Averbação jantes

Tópico em 'Geral' iniciado por Íven António Granja, 26 Out 2019.

1. Íven António Granja

Íven António Granja

5 Jul 2019
    Gostos Recebidos:
    1
    Boas pessoal, tenho um a3 limousine e já tenho jantes 19 no mesmo mas ainda nao consegui legalizar as jantes.. já falei com a marca e informaram que não era possível, no entanto sei que é possível indo á LTA contudo as minhas jantes são 8.5j á frente e 9.5j atrás ET42, consoante as especificações deles para averbação estas passam da carroçaria logo não vai dar para legalizar assim.. alguém que me possa ajudar neste assunto ? não estou a conseguir arranjar umas jantes 19 que se enquadrem nos parâmetros... se alguém tiver algumas que possa emprestar so para esta ocasião, eu dou o valor do aluguer das mesmas, sou do Algarve e pretendo fazer o exame nas inspeções da LTA em Santarém. Sei que antigamente era possível fazer legalização pagando mais uns trocos mas agora está difícil, obrigado

2. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 941
    Mas de que te adianta averbar jantes 19, se depois vais andar no dia a dia com jantes fora da carroçaria? É que nem IPO passa, e se és apanhado na rua assim, tambem levas. Já ponderaste fazer roll fenders?

Last edited: 27 Out 2019
  3. Íven António Granja

Íven António Granja

5 Jul 2019
    Gostos Recebidos:
    1
    @madlima29 É mínimo mal notas mas para passar na lta ja nao da ... O que tu vez ai na foto a sair mais é o pneu que não esta adequado, abraco 20190714_205308.jpg

4. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    864
    Não creio que isso esteja ilegal.
    Pois o que conta é a parte do centro da jante. Essa parte não me parece estar fora da carroçaria.

5. A4Soares

A4Soares

2 Mai 2008
    Gostos Recebidos:
    12 202
    Qual é a medida de pneumáticos ???

6. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 941
    Só é legal, se homologado no imt.
    Se o centro e aba da jante não ultrapassar as dimensões da carroçaria.
    Se o piso do pneu não ultrapassar as dimensões de cava de roda (sem qualquer hipotese de tocar em qualquer parte da carroçaria.
    Ou seja, basta passar 1mm, e já foste.
    Daí muita gente recorrer ao roll fender para alargar ligeiramente, sem que se denote. Mas, se a jante continuar fora de medidas, continuas com o problema.
    Nao foto, pelo angulo em que foi tirada, não se percebe bem se a jante está a face e apenas a aba de pneu excede, ou se todo o conjunto excede.

7. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    864
    Olha que estás enganado.
    Quantos jipes vês aí com o pneu fora do chassis e estão legais? O que conta é o centro da jante.

8. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 941
    Não foi nada disso que disse.
    Mas se te referes a pneus fora do chassi (apenas referente a parte do piso), garanto que é ilegal. Todo o piso tem de estar resgardado pelo guarda lamas para prevenir a projeção de gravilhas para cima dos outros veiculos ou pedestres.

Last edited: 27 Out 2019
  9. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    864
    Não sei como podes garantir isso... Tendo em conta que os tratores agrícolas andam nessas condições.
    E por favor, não me venhas dizer que são veículos especiais ou diferentes, pois a legislação dos pneus é transversal.

10. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 941
    A serio que a andar na rua, um trator nao tem guarda lamas?
    Olha que tenho 2 john deere...
    E tanto quanto sei, para circular na via publica, tenho de ter guarda lamas, luzes e sinaletica, tudo funcional.

11. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    864
    E os teus guarda lamas de tras cobrem o piso do pneu na totalidade? Tens guarda lamas nas rodas da frente?

12. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 941
    Não, nem conheço tratores assim, mas está homologado assim mesmo. Na traseira, sou obrigado a ter os guarda lamas (Não que ache que com lama nao lixe carros atrás se nao tiver cuidado). Mas estamos a falar de carros, nao veiculos agricolas, digo eu. Se fores aos artigos 4° das homologações e regras quanto a pneumaticos e dimensões, ficas logo esclarecido.
    Inclusive, nem a LTA te averba pneus e jantes fora das dimensões da carroçaria mesmo por isso, nem faz sentido mecanicamente se pensares bem.
    Mas queres ver que agora um gajo serrava chapa para não roçar em nada, e punha rodas todas saidas para fora. Falas do centro da jante e tal, pois até ha gajos que fazem jantes costom made até em ferro, e diz-me que os tem fora.
    Viste um nissan terrano preto, todo levantado, rodas de fora, escape de gorila a cagar fumo na rua, e achas logo que está legal?

13. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 941
    Decidi voltar atrás alguns posts.

Como ja sei como és, e o gostas de ser com todo o teu ser, 24h por dia, mais que provavelmente a dormir tambem, recomendo-te este link:
    https://www.google.com/url?sa=t&sou...Vaw1RhCy7mjg_L0LmeqzZpWxv&cshid=1572197955857

Dei-me a este trabalho, porque acho que se o rapaz se ferrar com as autoridades e no IPO, tu és o ultimo a pagar a factura.
    Isso tenho eu a certeza.

14. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    864
    Só te posso apenas dizer que um colega meu, ainda não fez um mês, averbou pneus no jipe dele, um Jeep Grand Cherokee, e os pneus e a extremidade da jante saem para fora à vontade uns 3 cm e foi homologado. A unica coisa que exigiram foi que o centro da jante não estivesse para fora.
    E fez a homologação normal com Inspeção Extraordinária num centro de inspeções.

15. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    864
    Obrigado. Nao tenho Facebook. Mas levas nota + na caderneta só pela intenção.

Partilhar esta página