| AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira |

Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Bem pessoal, aventurei-me um bocado hoje ... pedi ajuda ao meu pai e tivemos a ver se tratávamos de sangrar o sistema de refrigeração mesmo com alguma dúvidas ... resultado final, parece-me que ficou uma cagada mas de qualquer maneira deixo aqui aquilo que fiz.

1 - Começámos por abrir aquela torneira vermelha do lado esquerdo do radiador, tal como vocês indicaram. Água escorreu toda.
2 - Depois fechámos a torneira e metemos o líquido próprio até ao máximo do depósito.
3 - Ligámos o carro e o líquido começou a circular pelo sistema, começou o depósito a ficar vazio novamente e acrescentei até ao cimo.
4 - Depois fomos até à auto-estrada para que ele fosse aos 90º e abrisse o termo-estato... tal não se verificou, fui e voltei e cheguei a casa e ele nada ... meti-me a acelerar até que a temperatura chegou ao traço depois dos 90 (tal como mostra a imagem abaixo). Apenas nessa altura as ventoinhas começaram a trabalhar (acho que estão a começar a trabalhar tardíssimo) e só aí é que o termo-estato abriu também...

Como é que sei que só nessa altura é que abriu?
Antes de começar a acelerar tirei-lhe a tampa do depósito da água, quando o termo-estato abriu e ele começou a expirrar o liquido para fora do depósito (teoricamente era o ar que queria sair que estava dentro do termo-estato) ... nessa altura acrescentei mais um bocado de líquido que entretanto acabou... tive de lhe acrescentar novamente água... ou seja.. agora está misturado.

Não sei se fiz porcaria ou não, depois digam alguma coisa :S

Aqui está a temperatura:

Abraço

E é normal a temperatura?

e. a ventoinha dispara sempre depois de o termostato abrir. primeiro o termostato abre pra circular o liquido toudo, so depois quando o radiador ja nao consegue arrefecer o liquido e que entra a ventoinha em accao ( o radiador so nao consegue o arrefecimento quando esta parado em bixa e o ar nao o arrefece ou quando ta entupido)

amanha verefica o nivel

Fui lá à bocado, umas boas horas depois de ele estar parado. Tem o líquido no máximo quase... meti-o a trabalhar, tudo ok.
A minha dúvida é... sendo assim aquilo está sangrado?

Em relação às ventoínhas parece-me mal, porra, é preciso o motor estar quase em brasa para elas começarem a trabalhar..

Isso das ventoinhas acho normal... não sei se notaste, mas ele liga uma ventoinha e só depois é que liga a outra... (pelo menos na minha assim foi)

Luís Jorge

Fui lá à bocado, umas boas horas depois de ele estar parado. Tem o líquido no máximo quase... meti-o a trabalhar, tudo ok.
A minha dúvida é... sendo assim aquilo está sangrado?

Em relação às ventoínhas parece-me mal, porra, é preciso o motor estar quase em brasa para elas começarem a trabalhar..

A Temperatura normal para ligar as ventoinhas são 102 º e desligam aos 91º , isto informação da valeo.
Podes e comprar uns sensores para abrir mais cedo!!

Não, acho que isso não vale a pena, se os engenheiros programaram aquilo para aquelas temperaturas... eles lá sabem mais do que nós.

A minha questão é se fiz os procedimentos todos correctos ou fiz algo de errado =|

A minha está disparar a ventoinha praí aos 94/95º:roll: não sei de que marca é o sensor:confused:

Aproveito para colocar uma questão sobre a temperatura.
E se eu vos disser que o Inverno passou e nunca tive a carrinha a passar dos 90º?

E para conseguir que as ventoinhas disparem, são precisos quase dez minutos ou mais com a carrinha parada.

eu tbem gonçalo... é raro... anda sempre nos 70...
é normal as ventoinhas dispararem a essa temperatura!

Aproveito para colocar uma questão sobre a temperatura.
E se eu vos disser que o Inverno passou e nunca tive a carrinha a passar dos 90º?

E para conseguir que as ventoinhas disparem, são precisos quase dez minutos ou mais com a carrinha parada.

Acho normal... a carrinha em movimento, o ar arrefece... e bastante!!
A minha para purgar e chegar a essas temperaturas, teve que estar prai esses tais 10 minutos parada a acelerar entre as 2500 e 3000 rpm (tb foi de noite)!

Pessoal, quem saiba tire-me esta dúvida por favor...

Bem pessoal, aventurei-me um bocado hoje ... pedi ajuda ao meu pai e tivemos a ver se tratávamos de sangrar o sistema de refrigeração mesmo com alguma dúvidas ... resultado final, parece-me que ficou uma cagada mas de qualquer maneira deixo aqui aquilo que fiz.

1 - Começámos por abrir aquela torneira vermelha do lado esquerdo do radiador, tal como vocês indicaram. Água escorreu toda.
2 - Depois fechámos a torneira e metemos o líquido próprio até ao máximo do depósito.
3 - Ligámos o carro e o líquido começou a circular pelo sistema, começou o depósito a ficar vazio novamente e acrescentei até ao cimo.
4 - Depois fomos até à auto-estrada para que ele fosse aos 90º e abrisse o termo-estato... tal não se verificou, fui e voltei e cheguei a casa e ele nada ... meti-me a acelerar até que a temperatura chegou ao traço depois dos 90 (tal como mostra a imagem abaixo). Apenas nessa altura as ventoinhas começaram a trabalhar (acho que estão a começar a trabalhar tardíssimo) e só aí é que o termo-estato abriu também...

Como é que sei que só nessa altura é que abriu?
Antes de começar a acelerar tirei-lhe a tampa do depósito da água, quando o termo-estato abriu e ele começou a expirrar o liquido para fora do depósito (teoricamente era o ar que queria sair que estava dentro do termo-estato) ... nessa altura acrescentei mais um bocado de líquido que entretanto acabou... tive de lhe acrescentar novamente água... ou seja.. agora está misturado.

Não sei se fiz porcaria ou não, depois digam alguma coisa :S

Aqui está a temperatura:

Abraço

Fiz os procedimentos correctos ou aconteceu/fiz algo que não era suposto?

Abraço

Back