Audi A4 B8 Avant 2.0 TDI Multitronic (Volante na direita) - Ajuda

Por acaso há coisas que não fazem muito sentido...

1-Um carro Ingles pode vir nas as férias um mês a Portugal, (os Ingleses trazem os seus e andam por cá meses e anos sobretudo no Algarve, ás vezes nem voltam) antes de ter passado por uma serie de outros paises de circulação á direita, e transitar sem qualquer problema ou adaptação, mas para ser legalizado cá já é uma carga de trabalhos, burocracias, inspecções e impostos....

2-Outra coisa que se vê muito cá em certas zonas é veiculos de matricula Francesa, Inglesa, Suiça e Alemã, etc... veiculos de topo de gama com peliculas escurissimas (quase negras) mesmo á frente, que não se vê ninguem lá dentro... mas se for de matricula portuguesa já não pode. A legislação não é uniforme na Europa? e os problemas parece que só se criam cá.

3-Parece que em Portugal um cidadão com residência fiscal em Portugal (+180 dias) não pode circular com 1 viatura de matricula estrangeira mas....os jogadores de futebol já podem ?!?!?!?
Na próxima concentração de jogadores da selecção nacional num hotel qualquer é ver na TV o desfile de bolides e bombas dos jogadores a chegar...mesmo os que jogam em Portugal!
 
No que toca a modificações em automóveis, apesar de a legislação de cada País ser baseada nos mesmos regulamentos Europeus, há certos pormenones em que certos países são mais liberais, mas as suas aprovações regem-se pelo mesmo: inspeções técnicas para aprovar as modificaçôes.
A diferença está na mentalidade. Cá, o tuga acha que é o maior conhecedor do seu carro e que o seu mecânico é o melhor engenheiro do Mundo e então toca a colocar modificações à vontade porque vai correr bem e então ignora a parte da inspeção B e o averbamento das alterações no livrete. E depois a culpa é da burocracia? Claro que não.
No estrangeiro, em Espanha por exemplo, são permitidas até mais modificações do que cá, mas claro que têm que ser aprovadas, homologadas e averbadas.
Na prática, o processo é todo igual, a diferença repito está na mentalidade.
 
@ELFuracon

1-É verdade, supostamente os ingleses assim que saem do UK Tem por obrigaçao de colocar os autocolantes ou fazer o necessario para nao encadear (posso estar enganado neste ponto)
Acredita que legalizar um carro aqui nao é do pior, a frança sei que tambem é um processo moroso, então se for um veiculo que nao tenha nenhuma homologação da UE pior ainda.

2-por se o carro for suiço, apenas são permitidas peliculas do pilar B para tras, na frança actualmente é autorizado nos vidros todos menos o parabrisas e os 2 da frente nao podem ter mais de um certo valor, ha uns anos em frança só era proibido no parabrisas.
Na suiça montas tudo o que quiseres e bem te apetecer, desde que haja um documento de homologação da peça X Para o veiculo Y, se nao houver fazes a homologação pagando um valor por cada peça.
Na frança a coisa é mais ou menos identica , é sempre preciso recorer a homologação

3-Nao te consigo explicar isso, mas posso te dizer que um grande amigo meu ficou com os documentos do carro apreendidos porque o tinha em Portugal há mais de 180 dias,souberam dizer a data e hora que entrou em Portugal e tudo, e para o reaver foi uma trabalheira dos diabos, uma multa bem pesada, cerca de 10 mil euros de "caução" que só foram devolvidos após o carro ter chegado a suiça.
Era isso ou a legalização do carro que era uma fortuna...
 
Eu tenciono legalizar o carro dentro de 90 dias ou deixo de ter seguro a funcionar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Salvo erro são 20 dias úteis desde a entrada em território Nacional até a legalização.
20 dias? Não será os 180 dias?
Ja legalizei 2 carros em portugal...um em regime de mudança de residencia, e posso te garantir que o processo foi muito moroso, ao ponto de o carro ter chegado em julho e só ter sido legalizado em novembro. Tanto que o carro continuou a andar xom matricula estrangeira esse tempo todo.
O que me foi dito na altura é que podes andar até 180 dias com o carro com matricula estrangeira se tiver em teu nome, depois disso ou legalizas ou estas sujeito a ficar com os documentos apreendidos ate a legalizaçao (foi o que me foi dito na altura, mas pode ter mudado nao sei, isto em 2007)
O ultimo foi em 2015, regime normal mas esse nao soube de nada porque o carro vinha com as matriculas alemãs canceladas e sem possibilidade de ter seguro (Sim que há seguradoras que fazem seguro a carros com matricula estrangeira se for comprovado que o processo de legalização ja está "iniciado")
 
Há várias variantes:
- Se o proprietário já tiver residência em Portugal e quiser importar um veículo, o prazo são 20 dias.
- Se o proprietário viver no estrangeiro, pode circular cá durante 185 dias com veículo de sua propriedade de matrícula do seu País de residência. Contudo, se a sua intenção é legalizá-lo cá, primeiro terá que ter a sua residência novamente cá no Território Nacional e, a partir desse momento tem 20 dias para o legalizar. Fica isento do ISV, mas não poderá alienar o veículo num prazo de 5 anos.
 
No que toca a modificações em automóveis, apesar de a legislação de cada País ser baseada nos mesmos regulamentos Europeus, há certos pormenones em que certos países são mais liberais, mas as suas aprovações regem-se pelo mesmo: inspeções técnicas para aprovar as modificaçôes.
A diferença está na mentalidade. Cá, o tuga acha que é o maior conhecedor do seu carro e que o seu mecânico é o melhor engenheiro do Mundo e então toca a colocar modificações à vontade porque vai correr bem e então ignora a parte da inspeção B e o averbamento das alterações no livrete. E depois a culpa é da burocracia? Claro que não.
No estrangeiro, em Espanha por exemplo, são permitidas até mais modificações do que cá, mas claro que têm que ser aprovadas, homologadas e averbadas.
Na prática, o processo é todo igual, a diferença repito está na mentalidade.
E na carteira.
Pagas em espanha mais barato os averbamentos e o ordenado medio nacional é bem maior. Isto sim é o problema. Não as mentalidades.
 
E na carteira.
Pagas em espanha mais barato os averbamentos e o ordenado medio nacional é bem maior. Isto sim é o problema. Não as mentalidades.
Não concordo.
Acho que aí estás a misturar os "azeiteiros" com os "modders".
Enquanto que o azeiteiro mete material à parva, às vezes até do mais rasca e mais barato, mas só porque fica bonito e parece um carro de exposição ou de corrida, o "modder" mete material de qualidade que de facto melhora a eficiência do seu carro. Material esse que é substancialmente mais caro e, se for preciso, ao longo do tempo investe umas boas milenas no carro. Ora quem gasta umas milenas, não são 200€ que lhe vão fazer diferença em inspecionar e averbar as alterações.
Exemplo prático: o azeiteiro compra as películas na Norauto por 30 ou 40 paus e como até tem jeito para a coisa, mete-as ele e anda assim. O "modder" não se importa não se importa de gastar 500€ numa casa de películas, mas sai de lá com material de qualidade, com garantia e com o carro legal.
Se a carteira influencia? Talvez, mas pouco. Mas quem não tem dinheiro, não tem vícios.
Quanto a Espanha, enganas-te. Ainda é mais caro do que cá. Certas províncias as ITV chegam a custar mais de 50€. A diferença é que, enquanto cá precisas de fazer uma inspeção extraordinária, lá tens que ter projeto e meter o material nas casas autorizadas e certificadas (à semelhança das películas cá). Projeto esse que pode variar entre poucas centenas de Euros e milhares, conforme o número de alterações introduzidas)
 
Last edited:
Há várias variantes:
- Se o proprietário já tiver residência em Portugal e quiser importar um veículo, o prazo são 20 dias.
- Se o proprietário viver no estrangeiro, pode circular cá durante 185 dias com veículo de sua propriedade de matrícula do seu País de residência. Contudo, se a sua intenção é legalizá-lo cá, primeiro terá que ter a sua residência novamente cá no Território Nacional e, a partir desse momento tem 20 dias para o legalizar. Fica isento do ISV, mas não poderá alienar o veículo num prazo de 5 anos.

Mhh! Como sabem eles que a residência é cá ou lá? Por exemplo, eu vou conseguir um comprovativo no consulado português em Londres assim como vivi e trabalhei em Inglaterra e que o carro é meu há mais de 6 meses. Nunca mudei a minha morada fiscal cá. No BI está a morada de criança ainda.

Como vou eu oficializar que agora resido em Portugal?



Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Mhh! Como sabem eles que a residência é cá ou lá? Por exemplo, eu vou conseguir um comprovativo no consulado português em Londres assim como vivi e trabalhei em Inglaterra e que o carro é meu há mais de 6 meses. Nunca mudei a minha morada fiscal cá. No BI está a morada de criança ainda.

Como vou eu oficializar que agora resido em Portugal?



Sent from my iPhone using Tapatalk
Vais a junta de freguesia e tiras um comprovativo de morada.
 
Não concordo.
Acho que aí estás a misturar os "azeiteiros" com os "modders".
Enquanto que o azeiteiro mete material à parva, às vezes até do mais rasca e mais barato, mas só porque fica bonito e parece um carro de exposição ou de corrida, o "modder" mete material de qualidade que de facto melhora a eficiência do seu carro. Material esse que é substancialmente mais caro e, se for preciso, ao longo do tempo investe umas boas milenas no carro. Ora quem gasta umas milenas, não são 200€ que lhe vão fazer diferença em inspecionar e averbar as alterações.
Exemplo prático: o azeiteiro compra as películas na Norauto por 30 ou 40 paus e como até tem jeito para a coisa, mete-as ele e anda assim. O "modder" não se importa não se importa de gastar 500€ numa casa de películas, mas sai de lá com material de qualidade, com garantia e com o carro legal.
Se a carteira influencia? Talvez, mas pouco. Mas quem não tem dinheiro, não tem vícios.
Quanto a Espanha, enganas-te. Ainda é mais caro do que cá. Certas províncias as ITV chegam a custar mais de 50€. A diferença é que, enquanto cá precisas de fazer uma inspeção extraordinária, lá tens que ter projeto e meter o material nas casas autorizadas e certificadas (à semelhança das películas cá). Projeto esse que pode variar entre poucas centenas de Euros e milhares, conforme o número de alterações introduzidas)
Eu por exemplo, não meto peliculas porque se gasta outro tanto para legalizar. Não é azeiteiro e é de qualidade com pelicula homologadas.
Não troco de suspensão, porque gasto tambem quase outro tanto, etc...
Feitas as contas, nivel economico em espanha, sim, é mais barato.
O mal em portugal é se ganhar pouco. Se ganhassemos mais, mesmo que a vida fosse mais cara, as extravagâncias seriam bem mais comportaveis.
 
Vais a junta de freguesia e tiras um comprovativo de morada.

Por acaso é outra das anedotas em Portugal...
O interessado é que preenche tudo no formulário, entrega, paga e submete.... o presidente da junta assina quando lhe é levado a despacho....quem comprova e verifica? (sobretudo em zona urbanas)
 
Mhh! Como sabem eles que a residência é cá ou lá? Por exemplo, eu vou conseguir um comprovativo no consulado português em Londres assim como vivi e trabalhei em Inglaterra e que o carro é meu há mais de 6 meses. Nunca mudei a minha morada fiscal cá. No BI está a morada de criança ainda.

Como vou eu oficializar que agora resido em Portugal?



Sent from my iPhone using Tapatalk
Para que matrícules um veículo em Portugal, a tua residência fiscal tem que ser sempre cá. De outra maneira nem consegues obter a DAV (Declaração Aduaneira de Veículo).
A diferença está se vais importar um veículo que já era teu no país estrangeiro ou se o vais comprar e legalizá-lo logo cá.
 
Back
Top