Vocês estão errados...
E certos também...
Não há um valor certo, fixo para se dizer que o alternador está bom ou mau.
Há um intervalo de valores, um intervalo um pouco largo até..
Em primeiro lugar, como já disse no fórum algumas vezes, o alternador deve ser testado com o motor à temperatura de serviço, isto porque a temperatura ambiente, ou melhor, a temperatura no cofre do motor influencia o débito do alternador. Quanto mais quente estiver, menos debita. Por isso inclusive existe alternadores refrigerados a água (anticongelante), nos primeiros Mercedes Classe A por exemplo, são refrigerados pois situam-se por baixo do carro, na zona do pendura, onde não há circulação de ar..
Outra coisa que influencia, o estado da bateria.. Uma bateria descarregada, uma bateria desgastada, com uma impedância alta, etc, vai influenciar o débito do alternador.
Dizer portanto que a tensão correcta deve ser sempre acima de 14 Volts, está incorrecta. Ele pode estar a debitar 13,8 volts e estar impecável. Num dia muito quente ele pode debitar menos e num dia de Inverno ele pode debitar muito mais.
Já desde há uns valentes anos que os alternadores comunicam com a electronica do carro através de uma linha bus, chamada linha LIN.
Essa linha informa a centralina sobre a temperatura, a rotação, corrente de excitação, etc e a centralina usa esses valores para "ordenar" ao alternador por exemplo, que tensão (volts) ele há-de debitar..Há carros com mais de 20 anos com alternadores com LIN bus.
Nos sistemas com Start&Stop é um pouco mais complexo pois a centralina vai buscar informação não só ao alternador mas também à bateria, e aqui eu tou um pouco enferrujado pois embora eu tenha aprendido isto ha uns anos no curso, onde trabalho estas coisas vão para o electricista.. E eu nao me meto muito senao o homem fica sem nada pra fazer.
Mas embora as baterias AGM sejam agora a norma quase, há por exemplo carros mais velhos que embora não tenham Start&Stop (ou Stop&Start como queiram chamar) já usavam baterias AGM ou então baterias auxiliares.
Toda esta lenga lenga pra dizer o quê.. Pra começar medir com um multimetro os volts para diagnosticar um alternador nao chega.. Voces vao ver no google, no youtube muita malta a ensinar com um multimetro como se vê se o alternador está bom e se a bateria está boa, esqueçam isso.
É preciso equipamento correcto para medir uma bateria. E baterias AGM pedem equipamentos de teste proprios pra AGM.
Testar um alternador com linha Lin também exige equipamento próprio. Na minha oficina o aparelho que mede alternadores, mede a ondulação, tensão , etc mas nao testa a linha LIN, andamos a chatear o chefe pra ver se ele abre os cordoes a bolsa.
O valor que pode debitar, varia.. Mas algo entre os 13,75.. Vá 13,7 volts.. E pode subir até 14,3.. 14,4.. 14,5 volts à vontade.