Audi A4 B6 Bi-Xenon / Inspecção

Isto não é de averbar no livrete
Estas alterações são de fazer como OEM ou deixar ficar como está
Se passar para xenon tem de ter os requisitos todos que é regulação automática conforme peso em carga ,lava faróis as lâmpadas adequadas e alinhamento
Posto isso um inspetor na IPO como vai saber se é OEM ou não?
Alteração no carro tem estes problemas ou se faz ou não se faz mas isto sou eu a dizer e acho que deve assim ser feito mas....


Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
Pois, és tu a dizer.
Mas ficas a saber que o Xénon pode e deve-se averbar. Os sistemas de iluminação frontal dos veículos ligeiros, que excedam os 2000 lumens, têm que ser homologados. Ou são homologados pelo fabricante ao introduzir o veículo no mercado ou a posteriori pelo proprietário. Tal como outros componentes que podem ser averbados, suspensão rebaixada, snorkel, backets, o xenon também pode.
E sim, o Inspetor consegue saber quais os componentes com que determinado veículo foi homologado, é só querer perder um pouco de tempo e ir à Extranet do IMT e sacar o Código de Homologação e a partir daqui consegue saber tudo, mas tudo sobre o veículo.
 
Last edited:
Se tudo como OEM, averbar, era deitar dinheiro ao lixo, visto que se como original, nada disso implicaria chumbos na IPO, nem multa na estrada.
Eu posso meter parachoque RS e também não precisaria averbar. Posso por molas e amortecedores Sline mais baixas OEM e continuava a não ter que averbar.
Averbar, averba-se tudo o que não faz parte do fabricante, ou não é como o fabricante homologou. E nada de confundir com "apenas" material OEM, mas sim como "e" OEM.
Disparates e mais disparates. Da primeira à ultima palavra. Sem ponta por onde se pegue.
Não sei porquê, mas muito gostas de ateimar comigo estes assuntos que são completamente a minha praia. O meu dia-a-dia....
Mas lá terás os teus motivos. Nestes assuntos, se não tiveres razão, podes apresentar os argumentos que quiseres, que eu desmonto-os todos. Se fosse a ti, poupava-me a esse trabalho...
 
Last edited:
Pois, és tu a dizer.
Mas ficas a saber que o Xénon pode e deve-se averbar. Os sistemas de iluminação frontal dos veículos ligeiros, que excedam os 2000 lumens, têm que ser homologados. Ou são homologados pelo fabricante ao introduzir o veículo no mercado ou a posteriori pelo proprietário. Tal como outros componentes que podem ser averbados, suspensão rebaixada, snorkel, backets, o xenon também pode.
E sim, o Inspetor consegue saber quais os componentes com que determinafo veículo foi averbado, é só querer perder um pouco de tempo e ir à Extranet do IMT e sacar o Código de Homologação e a partir daqui consegue saber tudo.
Sim é correto o que dizes,
mas não estou a ver eles a confirmar isso em todos os carros
Um trabalho bem feito igual OEM não tem qualquer problema
O meu carro quando vou comprar peças á marca pela matrícula e porque têm o histórico que quando lá fazia revisão têm todo material que veio de fábrica e já aconteceu não terem a certeza sobre algumas peças porque o mesmo modelo pode ter alterações
Um exemplo
Mandei vir a pala de sol que custou mais de 100€ e na altura perguntaram se tinha luz de cortesia e eu disse que não e eles fizeram na mesma o pedido pelo livrete e veio a para toda igual mas com lição para luz de cortesia e o meu carro nunca teve luz de cortesia nas palas por isso eles na IPO nunca teriam 100%de certeza e isso seria mais um pau de dois bicos daí dizer que um trabalho bem feito igual a OEM que é o que já existe amolgado em outros não haverá qualquer problema

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Sim é correto o que dizes,
mas não estou a ver eles a confirmar isso em todos os carros
Um trabalho bem feito igual OEM não tem qualquer problema
O meu carro quando vou comprar peças á marca pela matrícula e porque têm o histórico que quando lá fazia revisão têm todo material que veio de fábrica e já aconteceu não terem a certeza sobre algumas peças porque o mesmo modelo pode ter alterações
Um exemplo
Mandei vir a pala de sol que custou mais de 100€ e na altura perguntaram se tinha luz de cortesia e eu disse que não e eles fizeram na mesma o pedido pelo livrete e veio a para toda igual mas com lição para luz de cortesia e o meu carro nunca teve luz de cortesia nas palas por isso eles na IPO nunca teriam 100%de certeza e isso seria demo um pau de dois bicos daí dizer que um trabalho bem feito igual a OEM que é o que já existe amolgado em outros não haverá qualquer problema

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
Quanto ao facto de o Inspetor se sujeitar a isso, claro que não quer... Nem se justificava o trabalho todo só para embirrar, mas ficas a saber que se ele quiser tem acesso a tudo do veículo que requer homologação, TUDO.
Não estamos a falar de luzes de cortesia, óbviamente. Até podes pôr a pala do sol de um Ferrari, desde que funcione, isso não requer homologação...
...daí dizer que um trabalho bem feito igual a OEM que é o que já existe amolgado em outros não haverá qualquer problema...
Mais um disparate.
Por essa ordem de ideias, podias transformar um A3 1.6 num RS3 sem ter que homologar nada, não?
Existe a homologação individual dos componentes e existe a homologação do veículo.
Se determinado veículo foi homologado com determinados componentes, qualquer alteração construtiva e/ou funcional que requeiram montagem de outros componentes homologados ou a retirada de componentes homologados de origem, requer nova homologação do veículo e a consequente averbação no livrete.
Dou-te o exemplo do pessoal do TT. Existem Patrol GR que trazem snorkel de origem e outros não. Se quiseres colocar um snorkel num Patrol sem snorkel de origem, tens que averbar.
Ainda dou um exemplo mais básico. Vais à Audi e queres comprar uma A4 com bola de reboque como extra. O teu veículo novo, assim que for matrículado, vai ser homologado com esse componente.
Se comprares uma Audi A4 usada (ou nova) sem bola de reboque mas queiras colocar uma mais tarde, mesmo que a peça seja OEM, tens que a averbar. Vais à IPO, se o inspector vir que está tudo bem montado, nem pergunta nada. Mas se ele quiser embirrar, perde meia horinha a ir sacar a Ficha de Homologação do veículo e vê logo que a tua bola de reboque não está homologada.
É tão simples como isto...
 
Last edited:
Sim , mas isso cada caso é um caso e não me refiro a alterar o carro todo mas não estou a ver uma pessoas que compre um parachoques com lava faróis e meta os faróis com xenon vaia ter problemas na IPO desde que esteja tudo direito
O exemplo da pala foi para perceberes que a própria marca não sabe a 100% o que tem no carro e o pessoal da IPO ainda não está para aí virado
Fartam de ver por exemplo carros com 400mil a irem com 200 e não dizem nada porque para eles não pode é ir com o mesmo número de KLM agora se vai com mais ou menos eles vêm e não dizem nada lol

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Sim , mas isso cada caso é um caso e não me refiro a alterar o carro todo mas não estou a ver uma pessoas que compre um parachoques com lava faróis e meta os faróis com xenon vaia ter problemas na IPO desde que esteja tudo direito
O exemplo da pala foi para perceberes que a própria marca não sabe a 100% o que tem no carro e o pessoal da IPO ainda não está para aí virado
Fartam de ver por exemplo carros com 400mil a irem com 200 e não dizem nada porque para eles não pode é ir com o mesmo número de KLM agora se vai com mais ou menos eles vêm e não dizem nada lol

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
Esse exemplo da pala foi um mau exemplo, pois não requer homologação...
Quanto aos km's eles não podem dizer nada. Não é objeto de inspeção. É apenas para controle... O carro é teu, podes meter lá os km's que quiseres. Tive um G40 com a bicha do conta km's avariada e fui alguns 4 anos seguidos à IPO sempre com os mesmos km's lá marcados. Ainda me perguntaram uma vez se tinha ido de reboque, eu respondi que aquilo estava avariado e mais nada fizeram...
Mas lê o exemplo da bola de reboque que eu escrevi no meu comentario anterior, que vais perceber direitinho.
 
A pala foi para explicar que nem a própria origem tem 100%de certeza do material instalado no carro tal como os inspetores da IPO
Claro que a pala não será exemplo é porque o que se aplica aqui será os equipamentos que alteram a segurança do carro e isso sim tem de ser amolgado como as luzes que é o caso é questão
Os equipamentos de estética isso já não tem nada a ver claro como uma pala ou um parachoques...

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
A pala foi para explicar que nem a própria origem tem 100%de certeza do material instalado no carro tal como os inspetores da IPO
Claro que a pala não será exemplo é porque o que se aplica aqui será os equipamentos que alteram a segurança do carro e isso sim tem de ser amolgado como as luzes que é o caso é questão
Os equipamentos de estética isso já não tem nada a ver claro como uma pala ou um parachoques...

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
Amigo. Esquece a pala. Não confundas. A pala é um dos milhentos componentes que não requerem homologação. Se a marca não sabe, é lá com eles...
É sobre a IPO que falo. Os componentes que requerem homologação, na IPO conseguem saber TUDO!
 
Last edited:
Disparates e mais disparates. Da primeira à ultima palavra. Sem ponta por onde se pegue.
Não sei porquê, mas muito gostas de ateimar comigo estes assuntos que são completamente a minha praia. O meu dia-a-dia....
Mas lá terás os teus motivos. Nestes assuntos, se não tiveres razão, podes apresentar os argumentos que quiseres, que eu desmonto-os todos. Se fosse a ti, poupava-me a esse trabalho...
E o pai Natal também existe e anda aí...
Estou para ver um multado e outro chumbado por ter tudo colocado OEM. Mostra lá, mostra... Pois... Até pode ser lei, mas ninguém a vai fazer cumprir, pelo menos do que no geral se sabe. Agora é escusado exagerar. É mais que sabido que se tudo direitinho e nos conformes, ninguém vai jamais pegar nisso. Há uma coisa que te esqueces, que é o facto de um sistema destes ser aplicável de fábrica,ou a posteriori pela marca, tudo material homologado. Nem a Audi iria averbar seja o que for neste campo. Aqui não se fala em meter guarda lamas RS ou painéis mais largos que não pertençam a um determinado chassi, larguras de eixo diferentes, ou mecânicas alteradas. Tens especial gosto em frisar leis. Eu tenho especial gosto em frisar o que não chateia, nem vai chatear. É a diferença entre nós, ainda que te custe, como sempre.
Às vezes até parece que queres amedrontar as pessoas com o fantasma da lei da opressão anti tuning.
 
Last edited:
E o pai Natal também existe e anda aí...
Estou para ver um multado e outro chumbado por ter tudo colocado OEM. Mostra lá, mostra... Pois... Até pode ser lei, mas ninguém a vai fazer cumprir, pelo menos do que no geral se sabe. Agora é escusado exagerar. É mais que sabido que se tudo direitinho e nos conformes, ninguém vai jamais pegar nisso. Há uma coisa que te esqueces, que é o facto de um sistema destes ser aplicável de fábrica,ou a posteriori pela marca, tudo material homologado. Nem a Audi iria averbar seja o que for neste campo. Aqui não se fala em meter guarda lamas RS ou painéis mais largos que não pertençam a um determinado chassi, larguras de eixo diferentes, ou mecânicas alteradas. Tens especial gosto em frisar leis. Eu tenho especial gosto em frisar o que não chateia, nem vai chatear. É a diferença entre nós, ainda que te custe, como sempre.
Às vezes até parece que queres amedrontar as pessoas com o fantasma da lei da opressão anti tuning.
Eu amedrontar? Lol. Ri-me... Gosto é de frisar que o pessoal prefere andar com esquemas e subterfúgios quando podem fazer as coisas como deve ser e andar descansados...
Mas estás a escamotear as tuas palavras para quê? Assume o que dizes!
Disseste no teu outro post que "visto que se como original, nada disso implicaria chumbos na IPO, nem multa na estrada.".
Agora já dizes que é Lei mas ninguém a vai cumprir. Sabes lá tu do que falas. Conheço muitos agentes, onde me incluo, que lhes basta olhar para dentro do carro e virem lá o botâozinho para regular a altura dos faróis que afiam logo a caneta pois já sabem que o Xénon não é de origem. Bem podes espernear que é tudo OEM e tal, nem te ligam. Se quiseres também te indico um punhado de centros bem rigorosos que levas lá o teu carro e sais de lá com a folhinha cheia de anotações e um pontapé no cu.
Ah, e a posteriori, não é a marca que homologa (e não averba), mas sim o proprietário junto do IMT.
"Nâo chateia nem vai chatear"?? Mais uma boa risada. Pois olha fica sabendo que as Forças de Segurança até estão capazes de encontrar em 2 minutos nas centralinas dos carros por inibidores de AdBlue. Sabias esta? Não, não sabias de certeza. Se procuram isto, mais depressa procuram por coisas "corriqueiras" como o xénon.
Achas que me custa a minha diferença para ti? Não me conheces. O que me custa é ler os teus disparates de todo o tamanho como se tivesses sequer um pingo de razão, é que depois a malta lê as tuas coisas e é enganado à força toda. Isso por mim não passa.
Mais, até me dá algum gozo saber que ainda existe malta despassarada como tu que confia na Virgem Maria e anda tão distante da realidade, mas depois quando as multas, apreensões e chumbos na IPO lhe batem à porta, vêm aqui chorar ao muro das lamentações...
Nada contra. Continua assim. Agora não vens aqui para o Fórum dizer disparates e enganar o pessoal que eu não deixo. Não deixo mesmo. Nem a ti nem a ninguém. Se o pessoal abre posts e tópicos a pedir ajuda é para serem ajudados e não enganados.
 
Last edited:
Mas estão a falar de ipo normal?

Acham que se estiver tudo oem que vão perder tempo a consultar a ficha de homologação?

Não estou a dizer que é legal, que se levar a letra nem o radio do carro se pode mudar..

Enviado do meu P40 Pro através do Tapatalk
 
Mas estão a falar de ipo normal?

Acham que se estiver tudo oem que vão perder tempo a consultar a ficha de homologação?

Não estou a dizer que é legal, que se levar a letra nem o radio do carro se pode mudar..

Enviado do meu P40 Pro através do Tapatalk
Sim. Falávamos de IPO... Mas já puxaram também o tema das multas e também o Pai Natal. Daqui a pouco a conversa vai nas jantes do trenó.
Lol.
Em IPO, se tiver as ópticas OEM, niveladores e lava-faróis, dificilmente o Inspetor procurará chatear-se. Mas não quer dizer que é infalível. Pode apanhar um Inspetor maçarro a querer mostrar trabalho, pode apanhar o eng. do IMT nesse dia lá no centro, pode ter o azar de ter um acidente em que fiquem os doc's apreendidos para IPO B e depois vão vistoriar o carro de uma ponta à outra e descobrirem o xénon...
Mas este risco, cada um sabe de si.
Agora virem enganar a malta e dizerem que se fizerem assim e assado vão conseguir enganar tudo e todos, é que não...
 
Eu amedrontar? Lol. Ri-me... Gosto é de frisar que o pessoal prefere andar com esquemas e subterfúgios quando podem fazer as coisas como deve ser e andar descansados...
Mas estás a escamotear as tuas palavras para quê? Assume o que dizes!
Disseste no teu outro post que "visto que se como original, nada disso implicaria chumbos na IPO, nem multa na estrada.".
Agora já dizes que é Lei mas ninguém a vai cumprir. Sabes lá tu do que falas. Conheço muitos agentes, onde me incluo, que lhes basta olhar para dentro do carro e virem lá o botâozinho para regular a altura dos faróis que afiam logo a caneta pois já sabem que o Xénon não é de origem. Bem podes espernear que é tudo OEM e tal, nem te ligam. Se quiseres também te indico um punhado de centros bem rigorosos que levas lá o teu carro e sais de lá com a folhinha cheia de anotações e um pontapé no cu.
Ah, e a posteriori, não é a marca que homologa (e não averba), mas sim o proprietário junto do IMT.
"Nâo chateia nem vai chatear"?? Mais uma boa risada. Pois olha fica sabendo que as Forças de Segurança até estão capazes de encontrar em 2 minutos nas centralinas dos carros por inibidores de AdBlue. Sabias esta? Não, não sabias de certeza. Se procuram isto, mais depressa procuram por coisas "corriqueiras" como o xénon.
Achas que me custa a minha diferença para ti? Não me conheces. O que me custa é ler os teus disparates de todo o tamanho como se tivesses sequer um pingo de razão, é que depois a malta lê as tuas coisas e é enganado à força toda. Isso por mim não passa.
Mais, até me dá algum gozo saber que ainda existe malta despassarada como tu que confia na Virgem Maria e anda tão distante da realidade, mas depois quando as multas, apreensões e chumbos na IPO lhe batem à porta, vêm aqui chorar ao muro das lamentações...
Nada contra. Continua assim. Agora não vens aqui para o Fórum dizer disparates e enganar o pessoal que eu não deixo. Não deixo mesmo. Nem a ti nem a ninguém. Se o pessoal abre posts e tópicos a pedir ajuda é para serem ajudados e não enganados.
So para veres como não sabes ler, e só para veres o quanto te tocou na alma, escreveste um testamento que passado a 4a ou 5a linha, desisti de ler de tão repetido é. Gostas de manipular as situações. Lê. Não retorças. Lê.
 
Mas estão a falar de ipo normal?

Acham que se estiver tudo oem que vão perder tempo a consultar a ficha de homologação?

Não estou a dizer que é legal, que se levar a letra nem o radio do carro se pode mudar..

Enviado do meu P40 Pro através do Tapatalk
Não ficas legal de legal, atė provável.
Mas ficas legal do que se aplica.
Como já referi,mostrem um exemplo em vez de se ofenderem e retorecerem comentários. Nem luzes de cortesia (desespero leva a falar?) e esqueceram-se de subwoofer, rádios (atenção que palas do sol não, lol) etc... Marcas a averbar: sim, a marca e não o dono, até porque o carro nem saiu do stand.
 
Oh Moralez, também averba um alarme aftermarket já agora? Será que sabes a regra (lei toda poderosa dos alarmes)? Eu por acaso sei, pois sou instalador. Uiiii, não precisa averbamento. Mas há uma regra obrigatoria.... Uiiii Moralez, vai querer emigrar pois essa regra não é sequer punida,reprimida ou inspecionada... Olha emigro eu se fores para o governo, lol.

Enfim, és sempre a mesma coisa.
Sempre igual, sempre o mesmo.
Como disse noutro tópico, és recto. Segues uma linha. Linha essa que não tem nada a ver com a da vida ou realidade. Ou as vezes sabes uma lei, mas nem te passa pela cabeça que a lei se desmancha muitas vezes a ela própria, fazendo com que algo proibido se torno possível.
Para te por a estudar e pensar:
Tenho ópticas OEM originais, e específicas do carro , ano e modelo.
Mas tirei os DRL de halogenio e meti led.
Agora as siglas das ópticas não coincidem com o descritivo de lâmpadas.
Na IPO quiseram por anotação. Saí de lá com a folha limpinha após reclamação. Nada de favores ou corrupção, apenas argumentação e demonstração.
Quando souberes porque sai sem nada, faz um citar ao teu último post.
 
Back
Top