ajuda urgente oleo errado

Boas.
Comprei um a4 b6 8e de 02/2001 com 130cv e com o motor awx a cerca de um mês. Passados 15 dias chegou a hora de trocar o óleo. Consultei o manual do carro que neste caso,já não era o original uma vez que o meu carro é um sedan e o manual é da avant mas também de 2001. No manual tinha a informação dos vários óleos que podia utilizar mas falava no serviço longlife que eu não faço ideia se se aplica ao meu carro e se se aplicar tenho obrigatoriamente de usar esse ou posso optar por um de 15000. Mas a questão é que no manual dizia para intervalos de 15000Km podia usar Multigraduado económico vw 500 00 só com vw 505 00 e que as duas especificações deviam constar do recipiente. Depois tinha a mais carregado 505 01. Na mesma tabela tinha a opção oleo multigraduado vw 505 00 e a mais carregado acea b3 ou b4 numa emergência. O que eu percebi pela tabela é que podia usar qualquer um deles e como encontrei o bp visco 7000c a bom preço comprei e meti esse tem a norma vw 502 00/ 505 00. Mas pelo que li aqui no fórum fiz asneira.deveria ter optado por um 505 01. Devo retirar imediatamente o óleo e substituir por outro? O que poderá acontecer? Agradeço ajuda.
 
Boas.
Comprei um a4 b6 8e de 02/2001 com 130cv e com o motor awx a cerca de um mês. Passados 15 dias chegou a hora de trocar o óleo. Consultei o manual do carro que neste caso,já não era o original uma vez que o meu carro é um sedan e o manual é da avant mas também de 2001. No manual tinha a informação dos vários óleos que podia utilizar mas falava no serviço longlife que eu não faço ideia se se aplica ao meu carro e se se aplicar tenho obrigatoriamente de usar esse ou posso optar por um de 15000. Mas a questão é que no manual dizia para intervalos de 15000Km podia usar Multigraduado económico vw 500 00 só com vw 505 00 e que as duas especificações deviam constar do recipiente. Depois tinha a mais carregado 505 01. Na mesma tabela tinha a opção oleo multigraduado vw 505 00 e a mais carregado acea b3 ou b4 numa emergência. O que eu percebi pela tabela é que podia usar qualquer um deles e como encontrei o bp visco 7000c a bom preço comprei e meti esse tem a norma vw 502 00/ 505 00. Mas pelo que li aqui no fórum fiz asneira.deveria ter optado por um 505 01. Devo retirar imediatamente o óleo e substituir por outro? O que poderá acontecer? Agradeço ajuda.

Retira e põe um 5w40 com a norma 505 01, ou para serviço long life 5w30 com norma 507.00.
Não te sei dizer quais os problemas que poderás vir a ter, mas com o óleo do motor não se deve brincar .
Abraço da Madeira


P.S - Já vi que o Pratinhol respondeu e ele sabe mais disto do que eu, mas eu mudava na mesma :green::green::green:
 
Obrigado pelas respostas. Eu meti urgente no tópico porque ontem fui trocar a correia de distribuição e o mecânico perguntou se já tinha trocado o óleo e eu respondi que o antigo proprietário tinha trocado antes de me vender, para não dizer que fui eu a fazer essa revisão. Mas ele chamou me atenção de que não podia ser um óleo qualquer e falou de injector bomba e que se metesse um qualquer ao fim de 700 km ia ter grandes problemas. Por isso resolvi pesquisar a fundo a questão do óleo e fiquei alarmado.
 
Sim dikon obrigado. Eu agora sei que deveria ter usado essa norma,a dúvida era se devia chegar a casa e ir a correr trocar o óleo ou podia andar mais 15 dias ou mesmo até à próxima muda.
 
Não aguentei ate ao fim de semana. cheguei a casa e resolvi fazer imediatamente a substituição de óleo e filtro do bichinho. Meti o castrol edge turbo diesel titanium, norma vw 505 01.
 
Lolol. Já era para ter respondido no tópico do Ricardinho. Mas acham mesmo que o carro andar uma muda com um óleo com as características correctas mas sem a norma 505.01 vai matar o motor???
No máximo recomendava que em vez de fazer os 15 mil fizesse 10 mil... Mas agora lá fizeram o rapaz gastar mais 50 ou 60€ em óleo. Eu tinha 5L de BP Visco 7000 5w40, e acham que o mandei fora??? Lá fez os 10 mil km na A4 sem qualquer tipo de problema...
 
Melhor,fica a fazer média 4.7 com gasóleo do intermarché com andamento bruto e ainda dá cone aos gajos que têm carros carregados.
 
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