Compra la um audi com mais de 12 anos por 10 mil aereos cheio de extras depois a gente daqui a 6 meses fala
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Ah e tal ja avariou isto e aquilo, ja pifou isto e aquilo, ah e tal o carro é potente anda muito mas agora nao tenho dinheiro para os pneus e vou ter de por uns usados ou de marcas com nomes de pacotes de batatas fritas etc etc...
Isso da carteira, de ter ou não ter dinheiro para reparações/manutenções nunca foi meu objectivo analisar, apenas a qualidade/fiabilidade de marcas e modelos.
Dito isto, dou dois exemplos reais de carros exactamente da mesma gama do mesmo ano e com mais ou menos os mesmos Kms:
1. Audi A4 B6 Avant 1.9TDI 130 Cv de 2002 com cerca de 240 mil Kms marcados (é a minha, já agora :lol
- Comprada em 11/2008 com 135 mil Kms marcados
- Jante de 17" com pneu 235/45R17 (preço médio de um bom pneu -> 150€)
- Avarias detectadas/reparadas em 6 anos e meio e 110 mil Kms feitos:
- switch das fechaduras marados, mas nunca deixou de trancar nem destrancar (cerca de 50€ cada fechadura nova da concorrência)
- Turbo descarbonizado (cerca de 250€, mão de obra incluída)
- Interruptor de marcha atrás (aquele que fica mesmo na caixa de velocidades, cerca de 15€ na Audi)
- Brake switch (cerca de 15 € na Audi )
- embraiagem de AC (cerca de 200€, mão de obra incluída)
- Termostato (cerca de 15€ da concorrência)
Agora o carro de um colega meu :
Renault Laguna Break 1.9 DTi 126 Cv (creio) de 2002 com cerca de 235 mil Kms
- Comprada em 08/2008 com cerca de 150 mil Kms marcados
- Jante 17" com pneus 225/45R17 (cerca de 120€ preço médio de um bom pneu)
- Avarias:
- Fechaduras das portas maradas, 1 deixou mesmo de trancar (sorte) (cerca de 70€ cada, disse-me ele)
- Diz que já teve de reparar 3 das 4 jantes por estarem empenadas (não é um bom comparativo, mas eu, pessoalmente nunca tive de reparar
nenhuma OEM audi por empeno)
- Leitor de cartões (ignição) nas couves (cerca de 150€, disse-me ele) (carro de reboque para a oficina)
- Cartão chave nas couves (deixou de dar arranque ao motor, cerca de 60€, disse-me ele) (carro de reboque para a oficina por só ter aquele cartão)
- Sensores de pressão de pneus nas couves (aqui não se pode mesmo comparar porque quase nenhuma B6 tem de origem, equanto nas Lagunas é de Série creio, mas em todo o caso, são cerca de 60 cada, disse ele)
- Actuador da direcção assistida nas couves ( não me disse o preço da reparação)
Isto são avarias que tenho conhecimento por ele me ter contado, não sei se teve outras.
Resumindo, Audi de reboque por avaria 0, Laguna 2
Ah e tal não se pode comparar o tipo de avarias dessa maneira....
Mas que raio, não estamos a discutir e comparar qualidade/fiabilidade entre marcas e modelos?
Tenho dito! :lol: :lol: :lol: