[AJUDA] Construção de casa

binária disse:
Por norma o arquitecto só faz arquitectura apesar de poder fazer algumas especialidades.

Esse valor é realmente baixo, mas mais uma vez "adequado" aos valores praticados por alguns técnicos nessas zonas mais interiorizadas :S Valores impraticaveis por aqui ;)

É muito importante conheceres e confiares no trabalho do arquitecto que escolheres assim como no empreiteiro que vieres a seleccionar ;)

Considera sempre Proj. Arquitectura, Proj. Especialidades e Direcção Técnica da Obra... são os 3 pontos fundamentais e obrigatórios ao licenciamento...

É assim disto percebo pouco (por isso fiz este topico, e espero que vá ajudar outros) na altura ele falou-me no projecto e depois nas especialidades (acho que engloba parte electrica, saneamento ou essas coisas)

Disse que tinha de lhe pagar perto dos 2000€ acho eu, depois era so esperar pela aprovação da camara onde tinha que pagar acho uns 750€ quer fosse aprovado ou nao
 
eu desconfiava...
isso nem preço de amigo..
a
até porque ele vai ter de pagar a outras pessoas para essas especialidades...
e sustentabilidade energetica???

se nao tou enganado ( nao sou arquitecto...essa parte ºe com o meu socio) já é obrigatorio em obras novas

posso dizer que esse foi o preço qeu levei por um projecto de remodelação de uns apartamentos num predio antigo e caderno de encargos...


podem ser os preços de lisboa...
 
binária disse:
Esta parte não entendi!?!?!? :S

Já nao me lembro bem da conversa, mas era algo do genero
ele fazia-me o projecto e metia á camara se nao fosse aprovado teria de pagar na mesma os 750€ e ficava tudo sem efeito (pagava o trabalho que ele teve)

Mas nao vou falar mais sobre isto sem falar com ele primeiro, depois digo coisas....
 
ora qui está um bom tópico, eu também vou fazer casa e na primeira visita À Camara Municipal, fiquei logo fulo com a estupides das leis deste país.

a situação é que vou contruir ao aldo da casa dos meus pais que na altura compraram um monte e para o rtansformar num lote tiveram de dar 600m2 para passeios estacionamentos e ainda plantar arvores, qua ate concordo mas custa muito.

agora para contruir nova casa tenho de dividir o lote em dois e tornar a dar mais terreno, destruir todos os passeios e muros, deitar àrvores a baixo e fazer tudo de novo de acordo com novas regras

istó é um país que cada vez menos dá gosto viver, para além disso ainda tenho de pagar quase 5000 euros só em papeladas

tudo uma treta.

em relação ao valor de construção por metro quadrado que o bbost disse de 700 euros, pelo menos por aqui arranjasse à vontade por 600 euros e com sorte por 550, isto falando de qualidade média porque tam´bém se arranja por 450 ou 400
 
Echoes disse:
ora qui está um bom tópico, eu também vou fazer casa e na primeira visita À Camara Municipal, fiquei logo fulo com a estupides das leis deste país.

a situação é que vou contruir ao aldo da casa dos meus pais que na altura compraram um monte e para o rtansformar num lote tiveram de dar 600m2 para passeios estacionamentos e ainda plantar arvores, qua ate concordo mas custa muito.

agora para contruir nova casa tenho de dividir o lote em dois e tornar a dar mais terreno, destruir todos os passeios e muros, deitar àrvores a baixo e fazer tudo de novo de acordo com novas regras

istó é um país que cada vez menos dá gosto viver, para além disso ainda tenho de pagar quase 5000 euros só em papeladas

tudo uma treta.

em relação ao valor de construção por metro quadrado que o bbost disse de 700 euros, pelo menos por aqui arranjasse à vontade por 600 euros e com sorte por 550, isto falando de qualidade média porque tam´bém se arranja por 450 ou 400
è o país que temos :evil: :evil: :evil:
 
Caro amigo, a minha opinião embora não discorde das anteriores, mas estou convencido (e falo por experiência porque já construí uma casa), que deves temer mais os custos no desenrolar da obra do que propriamente para a começar. por vezes o orçamento dado no início convence-nos, depois os móveis que o tipo ia por na cozinha a nossa mulher prefere em faia, a alimentação eléctrica e a colocação das tomadas é sempre deficiente e tu para teres as tomadas nos sítios certos tens que apertares com os tipos e pagar os extras, de repente notas que os azulejos e a louça da casa de banho por mais uns euritos fica muito mais bonito... etec...etc..

eu sou electromecânico de profissão, e tudo que respeitou electricidade, e tubagens de água ou gás foi feito por mim e alguns amigos de forma a segurar alguns euritos.

é só mais uma opinião

um abraço
 
em minha casa andei a colocar soalho flutuante..rodape...tomadas novas...pinturas...assentamento de loiças tudo feito por mim...e o que sabia de bricolage era de acompahar obras...

concordo plenamente com a chamada de atençao para o desenrolar da obra..


ate porque quando o cliente nao tem experiencia o empreiteiro orçamenta por baixo sem incluir uma serie de extras que sao necessário...e depois ºe sempre a pingar....
 
É mesmo assim!

Muitos técnicos e empreiteiros dão orçamentos baixos para agrarrar o trabalho e no seu desenrolar começam a apresentar trabalhos extras que muitas vezes fazem disparar os valores iniciais... :S MUITA ATENÇÃO!

Repito que o ideal é recorrer a profissionais de confiança e preferencialmente já referenciados, cujo trabalho se conhece...

Nesta altura para todos os edifícios, novos e usados, é necessário realizar o Certificado Energético solicitado pela entidade camarária aquando da emissão da Licença de Utilização/Habitabilidade, que naturalmente vem incrementar os valores finais...

Na condição de arquitecta digo-vos que hoje em dia a burocracia e os procedimentos para construir legalmente uma simples habitação são muitos, só mesmo recorrendo a profissionais competentes e de confiança é que se está seguro e descansado ;)
 
Quiksilver disse:
É isso mesmo estou a pensar construir casa, mas para já não é nada concreto, apenas foi feito o levantamento topográfico (...)

Se alguem me poder ajudar em algum assunto.

Olá. Mais uma vez aproveito, pois já o fiz noutro tópico, para deixar aqui os meus prestimos como arquitecto e caso necessites de algum esclarecimeto, aconselhamento técnico ou mesmo algum trabalho podes contactar-me.
Possuo Atlier de Arquitectura em Oliveira de Azeméis e em Vila Nova de Gaia onde são executados qualquer tipo de projectos de aquitectura e especialidades.
Presentemente estou a tratar da mesma situação do nosso amigo foreiro pc_winboard que me pediu para ver a possibilidade de construção no seu terreno.

Para alguma informação adicional:
Ou do nosso amigo Quiksilver ou de alguém interessado podem contactar-me pelo correio elctrónico: rc-arquitecto@hotmail.com ou por PM
 
Eu ajudar nao posso muito... mas estou precisamente na mesma fase que tu e tenho feito bastantes pesquisas de materiais etc...... por isso se precisares trocar ideias tas a vontade ;)

Uma opinião eu te dou... é que esses preços sao muito bonitos, mas não entregues uma obra "chave na mão"... se tens o minimo de conhecimentos na materia, faz a obra por ajustes idividuais por ti proprio, conforme conheças pessoas k sao bnoas nisto ou nakilo ;) Poupas algum dinheiro e fazes as coisas mais a tua maneira... :p :p :p :p :p
 
hummm.....o preço que te deram, é praticamente o preço das especialidades!!!!CUIDADO.
Posso te dizer que no meu gabinete é cobrado pelas especialidades para um projecto dessa dimensão cerca de 1500€ +IVA, fora o projecto de arquitectura!!!
Se precisares de algo, algum esclarecimento ou serviço....PM
abraço
 
Back
Top