ora tal como já falei, ando há mais de um ano com um erro na lambda de falta de positivo..
já troquei a OEM por uma BOSH, não deu, reclamei e mudei-as novamente..
há umas semanas abriram-me a centralina e verificou-se os 4 fios desde a centralina até á sonda.. tudo OK..
o problema no meu carro só se reflete a frio.. relenti instável, e se tocar no acelerador, quando largo, a rotação cai para 500rpm e quase vai a baixo.. se for a rolar e embraiar o carro para parar a rotação oscila das 600 até ás 1000rpm..
mas depois de o anti-congelante passar os 70ºC tudo fica normal..
se o carro estiver quente, apaga-se o erro e ele não aparece até o meter a trabalhar novamente com o motor 100% frio...
então comecei a matutar e decidi googlar por "AEB lambda short to plus" e encontrei este tópico:
VWVortex.com - AEB hesitation, stall, rough idle - No engine DTC's...
depois de carradas de dúvidas do gajo, respostas, trocas de material e afins... a solução dele foi:
"I fixed this months ago, but I wanted to post my fix for posterity.
My problem turned out to be a bad MAF.
Apparently that era of 1.8T didn't have a MAP sensor. Disconnecting the MAF on these cars will cause it to run like ****e and die.
I replaced the MAF and it runs like a top."
então pus-me a pensar.. já troquei a MAF mas foi no 8L.. a do B5 tem quase 17 anos de idade (ainda é a OEM
)
2ª feira a ver se meto uma recondicionada bosch e vejo se é de lá... se não for.. olhem.. há maneira piores de estoirar 60€