ajuda 80 tdi manda agua fora,motor berrou de vez,procuro motor( DE VOLTA A ESTRADA)

boas.
recentemente descobri que a minha 80 tem algum problema grave.

como alguns user`s sabiam,eu andava sempre com alguma fuga de agua,numa das 2 falanges ou no sensor da temperatura situado no radiador,sendo estes os pontos mais frageis.
a dias fui com a carrinha a um amigo mecanico que é entendido na materia,para arranjar o meu problema na suspensao e ele eliminou-me as fugas de agua.

dai ele me dizer que a carrinha ganha muita pressao no circuito de refrigeraçao,ou podera ser da cabeça ou do bloco,talvez alguma camisa estalada.

o que é certo é que se eu apertar mais um pouco com ela,ela manda-me agua fora pela tampa do vaso de expansao,ficando a agua a cerca de 1 cm abaixo do minimo,quando isto acontece,os tubos da agua ficam em pedra,e sai muito ar pela tampa do vaso,e noto que a temperatura chega quase aos 100graus.
as situaçoes quando acontece estes sintomas sao,quando ando alguns kilometros acima dos 130km/h,ou na cidade se puxar um pouco em baixas,e acontece mais facilmente agora nestes dias quando esta muito calor.

entao começei a resolver por frequentes pequenas avarias possiveis,das quais foram:

-mandei desentupir o radiador,estava um pouco entupido,agora a temperatura parece nao subir tanto,mas a carrinha ficou na mesma.
-comprei uma tampa do vaso de expansao,para mim poderia ser uma das principais causas,a carrinha ficou na mesma.

agora vou de ferias e vou fazer um teste,cada vez que a agua baixa fica sempre cerca de 1 cm abaixo do minimo,mas desta vez nao vou voltar acrescentar agua para ver se o nivel se mantem sempre igual,vou fazer pouco mais de 400km o mecanico diz se eu for na boa,nao irei ter problemas,agora vou ver como corre a viagem.

gostava que me dessem opinioes,e se ja tiveram problemas identicos.

ha e é de relembrar que a carrinha levou as juntas novas a 30 e poucos mil kilometros atras.

abraço
 
Last edited:
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

Quem não ia nesse carro de férias era eu.
O teu mecanico está a ir bem o mais certo é ser o bloco (camisa estalada, já que a junta da cabeça é recente), já me aconteceu a 2 Audi 80, mas o motor 1.6 td.
Agora dizer que podes ir assim com o carro, isso não, ao fim de 50 km, estás a chamar o reboque.
A solução se tens mesmo que ir com o carro é tirar o termostato fora.
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

continuo a dizer que o mais certo será ser apenas o termostato que bloqueou fechado, ou o radiador completamente entupido... se voltar a acontecer, verifica se todos os tubos que ligam ao radiador estão quentes, ou se apenas têm excesso de pressão. Verifica também se o radiador está realmente quente, ou se apenas está "morno". isso já aconteceu num outro carro (seat ibiza do meu cunhado), exactamente isso, em esforço (de notar que a baixa rotação o esforço do motor é superior do que em alta) aquecia demasiado, chegando a libertar toda a água pelo vaso de expansão. trocou-se o termostato, nunca mais teve problemas... Também me aconteceu, isto no bmw, também os mesmos sintomas, com excepção de libertar a água porque não tem vaso de expansão, mas aquecia facilmente em esforço, mas neste o problema era o radiador completamente encravado, nem 1/3 da água circulava. Outra coisa que podes testar, é quando aquecer, ligares o aquecimento interior no máximo: se notares a temperatura do motor a descer mais rápido, será um problema de circulação da água (ou termostato ou radiador). por acaso tenho um termostato novo ainda por montar, comprei por descargo de consciência, com intenção de trocar para ficar descansado, mas para trocar tinha de desmontar o suporte da bomba da direcção assistida, e acabei por não o fazer... se vieres aqui por esta zona, ofereço-to...
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

Estamos a falar de uma subida muito repentina de pressão no circuito.
Se fosse o termostato a temperatura subiria bem acima dos 100º, que é a temperatura relata pelo user, antes de acontecer alguma coisa.
Fica bem oferecer o termostato, mas não me parece o caso.
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

boas pessoal.

desde ja obrigado pelas dicas.

em relaçao ao radiador,mandei desentupir a 2 dias.
e disse ao mecanico para ver o termostato e ele disse que estava bom.

desde que desentupi o radiador,o ponteiro da temperatura vai no maximo ate prai aos 95 graus,fica em cima do "0" dos 90.

em relaçao as ferias é na boa,porque sempre tive fuga de agua,isto quer dizer que ja a devo ter comprado com este problema,mas agora como ja nao tem fugas,deita fora pela tampa,mas agora agravou o problema,porque antes podia andar a fundo e nao me mandava agua fora,e agora manda sempre aquela quantidade,mas uma coisa que acho estranho,é que baixa sempre a agua ate ao mesmo sitio,fazendo 100km ou fazendo 50km é a mesma coisa. da a sensaçao disso,dai amanha de manha vou fazer uns bons quilometros,e vou testar,nao vou meter agua para ver se baixa desse nivel.

ela tambem so perde se apertyar com ela,e ai ja sei que perde porque é quando a temperatura começa a passar dos 90 graus.

o qiue me dizem disto??
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

continuo a dizer que o mais certo será ser apenas o termostato que bloqueou fechado, ou o radiador completamente entupido... se voltar a acontecer, verifica se todos os tubos que ligam ao radiador estão quentes, ou se apenas têm excesso de pressão. Verifica também se o radiador está realmente quente, ou se apenas está "morno". isso já aconteceu num outro carro (seat ibiza do meu cunhado), exactamente isso, em esforço (de notar que a baixa rotação o esforço do motor é superior do que em alta) aquecia demasiado, chegando a libertar toda a água pelo vaso de expansão. trocou-se o termostato, nunca mais teve problemas... Também me aconteceu, isto no bmw, também os mesmos sintomas, com excepção de libertar a água porque não tem vaso de expansão, mas aquecia facilmente em esforço, mas neste o problema era o radiador completamente encravado, nem 1/3 da água circulava. Outra coisa que podes testar, é quando aquecer, ligares o aquecimento interior no máximo: se notares a temperatura do motor a descer mais rápido, será um problema de circulação da água (ou termostato ou radiador). por acaso tenho um termostato novo ainda por montar, comprei por descargo de consciência, com intenção de trocar para ficar descansado, mas para trocar tinha de desmontar o suporte da bomba da direcção assistida, e acabei por não o fazer... se vieres aqui por esta zona, ofereço-to...
boas.
os tubos ficam quentes e muito rijos,parecem pedra.
épa essa do termostato nao abrir pode implicar que circule menos agua e dai acontecesse como se houvesse agua a mais no circuito? porque se for esse caso,podera ter logica,porque so amanha é que consigo ter certezas disso,se realmente a agua baixa mais do nivel que esta ou nao. digo isto porque a agua baixa sempre ate ao mesmo nivel,mas quando baixar,ja nao vou acrescentar agua para ver se ainda baixa mais.
bem para terem uma ideia,eu ontem fiz 100km e a agua nao baixou quase nada,nem meio centimetro baixou,mas vim na boa a volta de 120km/h.
e uma coisa que noto,é quando aperto com ela,a temperatura começa a subir mas se aliviar o pé,ela começa a baixar.

deiem mais umas opinioes

abraço
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

A minha também perde agua...mas ainda não percebi de onde.mas nos últimos 700km tem estado no nível , também tenho andado devAgar...mas a minha não aquece.máximo que vai no ponteiro é 80graus e é quando estou em trânsito,depois arranco e volta para a temperatura normal dela,q é prai no 2 traço.
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

Estamos a falar de uma subida muito repentina de pressão no circuito.
Se fosse o termostato a temperatura subiria bem acima dos 100º, que é a temperatura relata pelo user, antes de acontecer alguma coisa.
Fica bem oferecer o termostato, mas não me parece o caso.
Para dizer a verdade, apenas agora reparei que não chega a passar dos 100º... a essa temperatura não é normal mandar água fora assim....:S
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

A minha também perde agua...mas ainda não percebi de onde.mas nos últimos 700km tem estado no nível , também tenho andado devAgar...mas a minha não aquece.máximo que vai no ponteiro é 80graus e é quando estou em trânsito,depois arranco e volta para a temperatura normal dela,q é prai no 2 traço.

os sítios mais usuais para verter são as falanges que apertam na cabeça do motor, uma lateral e outra na parte traseira. Como são de plástico tendem a rachar... já troquei as duas uma vez, e vou ter de trocar outra agora.. o que vale são baratas!
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

boas pessoal.
bem hoje fiz a viagem de ferias,e chegou inteira ao destino,vim sempre em media a 120-130km/h por nacional,e so na serra é que apertei mais com ela e a temperatura passou um pouco dos 90 e ai deitou agua fora. mas a agua ficou no nivel que ja tinha referido,cerca de 1cm abaixo do minimo,agora que a agua ficou neste nivel nao vou atestar de agua para ver se baixa deste nivel.

uma coisa estranha que me esqueci de vos dizer,é que a minha carrinha quando esta a trabalhar esta sempre a passar bolhas de ar junto com a agua pelo tubo pequeno que liga ao vaso de expansao,isto é normal????
~
em relaçao as falanges,ja tive que mudar todas,quando meti-a 1 nova,começava a perder pela outra,e assim sucessivamente,a semana passada mudei a falange lateral,que liga o tubo para o radiador,esta que estava toda estalada por dentro,imprecionante!!!!

deco20, tua perde muita agua,ou baixa de tempo a tempo?

abraço
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

espero não dizer asneiras mas não será junta da colassa?
cá para mim é por ter ciumes do rover! :D
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

espero não dizer asneiras mas não será junta da colassa?
cá para mim é por ter ciumes do rover! :D
boas,tambem podera ser da junta,mas se for é uma coisa minima,mas eu meti a junta a 30 mil kilometros,e a carrinha nunca aqueceu nem nada do genero.

épa se a carrinha me desse os problemas que o meu rover me tem dado estava eu bem,com 216mil km e todo alterado de motor e nunca tive qualquer problema,ja agora nao posso dizer o mesmo da audi...em 2 anos ja gastei em avarias o valor que dei pela carrinha quando a comprei,podia ter comprado quase um carro novo.

cumps.
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

Boas. Já tive o mesmo problema no meu 80, mas com o motor 1.6 Td. A subir a serra dos candeiros, deitou a água fora. Ia a fundo e carregado, ou seja, em esforço (puxar era impossivel :))

Resultado, foi a junta da colassa que queimou.

Provalvemente o teu caso será o mesmo, mas forma menos acentuada. Deves ter uma pequena fissura e só em carga é que se faz notar. Por outro lado, conforme li, a junta foi mudada à 30mil kms o que é muito pouco tempo e leva-me a concluir que o serviço não pode ter sido bem feito.

Para ser sincero e como debafo, também ja gastei uns € no meu 80 e por vezes mais vale matar o mal pela raíz, ou seja, trocar o motor por um AHU ou AFN com 1 ano de garantia numa sucata ou de algum carro acidentado que conheças o estado do motor. Acho errado procurar motores de audi 80 (Tdi-1Z) porque foram os 1ºs Tdis e depois são sempre motores no minimo com 15 anos.

Não leves a mal, mas ja passei pelo mesmo que tu e agora estou bastante satisfeito..

Só espero que o teu problema se resolva facilmente e não seja da junta da cabeça ou algo mais grave.

Cumprimentos
 
Re: ajuda 80 tdi manda agua fora

boas falcao,obrigado pelo desabafo,por vezes precisamos de ouvir coisas assim.

o mecanico disse-me que sera a junta ou alguma camisa estalada,porque quando aquece dilada e deixa passar compressao,épa e depois ha muitas coincidencias que por vezes lembro-me dessas tais coisas e que me faz pensar muita coisa,por exemplo,a carrinha quando a comprei ja tinha uma fuga numa falange em que a mudei e ficou boa,nao me lembro,mas pouco tempo depois meti logo a junta porque estava podre,agora penso,sera que o antigo dono despaxou a carrinha por ter o problema no bloco??? porque eu sempre tive fugas de agua,e sera que foi coincidencia e o gajo que meteu a junta é que a meteu mal???? depois falo com o mecanico(que nao é o mesmo que meteu a junta),e ele diz que tem la um motor exactamente com o mesmo problema,e com os mesmos sintomas,o que eide pensar????

ainda lhe meto solda-blocos la para dentro e pronto,logo se ve como fica.


abraço
 
Back
Top