audi a6 - arranque soluços apenas em inclinação subida

Perfeitamente, aliás na altura vim embora a falar sozinho...
Infelizmente ainda é muito difícil para um comum mortal encontrar um profissional que conheça as entranhas destes tipo de caixas, apesar de existirem à imenso tempo.
E concordo, muitas situações provável poderiam ficar resolvidas facilmente nas mãos da pessoa certa, já tive essa experiência noutras áreas.
Diz-se que quando temos uma dor não devemos ir pesquisar ao google, porque as primeiras causas para o problema são sempre “cancro” ou alguma doença grave.
Nestas coisas passa-se exatamente o mesmo, por vezes até são coisas que se resolvem facilmente mas o que se encontra primeiro até mete medo, desmontar, trocar tudo.
Sei lá se até poderá estar relacionado com o motor, dificuldade em aguentar o torque a frio.

Quando isto acontece o carro treme todo. Parece que quase vai abaixo.

Enfim vejo ainda muita dificuldade em resolver este tipo de situações, talvez devido à ausência de erros que ajudem no diagnóstico.
Até gostava de saber se alguém aqui no fórum teve alguma experiência com essas adaptações da caixa automática e onde recorreram, porque parece-me que faz todo o sentido que sejam feitas, independente de resolver o problema ou não.
Nunca tive nenhum carro de caixa dsg, mas se fosse o caso, ou ia a uma boa Bosch car service, ou ia a A.M auto em Gondomar. Apesar de não ser o mais em conta, vale pelo serviço bem executado.
Não sei se o black drako tem a mesma opinião do que eu.
 
Depois de falar no assunto lembrei-me de uma situação que me aconteceu.
Pouco depois de comprar o carro, deram-me um toque a fazer marcha a traz numa subida.
Partiu ligeiramente a grelha e ficou com umas marcas no para choques.
Mas, quando fui chegar o carro à frente, aconteceu esta situação vezes consecutivas, na altura estava com o telefone na mão para chamar o reboque e decidi tentar novamente. E o carro lá ficou bem, escrevi no relatório da declaração amigável e avisei a Audi.
No entanto, eles disseram que não detetaram nenhum problema.

Será que este episódio ajuda no diagnóstico?
 
Depois de falar no assunto lembrei-me de uma situação que me aconteceu.
Pouco depois de comprar o carro, deram-me um toque a fazer marcha a traz numa subida.
Partiu ligeiramente a grelha e ficou com umas marcas no para choques.
Mas, quando fui chegar o carro à frente, aconteceu esta situação vezes consecutivas, na altura estava com o telefone na mão para chamar o reboque e decidi tentar novamente. E o carro lá ficou bem, escrevi no relatório da declaração amigável e avisei a Audi.
No entanto, eles disseram que não detetaram nenhum problema.

Será que este episódio ajuda no diagnóstico?
Muito pouco. Esquece os erros e foca-te nas leituras. Nos MVB do vagvom, tenta replicar a situação, e mete a correr em modo gráfico os 4 sensores de ABS por exemplo. Se por qualquer motivo houver uma falha de leitura correta, vai surgir (nota que nada tem a ver com erros, o sensor funciona, mas de forma deficiente).
Também podes visualizar as velocidades de caixa. Uma dsg mal calibrada, tem 2 típicas situações: não aplicar a velocidade correta na subida e não fazer as trocas de caixa na devida hora, afetando o torque de motor, quase até o mesmo querer ir abaixo por não andar (vamos supor) em 2a, quando está em 3a na subida.
 
  • Like
Reactions: rro
Sim, ha caixas que tem de ser recalibradas de tempos a tempos. Ate as robotizadas quando se muda a embraiagem, apesar de ser essencialmente uma caixa manual.
Eu aconselho a fazer a calibração da caixa, algo com maquina de diagnostico e feito em estrada.
Para mudar o oleo ha procedimentos proprios, dependendo da caixa, nao é tudo igual.
 
  • Like
Reactions: rro
Back
Top