A4 b5 em isolamento - amortecedor

Espero não vir atrasado.... Aconselho que faças uma boa insonorização nessas portas (as das B5 são complicadas dado a sua estrutura), não gastas muito já que a mão-de-obra é tua, basta alguma tela asfáltica no painel exterior, verificar/fixar tudo que seja cablagem, tubos, etc, espuma acústica entre a quartela e estrutura e está feito. Se fizeres uma porta de cada vez, ensaia e já vês a diferença. ;)
Sou gajo para experimentar isso na porta do condutor. Vou checkar!
 
Zé Fernando ainda fazes isso?
Já lá vai perto de 20 anos diluente as volta para descolar meter cola de sapateiro e tal hei o que já se fez até fusível fundidos soldava um fiozinho
Vida de pobre e como os anos passam lol
 
Vida de pobre ou vida de esperto?
Colunas novas 100€
Reparar 12€

da que pensar....

Esses fusíveis eram reparados com fio calibrado? Estás-me a dar ideias...:)
 
Zé Fernando ainda fazes isso?
Já lá vai perto de 20 anos diluente as volta para descolar meter cola de sapateiro e tal hei o que já se fez até fusível fundidos soldava um fiozinho
Vida de pobre e como os anos passam lol
Eu não faço, essa parte mando fazer! Mas só em altifalantes que valham a pena. Por acaso tenho por lá uns Philips made in Belgium que estão assim e vão seguir para restauro. O dono quer e paga, siga!
Pelo preço vale a pena tentar.
Se não ficar perfeito, para além do som não ser o mesmo, corre-se o risco de queimar o amp caso a bobine roce no ferro e faça curto. Aquilo é "nanométrico".
 
Se reparares a colunas a tua maior preocupação é fazer com que o central esteja todo desencostado para não fazer ruído e centrar tudo direitinho ,meter cola de contato e esperar o tempo de seca e dura mais uns tempos
Eu usava cola de contato quando fazia isso com o meu pai e tinha eu uns 14/15 anos
Não custa tentares
Quanto aos fusíveis não compensa e nunca é a 100% fiável
Fusíveis não se fazem tem de se comprar
Experimenta poupas dinheiro e vais gostar de fazer o trabalho
 
Bom dia
Sinto alguma distorçao na coluna nova.
Pode estar relacionado com o radio so disponibilizar 10w e a coluna ser de 65w rms?
 
Se reparares a colunas a tua maior preocupação é fazer com que o central esteja todo desencostado para não fazer ruído e centrar tudo direitinho ,meter cola de contato e esperar o tempo de seca e dura mais uns tempos
Eu usava cola de contato quando fazia isso com o meu pai e tinha eu uns 14/15 anos
Não custa tentares
Quanto aos fusíveis não compensa e nunca é a 100% fiável
Fusíveis não se fazem tem de se comprar
Experimenta poupas dinheiro e vais gostar de fazer o trabalho
Sim, tb fazia isso como pobre remedeio, na altura não havia meios nem materiais. Inventava-se.
Claro que fusíveis não se reparam. O fio fusível que ainda tenho usava-se nos rádios antigos a válvulas.
No estado em que estas estão, ainda por cima o dono ligou-as assim mesmo, a bobine já roçou no ferro. Vai levar tudo novo, só se aproveita a armação, íman e terminais:
 

Anexos

  • Philips Belgium `86.jpg
    Philips Belgium `86.jpg
    300,4 KB · Visualizações: 9
  • spk phil.jpg
    spk phil.jpg
    327,3 KB · Visualizações: 9
Bom dia

Colunas nas portas concluido.
Então vamos lá.

1-Para conseguir montar as colunas spg13-cs na porta do b5 tive que retrabalhar aro do woofer e o suporte do twitter:

Aro woofer antes
PHOTO-2020-06-07-13-57-04.jpg

Aro woofer depois
PHOTO-2020-06-07-13-57-05_1.jpg

Suporte do tweeter antes
PHOTO-2020-06-07-13-57-04_1.jpg

Suporte do tweeter depois
PHOTO-2020-06-07-13-57-05_2.jpg

2 - Tirei colunas originais e montei novas

Originais
PHOTO-2020-06-07-13-57-04_2.jpg

Woofer novo

PHOTO-2020-06-07-13-57-05_3.jpg


Tweeter novo

PHOTO-2020-06-07-13-57-06_3.jpg

Descobri entretanto que a mola que faz o retorno do puxador de abertura da porta está partida. Ainda tentei fazer uma com uma mola da roupa mas não fica nada de jeito. Alguém sabe onde se arranja disto?


PHOTO-2020-06-07-13-57-08_1.jpg

Continuando...

3- ligações eléctricas

Estanhar terminais que mesmo cravados nunca se sabe
PHOTO-2020-06-07-13-57-08_3.jpg
Já com manga termo retratil ligados no crossover
PHOTO-2020-06-07-13-57-09_2.jpg

optei por deixar os crossovers fora das portas em ambos os lados. No pendura ficou entre o portaluvas e a tampa lateral e no condutor ficou atras dos fusiveis laterais. Utilizei fita cola dupla face para fixar as caixas.
PHOTO-2020-06-07-13-58-07.jpg


Terminais faston para tweeter. Ficou assim para poder desfardar a porta facilmente. Como tem polaridade ficou um macho e uma femea para ser antierro na montagem. a fotografia nao esta grande charuto mas é uma macho e uma femea.

PHOTO-2020-06-07-13-58-14_1.jpg

Cabos na porta abraçados com fita de pano

PHOTO-2020-06-07-13-58-13_1.jpg

Testei o sistema e esta impecavel...
Foi mais por causa da minha filha que fiz este serviço. Ela dizia que no carro do pai a musica era cantada por sapos. Chamei-a para ouvir a sua opinião e ela ficou bem satisfeita... e eu também.

Outras coisas como insonorizações vão ficar para outra vez... tenho andado a pesquisar e quero estudar as possibilidades!

Obrigado a todos que me deram as dicas valiosas que tornaram possível o sucesso desta operação.

Grande abraço

PS. Sou mesmo um péssimo fotografo.
 
Ainda aproveitei e dei um xanato no switch de regulação dos retrovisores que já nao trabalhava há uns anos.

PHOTO-2020-06-07-13-56-38.jpg PHOTO-2020-06-07-13-56-52.jpg PHOTO-2020-06-07-13-56-58.jpg

Uma limpeza com alcool isopropilico, reflow de todas as ligações e um papel dobrado para perfazer 0,5 mm colocado entre os contactos de cobre e as peças plasticas que o actuam... e voila! Trabalha que é uma classe.

A minha filha curtiu totil fazer o espelho mexer com os botões.
 
Back
Top