[AJUDA] Construção de casa

depois o projecto de arquitectura teoricamente ( corrijam-me se tiver enganado) até deveria ser com base numa percentagem ( que nao sei qual é) do valor da obra...


certo ou nem por isso???
 
Na teoria é assim que deveria funcionar, como pode ser consultado nas tabelas da ordem ..

mas no nosso (nacional) mercado isso é impossivel fazer por motivos óbvios ...

quem der preços por essas tabelas não faz projectos ... faria se todos os arquitectos se guiassem por ela e não houvessem desenhadores a tentar furar o sistema ...
 
boost disse:
Na teoria é assim que deveria funcionar, como pode ser consultado nas tabelas da ordem ..

mas no nosso (nacional) mercado isso é impossivel fazer por motivos óbvios ...

quem der preços por essas tabelas não faz projectos ... faria se todos os arquitectos se guiassem por ela e não houvessem desenhadores a tentar furar o sistema ...


...Ora nem mais!!!!! como temos muita concorrência, não podemos cobrar pela tabela, mas também acho que não nos devemos ''vender'' por essa situação. mais cedo ou mais tarde as consequências de um projecto mais barato vão ser sentidas aquando a construção, ou até mesmo antes!!!!!!!!!!!!Digo isto por erros técnicos, e projectos que não se enquadram na zona de implantação.
Existem por aí muitos desenhadores com os chamados ''projectos tipo'' que tanto servem para o Manel como para o Quim, apenas muda a morfologia do terreno.
O trabalho de arquitecto consiste em conceber um projecto funcional e adequado a cada função ou finalidade!

Tenho dito!! ;)
 
castropereira disse:
por isso é qeu depois pegam nisso e dizem qeu fazem descontos de 90% sobre o preço de tabela...

:roll:

passa mesmo por aí...

muitos técnicos optam por esse sistema porque só com descontos nessa ordem é que se podem seguir as percentagens estipuladas pela ordem ;)

no nosso mercado corrente praticar esse valores é impensável para a grande maioria dos técnicos... se o cliente já se queixa como seria se dessemos cumprimento ao estipulado :|
 
cybertiger disse:
...Ora nem mais!!!!! como temos muita concorrência, não podemos cobrar pela tabela, mas também acho que não nos devemos ''vender'' por essa situação. mais cedo ou mais tarde as consequências de um projecto mais barato vão ser sentidas aquando a construção, ou até mesmo antes!!!!!!!!!!!!Digo isto por erros técnicos, e projectos que não se enquadram na zona de implantação.
Existem por aí muitos desenhadores com os chamados ''projectos tipo'' que tanto servem para o Manel como para o Quim, apenas muda a morfologia do terreno.
O trabalho de arquitecto consiste em conceber um projecto funcional e adequado a cada função ou finalidade!

Tenho dito!! ;)

Definitivamente não podemos nem nos devemos "vender" sobre pena da desqualificação do trabalho desenvolvido, o que necessáriamente acontecerá...

Como referes o projecto deve ser funcional, adaptado às necessiades do cliente e essencialmente contextualizado, o projecto do X nunca poderá servir para Y ;) e este é entre outros pontos o grande factor que distingue um projecto de um técnico qualificado de um qualquer outro tipo de desenho...

Em suma, as pessoas também não podem esperar pagar 100 por um projecto e ficar com uma casa de 1000 ;)
 
castropereira disse:
continuo a dizer...quando as coisas sao baratas demais...dao sempre cagada...

o barato sai caro..já dizia a minha avózinha...

O problema é quando as pessoas só se apercebem disso já no decorrer da obra e aí acordam para a realidade da pior forma possivel e tarde demais :S

Desde projectos de cáca, de que não gostam ou nem se adequam ao que pretendiam até ao empreiteiro que deu um "preço de amigo" para ganhar a obra e depois abandona-a a meio por falta de verba ;) ...enfim, infelizmente estas coisas ainda acontecem

Por isso repito, MUITA ATENÇÃO... uma casa é para a vida (normalmente) ;)
 
boas isto tb é a minha area e deixo aqui um conselho alem do que ja foi dito para fazer uma casa
temos de ter mta atencao a quem a vai executar as x por preços agradaveis temos no fim problemas
bem desagradaveis e dificeis de resolver ;) na parte da pratica da contruçao tenta ter uma pessoa honesta
e k seja um bom profisional com provas dadas tem mto "ze" k diz ser contrutor e pois só faz aldrabiçe para
ir buscar lucro no orçamento barato k deu :!:
cumps
 
Normalmente existe um determinado valor por m2 mas dependendo da zona varia para mais ou para menos.
Trabalho na area e posso te dizer que os valores que falaste no primeiro post ainda por cima dito pelo arquitecto deve ser relactivamente só a arquitectura.

Tem em atenção ao preço final do projecto (arquitectura + especialidades), depois tens o plano de segurança e a declaração do técnico que pode ser pago a parte, sim digo isto pq o tecnico que te fez o projecto não tem que ser obrigatóriamente o técnico responsavel pela obra.
Depois tem atenção tb se o preço inclui as visitas à obra (acompanhamento do decorrer da obra)!

Ou seja quando te falou nos 2000€ pergunta se inclui:
- Proj de arquitectura
- Proj de especialidades
- Plano de segurança
- Direcção técnica da obra já com as visitas à obra


Só um aparte, aqui na minha zona não foge muito disso...

Qualquer esclarecimento que te possa ser util apita ;)
 
VIA3 disse:
Normalmente existe um determinado valor por m2 mas dependendo da zona varia para mais ou para menos.
Trabalho na area e posso te dizer que os valores que falaste no primeiro post ainda por cima dito pelo arquitecto deve ser relactivamente só a arquitectura.

Tem em atenção ao preço final do projecto (arquitectura + especialidades), depois tens o plano de segurança e a declaração do técnico que pode ser pago a parte, sim digo isto pq o tecnico que te fez o projecto não tem que ser obrigatóriamente o técnico responsavel pela obra.
Depois tem atenção tb se o preço inclui as visitas à obra (acompanhamento do decorrer da obra)!

Ou seja quando te falou nos 2000€ pergunta se inclui:
- Proj de arquitectura
- Proj de especialidades
- Plano de segurança
- Direcção técnica da obra já com as visitas à obra


Só um aparte, aqui na minha zona não foge muito disso...

Qualquer esclarecimento que te possa ser util apita ;)

Vou falar com ele e depois digo alguma coisa

Já andei aqui a tirar umas fotos e o rascunho que tenho mais ou menos é isto

13012009122px1.jpg


13012009123ll3.jpg


As alterações deverão ser estas:

Aqui vai levar uma garagem que nao pode ir no projecto, mas que vai ser construida depois.....
13012009122ph1.jpg


Aqui em vez de janela como estava vai ser varanda
13012009123yi3.jpg


É mais ou menos isto que está previsto, e chega muito bem
 
chega muito bem???????????? pois chega e vais assustar-te quando souberes o valor da contribuição autárquica, agora chamado IMI

vai ser uma castanha para cima dos 1000 euros anuais (depende da zona)
 
Echoes disse:
chega muito bem???????????? pois chega e vais assustar-te quando souberes o valor da contribuição autárquica, agora chamado IMI

vai ser uma castanha para cima dos 1000 euros anuais (depende da zona)

Tantos euros :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
Mas é esse imposto que dá para ficar isento uns aninhos não é
 
Quiksilver disse:
Tantos euros :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
Mas é esse imposto que dá para ficar isento uns aninhos não é

PENSO que é assim:

- ou 6 ou 3 anos (até 150.000€ e até 300.000€ respectivamente) Se for mais não tens isenção...

Será?
 
Back
Top