Ora bem, não vamos confundir assobio do turbo com descarga de dump-valve... Em relação a linha directa, dizerem que só têm ganhos é relativo! Ficam com maior saída mas em altas, acabam por perder.. Já a minha avó dizia: "nem 8, nem 80"
Haverá com certeza alguém melhor para falar de escapes aqui no fórum mas aproveito a deixa para deixar a minha opinião baseada no que já fiz/vi. Linha directa como já disse, perdes em altas.. Linha de origem, perdes em baixas e tiras saúde ao turbo pois o facto de teres catalisador faz com que os gazes não escoem livremente aumentando a temperatura junto ao turbo e consequentemente admissão, etc.. Por outro lado, tem sempre que haver alguma back-pressure na tubagem de escape para se ter o melhor dos 2 mundos..
Dito isto, até hoje das melhores configurações que consegui nos TDI's (diga-se GTTDI e 130PD) foi precisamente tirar catalisador e panela final. A panela do meio passa para o final da linha... O ronco não é excessivo pois temos sempre uma silenciadora no final e acabamos por ter sempre alguma back-pressure..
Resumindo, ouve-se bastante o assobio do turbo e não se torna incomodativo a nível de viagens.. Na minha opinião? Barulhinho muita porreiro...
Falando agora da DumpValve, a única coisa que ela faz é libertar a pressão do colector de admissão logo não ouves o turbo mas sim o ar a sair.. Se for uma boa DumpValve, parte-se do princípio que não vão existir fugas na mesma. Se a aplicação for BEM feita, não dará problemas certamente.. No entanto, o que vai lubrificar a válvula e garantir o bom funcionamento da mesma, é precisamente o óleo/vapores que sai do respiro da tampa de válvulas pelo que se deve manter o respiro activo. Eu gosto do barulho sinceramente e se tivesse carro para isso, voltava a montar a válvula... Sendo TDI e como tens uma pequena centralina adicional a controlar a válvula, podes sempre ter um interruptor no habitáculo que permita desligar/ligar a válvula quando te fartares do barulho, etc.....
Quanto à inspecção, se tás preocupado com isso, arranja um mecânico amigo/conhecido que te "garanta" sempre a folha verde pois com as modificações todas a nível de motor, é complicado passares no IPO sem te chatearem....