentar) é que nos motores de 90 e 110 cv com turbo geometria variável o timing deve estar entre os 70-75 ou seja no gráfico deve ficar por cima da linha verde, mas não sei se isto é verdade.
Para ver o timing com o vag-com vais a engine, measuring blocks, group 000 go, depois se não estou em erro aparece no canto inferior direito um campo que diz tdi timing, carregas e aparece um gráfico e no canto inferior direito seleccionas o código do motor.
ImageShack® - Online Photo and Video Hosting
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumaçada Branca :)

Boas pessoal, é só para informar os USER'S que têm acompanhado o meu tópico de que está tudo na mesma, Fumo e mais Fumo, mas ainda não "morreu"!!!. ;)

Cumps

Já agora...., troquei as anilhas dos injectores e havia uma que era ligeiramente mais alta 1mm +ou- creio não estar bem pois as que comprei na Audi eram todas iguais, de qualquer forma tambem não resolveu, próximo teste mandar ver a Bomba, mas vou ter que esperar por dias melhores "o estado está pobre". :)
 
Last edited:
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumaçada Branca :)

amigo eu tenho o mesmo problema,mas o meu e o seguinte vou numa descida na autoestrada sem acelerar e vem um cheiro tipo a gasoleo,no ano passado a descer vinha o cheiro e se acelera-se so um bocadinho era uma fumaca branca,troquei o termostato e deixou de fazer tanto fumo mas ainda faz um bocadinho e vem um cheiro
 
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumaçada Branca :)

Boas Nuno, é exatamente o que a minha faz, se ajustares ligeiramente o pé no acelarador fuma ainda mais, já agora hás-de exprementar o seguinte, quando está fria (parada) aceleras entre as 2500 e 3000 rpm durante 5 a 10 segundos e vê se faz fumo branco tambem.
em relação ao termostato eu salvo erro troquei-o em 2010 mas.... o teu funcionava bem? é que o meu não deixava o carro aquecer.
cumprimentos
 
Last edited:
Re: A4 Avant (B5) motor AFN Fumaçada Branca :)

eu acho ke a minha e igual,nao faz tanto como a tua mas faz assim um fumo meio azulado com um cheiro ke ate irrita os olhos,para mim tem a ver com a injecao mas nao sei
o meu termostato tava lixado nao deixava akecer
 
eu acho ke a minha e igual,nao faz tanto como a tua mas faz assim um fumo meio azulado com um cheiro ke ate irrita os olhos,para mim tem a ver com a injecao mas nao sei
o meu termostato tava lixado nao deixava akecer
fumo azul é sinal que isso ta a queimar óleo,Deves ter a junta da cabeça a dar passagem.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Back
Top