130 vs 140 cv
Só uma opinião sobre os 130cv (do 1.9 tdi) chipados serem melhores que os 170 cv originais (do 2.0tdi): como tenho os dois motores, posso compará-los bem.
É verdade que o 1.9 (mesmo sem alteração) 'dispara' mais cedo que o 2.0, sendo que o 1.9 nem se queixa se pisarmos a fundo às 1000-1200 rpm, e começa a puxar logo pelas 1300-1400 rpm.
No 2.0, temos que aguardar mais 400 rpm para o ver a puxar (só lá pela 1700-1800 rpm é que ele começa a respirar).
Não me custa pois a crer que o 1.9 alterado seja melhor que o 170cv.
Também devo dizer que o meu 2.0 (originalmente de 140cv) alterado deixa de ter a sensação de 'prisão'* que ambos estes motores sobrem às 3000 rpm. Se o 1.9 também fizer isso, deve ficar um excelente motor.
Com efeito, a alteração da curva de binário, que deixa de ter um pico tão acentuado e 'aplana' um pouco mais, é a principal vantagem desta alteração. O motor fica mais tipo 'gasolina', um pouco à semelhança do 2.0 da BMW e do D5 da Volvo (dois motores diesel com boa elasticidade).
* - só há cerca de um ano é que comprei o meu primeiro motor diesel; o meu último carro foi um VOLVO S80 2.0T - 180cv cuja linearidade e progressividade até irritava de tão suave que era. O efeito de 'prisão', provocado pela distribuição de binário típica dos diesel, é bem notado mas primeiras ultrapassagens... Enfim, questões de hábito!