O subsídio de desemprego é um direito que quem desconta para a Segurança Social, e não podemos de todo generalizar a ideia de que é errado apenas porque conhecemos o caso 'X' ou 'Y', mais dia menos dia a verdade é que o desemprego pode(esperemos que não) bater-nos à porta quando menos esperamos, e aí logo se vê quem é verdadeiramente o capuchinho vermelho e o lobo mau. Quer-me parecer que deveria sim haver mais cálculo tendo em conta as diversas variáveis(filhos, despesas educação, despesas habitação, etc...) e consequentemente uma fiscalização sensata, na medida em que se apuraria se os empregos recusados realmente não se encaixam naquilo para que o individuo está especializado, ou se ele apenas o recusou porque é mais ou tão vantajoso 'deixar-se estar'. Acho também que o subsídio de desemprego deverá ser sempre inferior ao rendimento que o individuo estava a auferir no momento do despedimento, e isto para evitar ou minimizar o tal 'deixa andar'.
Acho que o que tem que mudar neste país é bem complexo e não são se consegue com aumentos sucessivos de impostos que na verdade estrangulam a economia, digamos-que é uma solução temporária e a continuar assim as empresas vão-se deslocalizar cada vez mais e os Portugueses, bem esses ainda vão voltar à agricultura de subsistência para não morrerem à fome! O que está a acontecer não é derivado apenas do que foi feito há um ano ou dois, facto é que já vem de pelo menos há cerca de 8-8 anos quando se começou a subir os impostos(no geral) e consequentemente a destruir a competitividade com os mercados externos, o que fez com que milhares de empresas sucumbissem e algumas se deslocassem para economias mais vantajosas.
Não é o TGV nem as autoestradas que vão resolver os nossos problemas, aliás até acho um tremendo erro continuar-se a investir na área das infraestruturas viradas para os transportes. Explico porquê, porque apenas será o facilitar que muitos negócios se mudem para Espanha já que lá os impostos são mais baixos e afinal perde-se cada vez menos tempo entre viagens!
O aumento dos impostos sobre as emissões de CO2 e emissões de partículas é também um tremendo erro que consequente gera o estrangulamento da economia. Não entendo como é que os cretinos do Governo insistem em acompanhar a média da UE nas emissões e não o fazer noutras coisas bem mais importantes. As emissões deviam sim ser menos penalizadas já que a Europa se está a auto-estrangular para tentar travar o aquecimento global enquanto a China e os EUA nos ultrapassam, e não é por não termos pessoas bem mais inteligentes e capazes na Europa, é sim porque não nos deixam produzir! E mais uns anos e a Europa é dos pretos, ou sou só eu que reparo que cada vez há mais empresas Angolanas a comprar as Portuguesas?
Verdade é que vivemos num país que caminha a passos largos para o desastre, esperemos que o Orçamento de Estado 2010 mude muitas coisas terríveis do OE2009 e nos dê uma lufada de ar fresco, duvido mas perder a esperança não vale!
Bem, podia ficar aqui a escrever um livro mas acho que já deu para demonstrar um pouco da minha opinião acerca de isto tudo
PS: E estar a debater o casamento gay nesta altura é de loucos, só mesmo em Portugal!
Boas curvas