Bateria morreu

14V para cima?
Acho que estás equivocado amigo.
Não ė um camião TIR. É mesmo um ligeiro com bateria de 12v. Até 14v máximo. Nunca abaixo de 13,2v em carga. 12,6v estacionários.

Com todo o respeito, mas é errado. Deve ser sempre de 14 para cima, idealmente.
Quanto as baterias, ainda sou do tempo em que levavasse o acido para meter depois de comprada a bateria.....aí sim tinhámos a certeza de qd começava a trabalhar....Acho que tal acontece com as baterias das motos.
 
Esta varta silver que comprei foi preparada no dia
O vendedor disse que ia preparar , fazer uma carga e so quando tivesse pronta é que a ia buscar e assim foi
O problema é que tens razão em sitios que vende muito as baterias já lá estão ma pasteleira a algum tempo e compramos novo mas é com algum tempo lol
Ainda assim tive sorte mas sei que não vai durar tanto tempo como a antiga lol

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
@nuno.ribeiro977 Acho que depende um pouco do local onde compras. Tipo, eu este ano comprei uma varta na autopartslogistic. As baterias lá estão sempre a sair, por isso calculo que dificilmente estás a comprar algo com "pó".

Um pouco como o óleo que compro na texoleo da castrol, tem alturas que o oleo nem chega a estar mais de 1 dia no estabelecimento deles pois ainda fico a aguardar a reposição de stock.
 
Com todo o respeito, mas é errado. Deve ser sempre de 14 para cima, idealmente.
Quanto as baterias, ainda sou do tempo em que levavasse o acido para meter depois de comprada a bateria.....aí sim tinhámos a certeza de qd começava a trabalhar....Acho que tal acontece com as baterias das motos.
Errado. O máximo admissível seria 14,5v e isto para viaturas mais antigas. Nos carros recentes e repletos de electronica a voltagem dificilmente ultrapassa os 14/14,2V. O mais comum ė estabilizar nos 13,7V e com o passar de uns largos anos pode descer ligeiramente até os 13,5 a 13,2V. Não 14V para cima como sendo o ideal.
Depois o mais importante a nível de alternador, ė ter pelo menos uns bons 13,5/13,7V em carga e com teste de stresses (faróis, desembaciador, etc... ligados) manter sempre uma boa voltagem.
 
Last edited:
Errado. No meu ex golf, foi reparado o alternador, e testei com as luzes apagadas, e dava os tais 14.20, e com os medios ligados, descia para os 14.10, mais ou menos. Isto com material original da Bosh.
A reparação foi feita pelo Mário Marques, e foi o propio que me disse que estes e que eram os valores correctos.

Entretanto tb tinha comprado uma Varta Silver....muito boa!
 
Errado. No meu ex golf, foi reparado o alternador, e testei com as luzes apagadas, e dava os tais 14.20, e com os medios ligados, descia para os 14.10, mais ou menos. Isto com material original da Bosh.
A reparação foi feita pelo Mário Marques, e foi o propio que me disse que estes e que eram os valores correctos.

Entretanto tb tinha comprado uma Varta Silver....muito boa!
Podes pesquisar os valores referência, o que acabei de Googlar. Fica a resposta.
E já agora que golf era? Um 4 suponho.
Eu digo de 13,7 a 14 para a zona verde. Acima ou abaixo já não serve. Como já disse anteriormente com excepção a modelos mais antigos. Mas isso sou eu a falar e pelos vistos o Google também.
E já nem me estico a falar de baterias RCE ou AGM por exemplo em que as cargas são feitas diferente de um alternador normal, seja de corrente, seja de voltagens. Mas isso são outros 500.

No fundo prefiro que tenhas a tua razão, e eu ter a minha. Assim seja quem for que venha pesquisar este tópico, tira as sua própria conclusões para não interpretar mal os teus "sempre acima dos 14V"
 
Last edited:
Aproveitanto o topico...
Na minha A6 C6 quando a meto a trabalhar, no VCDS (E se bem me lembro nos bornes da bataria também) , os valores da tensão vão subindo gradualmente até aos 13v e picos (Ja não sei valores ao certo), demora cerca de 1 min a atingir o valor maximo no qual se mantem depois.
Será o BMS a fazer o trabalho dele? ou poderá ser algum defeito?
 
Vocês estão errados...
E certos também...
Não há um valor certo, fixo para se dizer que o alternador está bom ou mau.
Há um intervalo de valores, um intervalo um pouco largo até..
Em primeiro lugar, como já disse no fórum algumas vezes, o alternador deve ser testado com o motor à temperatura de serviço, isto porque a temperatura ambiente, ou melhor, a temperatura no cofre do motor influencia o débito do alternador. Quanto mais quente estiver, menos debita. Por isso inclusive existe alternadores refrigerados a água (anticongelante), nos primeiros Mercedes Classe A por exemplo, são refrigerados pois situam-se por baixo do carro, na zona do pendura, onde não há circulação de ar..
Outra coisa que influencia, o estado da bateria.. Uma bateria descarregada, uma bateria desgastada, com uma impedância alta, etc, vai influenciar o débito do alternador.
Dizer portanto que a tensão correcta deve ser sempre acima de 14 Volts, está incorrecta. Ele pode estar a debitar 13,8 volts e estar impecável. Num dia muito quente ele pode debitar menos e num dia de Inverno ele pode debitar muito mais.
Já desde há uns valentes anos que os alternadores comunicam com a electronica do carro através de uma linha bus, chamada linha LIN.
Essa linha informa a centralina sobre a temperatura, a rotação, corrente de excitação, etc e a centralina usa esses valores para "ordenar" ao alternador por exemplo, que tensão (volts) ele há-de debitar..Há carros com mais de 20 anos com alternadores com LIN bus.
Nos sistemas com Start&Stop é um pouco mais complexo pois a centralina vai buscar informação não só ao alternador mas também à bateria, e aqui eu tou um pouco enferrujado pois embora eu tenha aprendido isto ha uns anos no curso, onde trabalho estas coisas vão para o electricista.. E eu nao me meto muito senao o homem fica sem nada pra fazer.
Mas embora as baterias AGM sejam agora a norma quase, há por exemplo carros mais velhos que embora não tenham Start&Stop (ou Stop&Start como queiram chamar) já usavam baterias AGM ou então baterias auxiliares.
Toda esta lenga lenga pra dizer o quê.. Pra começar medir com um multimetro os volts para diagnosticar um alternador nao chega.. Voces vao ver no google, no youtube muita malta a ensinar com um multimetro como se vê se o alternador está bom e se a bateria está boa, esqueçam isso.
É preciso equipamento correcto para medir uma bateria. E baterias AGM pedem equipamentos de teste proprios pra AGM.
Testar um alternador com linha Lin também exige equipamento próprio. Na minha oficina o aparelho que mede alternadores, mede a ondulação, tensão , etc mas nao testa a linha LIN, andamos a chatear o chefe pra ver se ele abre os cordoes a bolsa.:duhh:
O valor que pode debitar, varia.. Mas algo entre os 13,75.. Vá 13,7 volts.. E pode subir até 14,3.. 14,4.. 14,5 volts à vontade.
 
Aproveitanto o topico...
Na minha A6 C6 quando a meto a trabalhar, no VCDS (E se bem me lembro nos bornes da bataria também) , os valores da tensão vão subindo gradualmente até aos 13v e picos (Ja não sei valores ao certo), demora cerca de 1 min a atingir o valor maximo no qual se mantem depois.
Será o BMS a fazer o trabalho dele? ou poderá ser algum defeito?
É normal..
 
V
O valor que pode debitar, varia.. Mas algo entre os 13,75.. Vá 13,7 volts.. E pode subir até 14,3.. 14,4.. 14,5 volts à vontade.

Só acrescentava mais isto.
A voltagem do alternador pode andar entre os 12v e os 14.6v pois ele adapta-se à carga do motor, bateria, etc (como o @Black Drako disse e bem) e estar de óptima saúde.

Nos carros recentes o alternador até é desligado em certos momentos quando não é necessário, estando apenas a bateria em uso quando o carro está a ser conduzido.

Mais, como existe uma margem alta para a variação da voltagem, se o alternador ultrapassar esses limites, os erros serão escritos na ECU que posteriormente estarão visíveis pl vagcom ex.

E pronto, tb mandei o meu bitaite. :)
 
Vou reformular:
OS valores "ideais" devem ser entre 13.6 e 14.20, não devendo variar com equipamento ligado, tipo rádio e luzes.

E daqui não saio.:assobio::D
 
Vocês estão errados...
E certos também...
Não há um valor certo, fixo para se dizer que o alternador está bom ou mau.
Há um intervalo de valores, um intervalo um pouco largo até..
Em primeiro lugar, como já disse no fórum algumas vezes, o alternador deve ser testado com o motor à temperatura de serviço, isto porque a temperatura ambiente, ou melhor, a temperatura no cofre do motor influencia o débito do alternador. Quanto mais quente estiver, menos debita. Por isso inclusive existe alternadores refrigerados a água (anticongelante), nos primeiros Mercedes Classe A por exemplo, são refrigerados pois situam-se por baixo do carro, na zona do pendura, onde não há circulação de ar..
Outra coisa que influencia, o estado da bateria.. Uma bateria descarregada, uma bateria desgastada, com uma impedância alta, etc, vai influenciar o débito do alternador.
Dizer portanto que a tensão correcta deve ser sempre acima de 14 Volts, está incorrecta. Ele pode estar a debitar 13,8 volts e estar impecável. Num dia muito quente ele pode debitar menos e num dia de Inverno ele pode debitar muito mais.
Já desde há uns valentes anos que os alternadores comunicam com a electronica do carro através de uma linha bus, chamada linha LIN.
Essa linha informa a centralina sobre a temperatura, a rotação, corrente de excitação, etc e a centralina usa esses valores para "ordenar" ao alternador por exemplo, que tensão (volts) ele há-de debitar..Há carros com mais de 20 anos com alternadores com LIN bus.
Nos sistemas com Start&Stop é um pouco mais complexo pois a centralina vai buscar informação não só ao alternador mas também à bateria, e aqui eu tou um pouco enferrujado pois embora eu tenha aprendido isto ha uns anos no curso, onde trabalho estas coisas vão para o electricista.. E eu nao me meto muito senao o homem fica sem nada pra fazer.
Mas embora as baterias AGM sejam agora a norma quase, há por exemplo carros mais velhos que embora não tenham Start&Stop (ou Stop&Start como queiram chamar) já usavam baterias AGM ou então baterias auxiliares.
Toda esta lenga lenga pra dizer o quê.. Pra começar medir com um multimetro os volts para diagnosticar um alternador nao chega.. Voces vao ver no google, no youtube muita malta a ensinar com um multimetro como se vê se o alternador está bom e se a bateria está boa, esqueçam isso.
É preciso equipamento correcto para medir uma bateria. E baterias AGM pedem equipamentos de teste proprios pra AGM.
Testar um alternador com linha Lin também exige equipamento próprio. Na minha oficina o aparelho que mede alternadores, mede a ondulação, tensão , etc mas nao testa a linha LIN, andamos a chatear o chefe pra ver se ele abre os cordoes a bolsa.:duhh:
O valor que pode debitar, varia.. Mas algo entre os 13,75.. Vá 13,7 volts.. E pode subir até 14,3.. 14,4.. 14,5 volts à vontade.
Por isso comprei um aparelho de teste para ver isso mesmo. Até faz de osciloscópio para ver a rectificação da corrente. Testa tudo, alternador e todo o tipo de baterias. Não chegou a 100€.
 
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