Actuador flap V107

Boas. No meu a3 8p, chegou a hora dos famosos problemas dos audi. Os actuadores das flaps.

No meu caso, tenho o erro da V70, entretanto já resolvido com limpeza e lubrificação, mas tenho o erro permanente da flap V107 (mecanismo preso) que pode ser derivado ao potenciómetro gasto, ou simplesmente o mecanismo preso.

Pelo que pesquisei, é logo por azar, é a única flap que não é acessível, pois está salvo erro por trás da consola central. Ou seja, devera ser necessário remover a mesma. Alguém me confirma isso?
Realmente não a vejo em lado nenhum, pelo que deve estar num daqueles sítios onde nos dá vontade de arrancar os cabelos.
So tenho este esquema grafico:
a3-18415.png


O actuadores será neste caso o item nr6.
Alguém já fez isto e sabe-me confirmar se tenho de desmontar efectivamente a consola para lá chegar?

Para os que apenas são curiosos em relação a este tópico, a flap v70 controla a temperatura, e a V107 controla o ar de cima, tablier e pés, sendo que é a flap responsável pelo desembaciamento do parabrisas. Isto só para entenderem o problema. O meu caso, não fazia bi-zona e dava calor de um lado e frio do outro (V70) e não está a regular o ar para cima, baixo ou intermédio (V107)
 
Last edited:
Acabo de perceber que a flap está no topo da outra. Por trás de uma chapa.
Ou seja, na imagem acima será o item nr9 e não o 6.
E vou ter mesmo que remover a consola central para poder desapertar a dita cuja.
Os alemães são mesmo inteligentes... Fonix, que trabalhar num Toyota é tão fácil em comparação a esta bosta.
20220726_164218.jpg

Remover a chapa que está no caminho não vai ser fácil... Só trabalhinho!
 
Last edited:
Afinal, não há DIY. Portanto, foi difícil como a merda. Comecei a meia noite. Acabei agora as 5h30. Uma bosta.

20220727_014807.jpg 20220727_014818.jpg

Agora, adivinhem qual era o problema...

Tinha a cablagem do motor encostado no mecanismo, o que fazia prender a flap.
Defeito na montagem de fábrica, pois o cabo não estava a passar no seu devido lugar. Afinal não são só os chineses que falham...
O que interessa é estar tudo impecável, sendo que as flaps direcionais nunca foram tão rápidas a actuar. Nunca me tinha dado conta do defeito.

Pessoal, foi um prazer ter aberto este tópico monologista, e espero que caso alguém um dia queira saber a localização da v107, rapidamente vai perder a vontade... :D
 
Last edited:
De qualquer forma foi um bom caso de estudo. O curioso é que a maioria dos flaps no A3 8P estão todos do lado esquerdo da consola central e no A4 8E estão todos do lado direito (por detras do porta-luvas) - muito mais acessiveis e faceis de trabalhar - Só tem 1 do lado esquerdo junto ao pedal do acelerador - esse sim um verdadeiro martirio para o retirar e inspeccionar..

Se calhar este tinha o mesmo problema ->
 
Last edited:
De qualquer forma foi um bom caso de estudo. O curioso é que a maioria dos flaps no A3 8P estão todos do lado esquerdo da consola central e no A4 8E estão todos do lado direito (por detras do porta-luvas) - muito mais acessiveis e faceis de trabalhar - Só tem 1 do lado esquerdo junto ao pedal do acelerador - esse sim um verdadeiro martirio para o retirar e inspeccionar..

Se calhar este tinha o mesmo problema ->
Mas esse avariou. O meu está impecável. Só tinha o cabo do mesmo trilhado no mecanismo por não estar a passar no sitio correto
 
Este trabalho é tão excitante que já convivo com esse problema na minha b6 há uns dez anos! LooL

É que não sei que se passa mas ainda não arranjei coragem para desmontar as flaps. E no meu caso elas são preguiçosas pois só começam a deixar de funcionar passado alguns quilómetros (no inicio do dia quando pego na carrinha tudo funciona bem).
 
O meu B6, desde que troquei os pots não tive mais stress.

Mas sim o do condutor é lixado, esse tirei só a tampa e troquei o pot, nem o despertei do sitio pq não tem espaço e mesmo assim é preciso fazer contorcionismo


Sent from my P40 Pro using Tapatalk
 
Afinal, hoje voltou o problema da V107 a carga!
E afinal, estive este tempo todo a dizer bacuradas.
A V107 não é aquela que indiquei anteriormente. É pior ainda. É a flap por trás do rádio, e esta somente acessível se remover o tablier.
20220730_192641.jpg 20220730_192635.jpg
Felizmente, la cheguei com spray e la desbloqueou. Foi coincidência ter tirado os cabos trilhados na outra abaixo. Ficou tudo ok na altura por sorte ou azar...
Agora sim, devidamente identificada.
Andei a tarde toda sem forras inferiores a verse voltava a avariar e nada. Tudo ok. E hoge esteve 40° de calor. AC a bombar e la foi funcionando perfeito e sem falhas ou erros. Aproveitei e instalei um sensor de luzes automáticas.
Perdoem o erro anterior. Portanto, do esquema mantém o item nr 9. Só nas fotos é que só as últimas dizem respeito a 107. A que está abaixo é a G112.
 
Last edited:
Será que consegues enfiar a mão e tirar apenas a tampa? (não retirando os parafusos).

Parece mesmo super apertado


Sent from my P40 Pro using Tapatalk
 
PQP!!! Hoje voltou a carga!
Toca a desmontar tudo de novo...
Estou a levar tanga
Agora tenho erro da V70 e 107.
Já tenho tudo as peças a ver...
Amanhã há mais...
 
La consegui remover tirando o quadrante e todos os suportes metálicos inferiores.
50min só para desapertar o bicho.

Mas já o abri, o potenciómetro está bom.
Já o motor está fraco e falha num determinada posição. Não adiantou nada abrir e limpar os contactos das escovas.
Esta mesmo cansado. Pelo trabalho que dá, vou comprar um novo oem. E vamos ver se resolve de vez ou se tenho algo mais a meter nojo.
20220802_131302.jpg 20220802_131308.jpg
 
Back
Top