Não! Os de geometria variavel fazem muito mais o assobio, principalmente em baixas, pois a geometria mete o turbo a encher bem cedo, mas fazem o tipico uivo nas passagens de caixa que muita gente se farta rapidamente e volta a meter o carro silencioso. No entanto, não é por isso que os de geometria fixa não assobiam ... Assobiam sim, uns mais que os outros, dependendo do tamanho do turbo e do tamanho de escape.
Se não assobiassem, esse do video não assobiava, ja que isso é um 1.6TD como qualquer golf ou 80 pré-B4 diesel ... Unica diferença é que alguns dos modelos de 1.6 vinham com um turbo garrett T3 (suspeito que esse do video seja um deles), ao oposto da grande maioria dos nossos que usam o garret T2 mais pequeno (mesmo os 1.9TDI dos vossos) ... Obvio que quanto maior o turbo, maior o ruido que ele consegue produzir.
Dizes que ja usaste escape directo?
Descarboniza o turbo, mete linha de 60, e dá-lhe uma pontinha mais de pressão em baixas e vais ver se ele não assobia