Bastante consumo de oleo

Boas pessoal fartei me de andar pelo search e mesmo assim ainda fiquei com duvidas.
o meu carro começou a comer oleo excessivamente, dantes bebia meio litro por 5mil km pelo que achei normal...
mas esta semana bebeu meio litro em 150 km e a andar de vagar...
Agora estou em duvida se é pelo turbo ou por segmentos, li que se fosse do turbo mandava fumo azulado mas ele não faz fumo, será de segmentos?
que testes posso fazer para saber se é do turbo ou segmento ou outra coisa?
agora estou com medo de andar com o carro não vá o turbo partir o ficar sem oleo
 
se o turbo partir desliga logo o carro mas não andes a puxar pelo bixo. se te partir em andamento olhas pelo retrovisor que vais a fazer uma festa do fumeiro.
 
se o turbo partir desliga logo o carro mas não andes a puxar pelo bixo. se te partir em andamento olhas pelo retrovisor que vais a fazer uma festa do fumeiro.
não queria chegar a esse ponto, ate tenho andado me devagar, mas o gajo come oleo na mesma, já pensei em comprar um turbo mas não tenho a certeza se é mesmo daí o consumo.. :S
 
Se for o turbo, ao desmontar o IC, vais estar cheio de óleo.
Se for segmentos, mede-se facilmente com um medidor de compressão num mecânico.
O motor gastar 0,5l por 5000kms já é muito. Deveria gastar metade disso.
 
acho que nem é preciso fazer o teste de compressão, mal tiro a tampa do oleo na tampa das valvulas é la uma pressao que a tampa até salta... logo é segmento e/ou bloco certo? dai o problema do consumo de oleo..
depois o respiro que a tampa das valvulas tem tambem ta toda bababo e por sua vez todo o sistema de admiçao tambem..

pondo isto o que me aconselham fazer?
 
se for segmentos so tens duas soluções.. ou reparas ou procuras outro motor, sendo que um motor usado, é sempre um risco, por isso convem procurares um com garantia, e mesmo assim nunca se sabe...
 
Segmentos lixados...

Faz o teste de compressão e já ficas com uma ideia. No entanto não é linear como se disse... Podes fazer o teste e teres compressão e teres na mesma os segmentos lixados. Isto porque o teu motor não tem apenas um segmento mas sim 3. Dois de compressão e um de oleo, por isso podes ter os dois bons e o do oleo nas lonas. No entanto se dizes que tens muita pressão quando tiras a tampa do óleo isso é indicador que existe uma passagem de compressão elevada...
 
Segmentos lixados...

Faz o teste de compressão e já ficas com uma ideia. No entanto não é linear como se disse... Podes fazer o teste e teres compressão e teres na mesma os segmentos lixados. Isto porque o teu motor não tem apenas um segmento mas sim 3. Dois de compressão e um de oleo, por isso podes ter os dois bons e o do oleo nas lonas. No entanto se dizes que tens muita pressão quando tiras a tampa do óleo isso é indicador que existe uma passagem de compressão elevada...

então não há volta a dar é mesmo segmentos... tenho de mandar abrir o motor :S
Mas se tenho perda de pressão para cima tem a ver com as valvulas Certo?
RMM obrigado pelo esclarecimento
 
Last edited:
Back
Top