Ajuda em Audi A3 8l 1.9 TDI 90cv TURBO

Boas..

Estou na duvida enquanto ao turbo que tenho no meu AGR. o meu A3 e de 06/1999.

Normalmente os A3 de 90cv trazem os Garret GT15 de geometria fixa, mas ouvi dizer que os ultimos motores de 90cv ja trazem de os Garret VNT15 de geometria variavel igual aos de 110 (eu penso que o meu seja dos ultimos de 90).

qual sera o turbo do meu?

Esta duvida do turbo tambem porque acho que o meu turbo esta a começar a fazer passagem de oleo (pouca ainda), tambem ja tem pelo menos 220kkm, quando acelero a fundo de vez em quando nao manda fumo preto como e suposto mandar, mas fumo mais esbranquicado e notei isto depois de ter feito uma autoestrada sempre a fundo e tambem depois comecei a ouvir o turbo quando abre com ressonancia mais do que e normal.

E aproveitando este problema ja ando a pensar numa mod. tenho um amigo que tem um turbo gt2052s a venda, penso que seja proveniente de Mercedes C220, e de geometria fixa e penso que de para o meu.

Qual e vossa opniao em relacao ao turbo do meu carro e ao respetivo problema e ao turbo que tenho em vista?

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado
 
Senão me engano teu é de geometria fixa ;)
Se fizeres um search encontras informação sobre a tua motorização ;)
 
Senão me engano teu é de geometria fixa ;)
Se fizeres um search encontras informação sobre a tua motorização ;)

Sim ja fiz um search, sempre vi a dizer que é fixa mas tb ja vi a dizer que os ultimos modelos ja trazia variavel igual ao de 110.
Se for entao fixa esse turbo que referenciei la em cima será uma boa opçao?
 
De turbos pouco ou nada percebo para mim desde que ande está bom:p
Manda pm para o BrunoA3 que ele é a melhor pessoa para te ajudar;)
 
De turbos pouco ou nada percebo para mim desde que ande está bom:p
Manda pm para o BrunoA3 que ele é a melhor pessoa para te ajudar;)

Sim vou fazer isso secalhar e melhor, amanha vou ver o turbo e o IC se puder depois tiro fotos e posto aqui.
So me falta saber se e de geometria fixa ou nao para me decidir.

Obrigado pela ajuda :)
 
Se o teu motor for AGR independentemente do ano é fixa... Depois tens o ALH mais recente que o AGR e esse sim é de geometria variavel.
Quanto ao turbo. Na minha opinião se não queres andar a chatear-te em meter N75 e por a centralina a controlar a n75, opta por esse. Se queres meter uma coisa que te seja linear em altas e baixas opta por um de geometria variável...
 
Last edited:
AGR geometria fixa.
ALH geometria variável.

Não aconselho tentares de geo fixa para variável, pois gastas bastante dinheiro e dá trabalho. Portanto se queres upgrade tenta esse turbo que falaste. Se fica bem? Só experimentando !

Outra informação que fica é que para mexer na eletronica tens que tirar a centralina fora e soldar chips novos. Em principio não dá por OBD ;)
 
AGR geometria fixa.
ALH geometria variável.

Não aconselho tentares de geo fixa para variável, pois gastas bastante dinheiro e dá trabalho. Portanto se queres upgrade tenta esse turbo que falaste. Se fica bem? Só experimentando !

Outra informação que fica é que para mexer na eletronica tens que tirar a centralina fora e soldar chips novos. Em principio não dá por OBD ;)

Quer por um ou o outro tem que mexer na electronica, visto ter que a ajustar para as novas pressões que esse turbo permite.
 
Se o teu motor for AGR independentemente do ano é fixa... Depois tens o ALH mais recente que o AGR e esse sim é de geometria variavel.
Quanto ao turbo. Na minha opinião se não queres andar a chatear-te em meter N75 e por a centralina a controlar a n75, opta por esse. Se queres meter uma coisa que te seja linear em altas e baixas opta por um de geometria variável...

Sim é o AGR, ok ja estou convencido que é fixo lol
Sim nao quero mesmo chatear me muito com aquilo, e gastar muito dinheiro agora nao é aquilo que me interessa sinceramente, mas quero meter o carro agradavel de se conduzir :twisted: aos poucos e poucos meter o carro ao meu gosto, tambem se ficar a gastar um pouco mais de gasoleo nao faz mal, tenho o leon para o dia ao dia e o audi para a noite e umas voltas de vez em quando. ja tenho o turbo aqui em casa para me decidir se fico com ele ao nao, ja tive a ver o turbo e parece me tar impec, sem folgas, mas ja vou deixar fotos do dito cujo.

- - - - - - - - - -

AGR geometria fixa.
ALH geometria variável.

Não aconselho tentares de geo fixa para variável, pois gastas bastante dinheiro e dá trabalho. Portanto se queres upgrade tenta esse turbo que falaste. Se fica bem? Só experimentando !

Outra informação que fica é que para mexer na eletronica tens que tirar a centralina fora e soldar chips novos. Em principio não dá por OBD ;)

A questao de transformar para variavel para mim ta fora de questao.

Mas diz me uma coisa se puser este turbo, com a repro que tenho sera que ele vai me começar a entrar em safe mod? com o meu turbo nunca me entrou, tambem nao sei que pressao esta a fazer, ja tentei ver no VAG e nao consigo, tenho aqui um supressor de egr para montar com saida para manometro para ver se depois monto tambem o manometro para ver a pressao.
 
Ora bem fotos do famoso turbo...

img20120702232729.jpg


img20120702233314.jpg


img20120702233350.jpg


img20120702233444.jpg


img20120702233547.jpg


Mais uma duvida, sera que encaixara no meu colector será que precisa de alguma adaptaçao?
 
Back
Top