Vou falar no meu A3 8L, a autonomia varia muito porque tem em conta apenas a média dos x últimos Kms e não desde o RESET. Isto tem toda a lógica e lembro-me que era assim já dos tempos em que comecei a ver esta função nos série 3 da BMW. Se queres ter noção se vais ter que abastecer num futuro muito próximo, convém que se tenha em conta o estilo de condução na deslocação actual e não o estilo de condução das últimas centenas ou possivelmente milhares de Kms.
Quanto ao Renault Qashqai (porque quase de certeza que é a treta do 1.5dci) posso perguntar aqui a um familiar que caíu no erro de comprar um. De momento só sei que aquilo com pé leve já mama entre os 6.5 e 7.0 l/100Km.
Agora como se disse pode haver efectivamente uma grande diferença nos estilos de condução, mesmo conduzindo nos mesmos trajectos às mesmas velocidades, até mesmo engrenada a mesma velocidade na caixa. Eu tenho essa experiência porque faço o mesmo trajecto todos os dias, com diferenças de velocidade e aceleração mínimas, várias dezenas de Kms por dia. Nota-se perfeitamente no consumo instantâneo e no médio a diferença que é planear ou não as subidas, descidas, paragens, etc. A diferença de tirar o pé do acelerador e voltar a começar a calcar do cimo com mais leveza (é o chamado "calibrar" o pé ;D ). As diferenças mínimas nos estilos de condução acabam por reflectir consumos bastante dispares.
Olhando novamente à questão da inércia que faz com que a alimentação de combustível seja reduzida (uma teoria que penso que já deixou de ser teoria, uma vez que já foi confirmada por vários responsáveis de produção, design e manutenção dos automóveis), posso igualmente confirmar a diferença entre um carro mais antigo, sem este tipo de gestão activa e um automóvel que já consegue fazer esta gestão. Tenho um carro em casa que se não levar o ponto morto nas descidas se nota o ponteiro da gasolina a descer. No entanto, recuso-me a fazer isso terminantemente, até porque o carro nem sequer tem ABS. Se já engatado é o diabo para parar a carripana, desengatado é pedir para se ter um acidente.
Para terminar, deixo-vos aqui a saga do xôr Jeremy Clarkson para fazer 1280Km só com um depósito num Audi A8 (V8 Twin-Turbo; 4.0L TDI; Caixa automática). Portantos, uma média de mais ou menos 5.8 l/100Km.
Top Gear: 800 Miles on One Tank Challenge - Audi A8 Diesel
Quanto ao Renault Qashqai (porque quase de certeza que é a treta do 1.5dci) posso perguntar aqui a um familiar que caíu no erro de comprar um. De momento só sei que aquilo com pé leve já mama entre os 6.5 e 7.0 l/100Km.
Agora como se disse pode haver efectivamente uma grande diferença nos estilos de condução, mesmo conduzindo nos mesmos trajectos às mesmas velocidades, até mesmo engrenada a mesma velocidade na caixa. Eu tenho essa experiência porque faço o mesmo trajecto todos os dias, com diferenças de velocidade e aceleração mínimas, várias dezenas de Kms por dia. Nota-se perfeitamente no consumo instantâneo e no médio a diferença que é planear ou não as subidas, descidas, paragens, etc. A diferença de tirar o pé do acelerador e voltar a começar a calcar do cimo com mais leveza (é o chamado "calibrar" o pé ;D ). As diferenças mínimas nos estilos de condução acabam por reflectir consumos bastante dispares.
Olhando novamente à questão da inércia que faz com que a alimentação de combustível seja reduzida (uma teoria que penso que já deixou de ser teoria, uma vez que já foi confirmada por vários responsáveis de produção, design e manutenção dos automóveis), posso igualmente confirmar a diferença entre um carro mais antigo, sem este tipo de gestão activa e um automóvel que já consegue fazer esta gestão. Tenho um carro em casa que se não levar o ponto morto nas descidas se nota o ponteiro da gasolina a descer. No entanto, recuso-me a fazer isso terminantemente, até porque o carro nem sequer tem ABS. Se já engatado é o diabo para parar a carripana, desengatado é pedir para se ter um acidente.
Para terminar, deixo-vos aqui a saga do xôr Jeremy Clarkson para fazer 1280Km só com um depósito num Audi A8 (V8 Twin-Turbo; 4.0L TDI; Caixa automática). Portantos, uma média de mais ou menos 5.8 l/100Km.
Top Gear: 800 Miles on One Tank Challenge - Audi A8 Diesel
Last edited: