Aquisição de A4 B5 1.8T ... Que cuidados ter em conta? DICAS, precisam-se!

Ora aqui está o tópico!
Para quem leu a minha apresentação, já sabe que ando a reunir todas as informações que conseguir acerca da viatura em questão.

O que eu pretendo são informações precisas e necessárias para quando começar a ver as viaturas, conseguir detetar mais facilmente problemas crónicos, entre outro tipo de situações.

Assim, desejo saber o seguinte:
- Problemas crónicos dos A4 B5... aqueles problemas mais chatos como por exemplo, o visor do CB que tende a ficar com falhas, entre muitos outros;
- Problemas crónicos do motor 1.8T 150cv;
- Extras que devo ter em conta, sendo que procuro a versão SPORT;
- Locais possíveis de ferrugem na carroçaria ou infiltrações de água;
- Formas de descobrir pequenos e/ou grandes problemas, escondidos aos nossos olhos.

... basicamente é isto. Agradeço desde já a vossa disponibilidade e ficarei ansiosamente à espera de informações. É que nunca tive Audi's (embora o meu pai tenha tido na década de 80, um Audi Coupe :p), nem conheço ninguém que me seja próximo que os tenha, daí todas as minhas dúvidas. Seja como for, irei continuar também as minhas pesquisas, mesmo tendo passado a manhã inteira a ler tópicos pelo fórum não tendo encontrado nenhum idêntico. No entanto se houver, peço desde já as minhas desculpas e agradecia que me encaminhassem para o mesmo.

Obrigado ;)


EDIT

De forma a ajudar no futuro pessoas que tenham as mesmas dúvidas que eu, deixo aqui no primeiro post a ajuda que me foi prestada de forma a ser mais fácil encontrar o que se procura.

Pontos críticos no motor 1.8T:
- Bomba de óleo;
- Tubos de vácuo (procurar fugas);
- Velas e Bobines (verificar);
- Com a ajuda do VAG-COM, procurar possíveis erros/avarias registados na centralina.

Pontos críticos na carroçaria B5:

- Braços de Suspensão;
- Tubos de escoamento do TA tendem a entopir criando infiltrações no habitáculo.
 
Last edited:
em 1º lugar deves ligar o VAG para fazer despiste de alguns erros, ou possíveis problemas escondidos face aos vários módulos..
depois é o normal em cada viatura, ver o estado dos fluidos e possíveis fugas dos mesmos, ter em atenção a ruídos estranhos por parte do motor e suspensão, depois de adquirido, recomendo que faças uma boa revisão, nomeadamente a correia de distribuição, e bomba de óleo, que é um ponto critico nestes motores..
 
Antes de mais, muito obrigado pelas dicas vick_79 ;)
A revisão é certinho que a farei. Já reparei que em grande parte dos casos, o reservatório de expansão da água vem assim para o acastanhado e que o ideal será substituí-lo por um novo, aproveitando para fazer uma limpeza ao circuito de refrigeração, colocando posteriormente anticongelante G12 ;)
O resto... distribuição, fluídos e filtros já tenho também em mente fazer. Mais vale prevenir do que remediar!

Quanto à bomba de óleo é que não fazia ideia e agradeço desde já a dica! Sendo um problema crónico nestes motores, há que cortar o mal logo pela raíz!

Quanto ao "ligar o VAG", falas daquele cabo VAG Com não é? Já ouvi um pouco sobre isso, mas se pudesses explicar melhor, agradecia! Aquilo basicamente é um cabo ou um dispositivo que se liga à porta de diagnóstico e que se emparelha com um smartphone ou computador, correto? Depois haverá possívelmente uma APP que fará uma leitura dos erros existentes. É mais ou menos isto, certo?

Mais uma vez, obrigado!

Venham daí mais dicas que são todas elas bem vindas ;)
 
sim o VAG é isso mesmo, uma ferramenta que ligado a um PC portátil, e a ficha OBD-II do carro, podes entrar nos diversos módulos, e fazer a leitura procurando por erros..
já agora, és de onde?
 
Assim, desejo saber o seguinte:
- Problemas crónicos dos A4 B5... aqueles problemas mais chatos como por exemplo, o visor do CB que tende a ficar com falhas, entre muitos outros;
- Problemas crónicos do motor 1.8T 150cv;
- Extras que devo ter em conta, sendo que procuro a versão SPORT;
- Locais possíveis de ferrugem na carroçaria ou infiltrações de água;
- Formas de descobrir pequenos e/ou grandes problemas, escondidos aos nossos olhos.
Boas!

Do que me lembro:
- reparações mais chatas (€)é dos A4 em geral: braços de suspensão. Há uns kits reforçados que resistem mais tempo.
-Versão sport: suspensão mais baixa; jantes 16; volante 3 braços; bancos com apoio lateral; ..
-Infiltrações: tubos de escoamento do TA entupidos
-a verificar: ruidos suspensão, direcção, barulho motor, tampa de óleo com cor de café, juntas homocinéticas: ver se babam óleo, etc etc etc.

Esta lista não tem tudo, mas pode ser que ajude. Enviei mensagem privada!
 
sim o VAG é isso mesmo, uma ferramenta que ligado a um PC portátil, e a ficha OBD-II do carro, podes entrar nos diversos módulos, e fazer a leitura procurando por erros..
já agora, és de onde?

Hmm... porreiro! Tenho que ver se arranjo isso! :)
Irá dar jeito ;)

Sou da Quinta do Conde (conselho de Sesimbra)

Boas!

Do que me lembro:
- reparações mais chatas (€)é dos A4 em geral: braços de suspensão. Há uns kits reforçados que resistem mais tempo.
-Versão sport: suspensão mais baixa; jantes 16; volante 3 braços; bancos com apoio lateral; ..
-Infiltrações: tubos de escoamento do TA entupidos
-a verificar: ruidos suspensão, direcção, barulho motor, tampa de óleo com cor de café, juntas homocinéticas: ver se babam óleo, etc etc etc.

Esta lista não tem tudo, mas pode ser que ajude. Enviei mensagem privada!

Muito obrigado... mais umas dicas bem vindas! :)
É sempre bom saber estes pormenores característicos de um modelo em questão. Vou ver agora a tua msg privada ;)
 
se és da Quinta do Conde, sei de user aqui do fórum, que tem um 1.8T e que te pode ajudar nessa questão do VAG e ir ver o carro contigo, acho que ele esta disposto ajudar-te :)
 
É lá @RicardoEV, mais um para o clube do 1.8T e ainda por cima da vizinhança. :D

Para alem do que o @vick_79, referiu é depois ver velas e bobines, e se existir, é eliminar todas as fugas de vacum.

E depois é tirares o máximo partido da maquina.
 
Last edited by a moderator:
Quanto ao problema que o Vick referiu, de a bomba de óleo tender a dar problemas, o melhor que podes fazer para prevenir este problema é um bom óleo de qualidade, 10W-40 ou 5W-40 (eu prefiro o 5), mas que imperativamente cumpra a norma VW 502 00.

Este é um motor que requer muitos miminhos, mas se nunca lhe deixares faltar nada, tens motor para o resto da tua vida ;)
 
se és da Quinta do Conde, sei de user aqui do fórum, que tem um 1.8T e que te pode ajudar nessa questão do VAG e ir ver o carro contigo, acho que ele esta disposto ajudar-te :)

Epa... isso seria excelente! :D

É lá @RicardoEV, mais um para o clube do 1.8T e ainda por cima da vizinhança. :D

Para alem do que o @vick_79, referiu é depois ver velas e bobines, e se existir, é eliminar todas as fugas de vacum.

E depois é tirares o máximo partido da maquina.

É isso! :D
Obrigado por mais umas dicas :)

Quanto ao problema que o Vick referiu, de a bomba de óleo tender a dar problemas, o melhor que podes fazer para prevenir este problema é um bom óleo de qualidade, 10W-40 ou 5W-40 (eu prefiro o 5), mas que imperativamente cumpra a norma VW 502 00.

Este é um motor que requer muitos miminhos, mas se nunca lhe deixares faltar nada, tens motor para o resto da tua vida ;)

Quanto a óleos, uso sempre óleo do bom seja ele qual for o meu carro! E faço sempre para colocar um óleo que cumpra todas as normas e especificações recomendadas pelo fabricante ;)

No meu Mazda por exemplo, uso óleo Fuchs Titan Race PRO S 10W50 a quase 65€ o garrafão de 5L, mas lá está... para além de cumprir todas as normas e afins, é específico para o uso que lhe dou variadas vezes em serra e trackdays, daí ter optado por um óleo deste calibre ;)

Quero com isto dizer que a comprar o Audi, também será cuidado como merece e como apenas sei fazer! :)
 
Last edited by a moderator:
Certíssimo!
Obrigado a todos desde já! :D

Seja como for... a aquisição só deverá ser feita lá para Setembro/Outubro. No entanto, como bom estudante de casa que sou, estou a reunir já tudo o que preciso de saber para conseguir um bom negócio e assim que os começar a ver, a ajuda desse membro será preciosa, pois nada melhor que um dono de um A4 B5 para avaliar um outro A4 B5 :p
 
O que vocês querem sei eu :D

Moreno como já foi dito são excelentes motores, pena o problema de bomba de óleo que ás vezes dão, de qualquer forma, como já vi que és uma pessoa cuidadosa não acredito que venhas a ter grandes problemas :)

Qualquer coisa que precises é só dizer :)
 
Back
Top