depois o projecto de arquitectura teoricamente ( corrijam-me se tiver enganado) até deveria ser com base numa percentagem ( que nao sei qual é) do valor da obra...
certo ou nem por isso???
certo ou nem por isso???
boost disse:Na teoria é assim que deveria funcionar, como pode ser consultado nas tabelas da ordem ..
mas no nosso (nacional) mercado isso é impossivel fazer por motivos óbvios ...
quem der preços por essas tabelas não faz projectos ... faria se todos os arquitectos se guiassem por ela e não houvessem desenhadores a tentar furar o sistema ...
castropereira disse:por isso é qeu depois pegam nisso e dizem qeu fazem descontos de 90% sobre o preço de tabela...
cybertiger disse:...Ora nem mais!!!!! como temos muita concorrência, não podemos cobrar pela tabela, mas também acho que não nos devemos ''vender'' por essa situação. mais cedo ou mais tarde as consequências de um projecto mais barato vão ser sentidas aquando a construção, ou até mesmo antes!!!!!!!!!!!!Digo isto por erros técnicos, e projectos que não se enquadram na zona de implantação.
Existem por aí muitos desenhadores com os chamados ''projectos tipo'' que tanto servem para o Manel como para o Quim, apenas muda a morfologia do terreno.
O trabalho de arquitecto consiste em conceber um projecto funcional e adequado a cada função ou finalidade!
Tenho dito!!
castropereira disse:continuo a dizer...quando as coisas sao baratas demais...dao sempre cagada...
o barato sai caro..já dizia a minha avózinha...
VIA3 disse:Normalmente existe um determinado valor por m2 mas dependendo da zona varia para mais ou para menos.
Trabalho na area e posso te dizer que os valores que falaste no primeiro post ainda por cima dito pelo arquitecto deve ser relactivamente só a arquitectura.
Tem em atenção ao preço final do projecto (arquitectura + especialidades), depois tens o plano de segurança e a declaração do técnico que pode ser pago a parte, sim digo isto pq o tecnico que te fez o projecto não tem que ser obrigatóriamente o técnico responsavel pela obra.
Depois tem atenção tb se o preço inclui as visitas à obra (acompanhamento do decorrer da obra)!
Ou seja quando te falou nos 2000€ pergunta se inclui:
- Proj de arquitectura
- Proj de especialidades
- Plano de segurança
- Direcção técnica da obra já com as visitas à obra
Só um aparte, aqui na minha zona não foge muito disso...
Qualquer esclarecimento que te possa ser util apita
Echoes disse:chega muito bem???????????? pois chega e vais assustar-te quando souberes o valor da contribuição autárquica, agora chamado IMI
vai ser uma castanha para cima dos 1000 euros anuais (depende da zona)
Quiksilver disse:Tantos euros
Mas é esse imposto que dá para ficar isento uns aninhos não é