audi a6 - arranque soluços apenas em inclinação subida

Ainda que digam que não, ainda está para nascer uma caixa sem oleo a precisar de ser trocado. A minha, na audi disseram que não se trocava. Era vitalício. Eu já mudei aos 100.000kms. E olha que a valvulina não estava assim tão limpa.

ok então a sugestão para já é mudar o óleo da caixa. (vou ver o que é isso da valvulina) ;)
 
Valvulina é o oleo de caixa de velocidades. A semelhança dos oleos de motor, os mesmos possuem normas diferentes e especificas para cada tipo de caixa/fabricante.
 
Valvulina é o oleo de caixa de velocidades. A semelhança dos oleos de motor, os mesmos possuem normas diferentes e especificas para cada tipo de caixa/fabricante.
Valvulina é dos carros antigos, se não estou em erro os carros a partir duma certa altura já começaram a utilizar outro tipo de óleo.
 
Não muda? Abram o livro de revisões do carro...está lá bem escrito...
A caixa tem quantas mudanças? Tem QUATTRO?
A S-Tronic se não me engano usa dua embraigem e a TipTronic e Multitronic usam conversor de binário.
Se tiver QUATTRO não pode ser Multitronic.
Só a S-Tronic e TipTronic suportam QUATTRO
Mas ambas as 3 podem ser apenas de tração frontal.

Se mudares o óleo, compra o óleo certo ou manda fazer isso numa oficina que entenda da poda...
Não venham meter óleo ATF (óleo de caixas auto normais) nessas caixas, que mandam a caixa para o lixo.
Vejam bem que caixa é, e comprem o kit que o fábricante da caixa fornece para a muda (Sei que a ZF vende o kit com filtro,parafusos e 9 litros de óleo )
 
Valvulina é dos carros antigos, se não estou em erro os carros a partir duma certa altura já começaram a utilizar outro tipo de óleo.

Não muda? Abram o livro de revisões do carro...está lá bem escrito...
A caixa tem quantas mudanças? Tem QUATTRO?
A S-Tronic se não me engano usa dua embraigem e a TipTronic e Multitronic usam conversor de binário.
Se tiver QUATTRO não pode ser Multitronic.
Só a S-Tronic e TipTronic suportam QUATTRO
Mas ambas as 3 podem ser apenas de tração frontal.

Se mudares o óleo, compra o óleo certo ou manda fazer isso numa oficina que entenda da poda...
Não venham meter óleo ATF (óleo de caixas auto normais) nessas caixas, que mandam a caixa para o lixo.
Vejam bem que caixa é, e comprem o kit que o fábricante da caixa fornece para a muda (Sei que a ZF vende o kit com filtro,parafusos e 9 litros de óleo )


Quem lhe deu essa info não deve estar bem das ideias.. está bem claro no livro.. trocar a cada 60mil...

muito obrigado a todos! vou tentar tratar então de mudar o óleo rapidamente. darei depois feedback ;)
 
Valvulina é dos carros antigos, se não estou em erro os carros a partir duma certa altura já começaram a utilizar outro tipo de óleo.
Então se formos a ver, nunca houve valvolina. Era uma marca de oleo, lol. É tudo a mesma treta, muda o nome e melhora certos aditivos.
É como falares de adblue. Não passa de ureia.
 
Boa tarde a todos, espero que tenham todos um ótimo ano.
Visto que recebi uma mensagem de um membro nosso com o mesmo problema e eu resolvi o meu...
A situação da carrinha soluçar numa subida (apenas acontecia ao arrancar, se estivesse a andar normalmente não tinha qualquer problema) ficou resolvida, no entanto não foi nada barato. A valvulina deve-se mudar por norma por volta dos 60 mil, no entanto isso não resolve o problema descrito.
Na minha situação eram peças da caixa já com algum desgaste, foram trocadas na Euro-transmissão em Braga e nunca mais tive problemas. Na Audi davam-me orçamento de 5000 e tal euros, no entanto na Eurotransmissão ficou por 3000 e pouco. Aconselho vivamente a oficina especialista em caixas, não tenho nada a apontar, a minha carrinha estava na garantia do stand ainda e mesmo sendo eles a pagar e a levar a mesma eles contactaram-me sempre a informar de toda a situação.
 
Boa tarde a todos, espero que tenham todos um ótimo ano.
Visto que recebi uma mensagem de um membro nosso com o mesmo problema e eu resolvi o meu...
A situação da carrinha soluçar numa subida (apenas acontecia ao arrancar, se estivesse a andar normalmente não tinha qualquer problema) ficou resolvida, no entanto não foi nada barato. A valvulina deve-se mudar por norma por volta dos 60 mil, no entanto isso não resolve o problema descrito.
Na minha situação eram peças da caixa já com algum desgaste, foram trocadas na Euro-transmissão em Braga e nunca mais tive problemas. Na Audi davam-me orçamento de 5000 e tal euros, no entanto na Eurotransmissão ficou por 3000 e pouco. Aconselho vivamente a oficina especialista em caixas, não tenho nada a apontar, a minha carrinha estava na garantia do stand ainda e mesmo sendo eles a pagar e a levar a mesma eles contactaram-me sempre a informar de toda a situação.

Qual é a tua caixa de velocidades?
 
O meu A5 de 2010 (8vel tiptronic) está com um comportamento semelhante, apenas em frio e precisamente em subidas.
Erros 0

Sei que é existe um Kit de reparação que incluí solenoides que são responsáveis por controlar a pressão do óleo e assim alterar as velocidades.
Em fóruns internacionais este problema é muito falado, mas na verdade não se chega a perceber qual é exatamente o problema, cada caso em um caso...
Para já o meu vai andando mas tenho um mau pressentimento sobre a evolução deste problema.

Quanto ao óleo da caixa, foi mudado à poucos kms na revisão, tal como manda o manual mas não alterou em nada este comportamento.
 

Anexos

  • DSG-DQ250-02E-Solen-ides-6-velocidade-Transmiss-o-Autom-tica-Kit-para-Audi-Skoda-Do.jpg_q50.jpg
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O meu A5 de 2010 (8vel tiptronic) está com um comportamento semelhante, apenas em frio e precisamente em subidas.
Erros 0

Sei que é existe um Kit de reparação que incluí solenoides que são responsáveis por controlar a pressão do óleo e assim alterar as velocidades.
Em fóruns internacionais este problema é muito falado, mas na verdade não se chega a perceber qual é exatamente o problema, cada caso em um caso...
Para já o meu vai andando mas tenho um mau pressentimento sobre a evolução deste problema.

Quanto ao óleo da caixa, foi mudado à poucos kms na revisão, tal como manda o manual mas não alterou em nada este comportamento.
Perguntou-me se te mudaram o óleo à máquina (como manda a lei) e se te recalibraram a caixa por software ( como manda a lei) e se tiveste alguma vez necessidade de mudar/limpar mais a fundo o Carter e juntas.
 
Perguntas pertinentes, mas difíceis de responder.
Tenho o carro à cerca de um ano, adquirido a um colega que sempre fez as revisões na Audi.
Daí o histórico ser muito reduzido, apenas consigo responder a uma das perguntas, não conseguiram calibrar a caixa porque apenas conseguem fazê-lo se a caixa estiver com erros...já sei, parece impossível de acreditar.
Fiz essa pergunta na revisão e a resposta foi esta Como já gastei uns valentes euros nesta caixa, queria pelo menos usufruir um pouco do carro, antes de me meter em outra.
Mas sei que vou ter que enfrentar esta situação num futuro próximo. No meu caso, ocorre apenas a frio e em subidas íngremes.
Fora isso, trabalha como um relógio.
 
Perguntas pertinentes, mas difíceis de responder.
Tenho o carro à cerca de um ano, adquirido a um colega que sempre fez as revisões na Audi.
Daí o histórico ser muito reduzido, apenas consigo responder a uma das perguntas, não conseguiram calibrar a caixa porque apenas conseguem fazê-lo se a caixa estiver com erros...já sei, parece impossível de acreditar.
Fiz essa pergunta na revisão e a resposta foi esta Como já gastei uns valentes euros nesta caixa, queria pelo menos usufruir um pouco do carro, antes de me meter em outra.
Mas sei que vou ter que enfrentar esta situação num futuro próximo. No meu caso, ocorre apenas a frio e em subidas íngremes.
Fora isso, trabalha como um relógio.
É que não eram vocês os primeiros nem únicos a ter stresses, a mudar peças e afinal precisarem apenas de recalibrar a caixa. E não engulo essa de precisar de erros para calibrar, pois é um processo rotineiro das caixas automáticas modernas e controladas por software.

A muda do óleo à máquina é por 2 motivos: usar o óleo estritamente necessário, e ter a certeza que o óleo usado fica 100% mudado e descontaminado. Depois disso, é verificado o Carter quanto a resíduos, visto e revisto o filtro, e mudado o vedante para evitar fugas.
Por fim, geralmente em estrada, é feito um alinhamento proxy a caixa, aproximando os valores de troca de caixa, aos valores OEM, sendo que seja pelo uso, seja pelo desgaste, os valores são constantemente ajustados pela ECU, que por sua vez tem de ser "resetada" a valores iniciais para se reajustar na perfeição.
Não sei se me estou a explicar bem ou o mais corretamente.
 
Perfeitamente, aliás na altura vim embora a falar sozinho...
Infelizmente ainda é muito difícil para um comum mortal encontrar um profissional que conheça as entranhas destes tipo de caixas, apesar de existirem à imenso tempo.
E concordo, muitas situações provável poderiam ficar resolvidas facilmente nas mãos da pessoa certa, já tive essa experiência noutras áreas.
Diz-se que quando temos uma dor não devemos ir pesquisar ao google, porque as primeiras causas para o problema são sempre “cancro” ou alguma doença grave.
Nestas coisas passa-se exatamente o mesmo, por vezes até são coisas que se resolvem facilmente mas o que se encontra primeiro até mete medo, desmontar, trocar tudo.
Sei lá se até poderá estar relacionado com o motor, dificuldade em aguentar o torque a frio.

Quando isto acontece o carro treme todo. Parece que quase vai abaixo.

Enfim vejo ainda muita dificuldade em resolver este tipo de situações, talvez devido à ausência de erros que ajudem no diagnóstico.
Até gostava de saber se alguém aqui no fórum teve alguma experiência com essas adaptações da caixa automática e onde recorreram, porque parece-me que faz todo o sentido que sejam feitas, independente de resolver o problema ou não.
 
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